CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / MEDO!

Infecção de "The Last of Us" pode acontecer de verdade?

O cientista Paul Edward Stamets foi ao Twitter esclarecer se uma infecção pelo fungo Cordyceps pode ocorrer em humanos

FERNANDA AZEVEDO | @fenovello Publicado em 27/01/2023, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cientista revela se infecção de "The Last of Us" pode acontecer de verdade - Reprodução: HBO
Cientista revela se infecção de "The Last of Us" pode acontecer de verdade - Reprodução: HBO

"The Last of Us" trouxe sua mitologia sombria para um público muito mais amplo, gerando muitas perguntas sobre o quanto da história é ficção científica e o quanto é fato científico. A versão para TV expandiu o enredo do surto por um vírus fúngico que acabou transformando o mundo em uma perigosa distopia.

Agora, graças à série de TV, cientistas especialistas em fungos estão tendo a chance de entrar no centro das atenções da cultura pop e compartilhar algumas das realidades mais assustadoras do que sabem.

A micologia é o ramo da biologia que estuda os fungos, e um de seus maiores nomes é Paul Edward Stamets. Recentemente, Stamets viu o segundo episódio de "The Last of Us" e todos os novos detalhes da infecção pelo fungo Cordyceps que o programa revelou. Naturalmente, Stamets tinha ideias para compartilhar – e que lugar melhor para fazer isso do que no Twitter?

“Acabei de assistir o segundo episódio de #TheLastOfUs e tenho duas opiniões. Em primeiro lugar, sou fã de ficção científica e adoro inserir os elementos criativos dos fungos na narrativa. Mas vamos cair na real. Cordyceps não podem infectar humanos.”, escreveu o cientista. Confira a postagem:

Ele continou ao dizer: "Mas todos os organismos devem comer. Existem animais que são predadores. Existem plantas que são predadoras. Existem fungos que são predadores. Somos todos parte de uma teia alimentar gigante onde somos sustentados uns pelos outros. Esta é uma informação fictícia tecida sobre um tema salpicado de micologia e que explora a micofobia: o medo de fungos. É natural que os humanos temam aquilo que é poderoso, mas misterioso e incompreendido".

"Por isso, aplaudo os escritores por verem esta oportunidade de nos levar a uma aventura literária no reino da ficção científica enquanto exploram o fascínio, o medo e a alegria do público pelos fungos", revelou Paul Edward Stamets 

Como pode se perceber por essas declarações, o cientista está mais do lado dos fungos do que contra eles. Stamets apaga todas as dúvidas sobre sua posição mais tarde na discussão, quando faz campanha para que o fungo seja nosso maior aliado:

"Na realidade, os fungos nos oferecem hoje algumas das melhores soluções necessárias para resolver muitas das ameaças existenciais que enfrentamos. Na verdade, os fungos do tipo Cordyceps podem substituir a maioria dos pesticidas químicos por uma solução ecologicamente racional e economicamente escalável", disse.

"Quem sabe um jovem assistindo a essa série se torne nosso Einstein da micologia e ajude a salvar o mundo das toxinas que criamos. Notícias de última hora: eles estão em toda parte, o tempo todo, e você mora com eles 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esses mesmos fungos existem a cada passo que você dá", explicou.

"Os fungos nunca serão derrotados. Nossa sobrevivência depende de um tratado de paz com os fungos. Os micologistas podem ajudar sendo os embaixadores... para nossos amigos, os fantásticos Fungos!", finalizou.

A primeira temporada de "The Last of Us" será composta por nove episódios, sendo eles exibidos semanalmente, aos domingo, às 23 horas, na HBO e HBO Max.

Sobre "The Last Of Us"

A história é situada cerca de vinte anos após a destruição da civilização moderna e apresenta Joel (Pedro Pascal, "The Mandalorian"), um sobrevivente grosseiro, que é contratado para contrabandear Ellie (Bella Ramsey, "Game of Thrones"), uma garota de 14 anos, para fora de uma zona de quarentena opressiva.

No entanto, o que seria apenas mais um trabalho para Joel acaba se transformando em uma jornada perigosa e, para sobreviver, tanto o contrabandista quando a menina precisarão aprender a confiar um no outro.

Além de Pascal e Ramsey, o elenco de "The Last Of Us" ainda conta com Gabriel Luna ("Agentes da S.H.I.E.L.D. da Marvel"), Murray Bartlett ("The White Lotus"), Nick Offerman ("Parks & Recreation"), Anna Torv ("Mindhunter"), Ashley Johnson ("A Lenda de Vox Machina"), Rutina Wesley ("True Blood") e Merle Dandrige, que dublou a personagem Marlene no jogo e, agora, dá vida à versão em carne e osso na série.


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" (16 de fevereiro)
  • "A Baleia" (23 de fevereiro)
  • "Pânico VI" (9 de março)
  • "Shazam! Fúria dos Deuses" (16 de março)
  • "John Wick 4: Baba Yaga" (23 de março)
  • "Super Mario Bros. O Filme" (30 de março)
  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" (13 de abril)
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3" (4 de maio)
  • "Velozes & Furiosos 10" (18 de maio)
  • "A Pequena Sereia" (25 de maio)
  • "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (1º de junho)
  • "The Flash" (16 de junho)
  • "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (29 de junho)
  • "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
  • "Barbie" (20 de julho)
  • "Oppenheimer" (20 de julho)
  • "Besouro Azul" (17 de agosto)
  • "As Marvels" (27 de julho)
  • "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
  • "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!