CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Coronavírus / EXEMPLO

Médico de 98 anos continua atendendo pacientes em meio à pandemia

Christian Chenay não desiste de trabalhar por causa da escassez de profissionais em Chevilly-Larue, na França

Redação Publicado em 04/10/2020, às 09h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Christian Chenay em seu consultório em Chevilly-Larue, na França - Magali Delporte/The Guardian
Christian Chenay em seu consultório em Chevilly-Larue, na França - Magali Delporte/The Guardian

Christian Chenay, que completou 98 anos no mês passado, é o médico mais antigo da França e não desistiu de trabalhar em meio à pandemia de coronavírus.

“Este médico é muito querido porque ele leva tempo para ouvir você, ele te acalma”, disse a paciente Yamina Derni, de 63 anos, ao The Guardian. "Você nem percebe a idade dele", completou. "Eu não poderia desistir do trabalho", afirmou ele, que atua em uma área de baixa renda em um pequeno consultório de Chevilly-Larue.

"Como posso parar quando há apenas três médicos nesta área para uma população de 19.000?", questionou. “Continuo indo pelos meus pacientes, principalmente pelos mais velhos, que gosto de incentivar. Eu amo remédios, mas também gosto de me manter ativo. Se você parar de trabalhar, você decai. Na minha idade, se você passar o tempo assistindo TV e cochilando, não vai sobreviver por muito tempo", refletiu.



A escassez de médicos locais na França é o principal motivo para Chenay continuar atendendo mesmo com idade avançada e sendo grupo de risco da Covid-19. 

Chenay começou a trabalhar como clínico geral há quase 70 anos e viu o filho, que também se tornou médico, se aposentar aos 67 anos enquanto ainda está na ativa. "Eu vi muitas mudanças", disse.

Ele acorda às 6h30 todos os dias, atende pacientes às segundas e quartas-feiras e cuida de membros de um asilo religioso uma vez por semana. Chenay ainda é o único médico da área que aceita pacientes sem hora marcada. As pessoas escrevem seus nomes de acordo com a ordem de chegada em uma folha de papel e um lápis fixados na parede da sala de espera.

+ Leia Mais: Idosa imobiliza invasor de sua casa com golpe de jiu-jitsu

O idoso ainda deu seu conselho sobre como chegar a sua idade tão saudável. “Nunca fumei, bebi ou usei drogas. Então, eu diria para evitar essas três coisas. Nunca pare, mantenha-se ativo. A chave é aprender a lidar com o estresse. Você não pode evitar o estresse - o organismo precisa dele para desenvolver mecanismos de defesa - mas você pode aprender como administrá-lo", declarou.


+ Já pensou poder controlar as tarefas do seu dia a dia de uma maneira super tecnológica! Acredite se quiser, mas isso já é possível com os dispositivos Echo! Controlados pela Alexa, assistente de voz da Amazon, com eles você pode realizar diversas atividades por meio de alguns comandos. Confira:

1. Echo Dot 3ª geração: https://amzn.to/2Ty61aI

2. Echo Show 5: https://amzn.to/366fSae

3. Echo 3ª geração: https://amzn.to/2Ny2ghp

4. Echo Show 8: https://amzn.to/2PO3x5f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.