CineBuzz
Coronavírus / SERÁ?

Perda do olfato pelo coronavírus pode ser definitiva, indica estudo

Cerca de 5% dos pacientes com o sintoma não recuperaram a capacidade de sentir cheiros

Redação Publicado em 04/08/2020, às 13h33

Perda de olfato, um dos sintomas do novo coronavírus, pode ser definitiva, diz estudo brasileiro - Orna Wachman/Pixabay
Perda de olfato, um dos sintomas do novo coronavírus, pode ser definitiva, diz estudo brasileiro - Orna Wachman/Pixabay

Uma pesquisa em andamento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelaram que cerca de 5% das pessoas que perderam o olfato pela Covid-19 não o recuperaram, mesmo após dois meses e meio desde o surgimento do sintoma.



O estudo está sendo conduzido com 650 pacientes diagnosticados com a Covid-19. Segundo os pesquisadores, a perda de olfato pode se tornar permanente caso o paciente com o sintoma não procurar ajuda médica o quanto antes.

+ Leia mais: Orkut "volta à ativa" e leva internautas à loucura; confira

Deusdedit Brandão, otorrinolaringologista e pesquisador no Departamento de Otorrinolaringologia do HC, afirmou que os cientistas estão trabalhando com pacientes desde abril, que foram testados positivos com o exame do tipo PCR. Dos 650 pacientes, cerca de 80% tiveram perda parcial ou total do olfato e, após dois meses e meio, 5% afirmou continuar sem sentir cheiros.

+ Leia mais: Heróis do Arrowverse usam máscaras contra o coronavírus em novos cartazes de divulgação

Os resultados do estudo já foram submetidos para publicação e agora aguardam a revisão de outros cientistas. Mesmo que ainda não haja provas definitivas de que o novo coronavírus possa causar lesões permanentes ao olfato, os médicos afirmam que o caso pode acontecer quando uma infecção nas células de suporte é muito agressiva, o que parece acontecer no caso do coronavírus em alguns pacientes.

 

 

 


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada porta-pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic: https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona reclinável, K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.