CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Menina do casaco vermelho de "A Lista de Schindler" ajuda vítimas da guerra da Ucrânia

Oliwia Dabrowska tinha 3 anos quando apareceu no longa, agora, aos 32, ajuda refugiados da guerra

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/04/2022, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Menina do casaco vermelho de "A Lista de Schindler" ajuda vítimas da guerra da Ucrânia - Divulgação/Universal Pictures
Menina do casaco vermelho de "A Lista de Schindler" ajuda vítimas da guerra da Ucrânia - Divulgação/Universal Pictures

Todo mundo que assistiu a "A Lista de Schindler" lembra da fatídica cena em que uma garotinha trajando um casaco vermelho se destaca no meio do preto e branco da fotografia do filme de Steven Spielberg.

Oliwia Dabrowska tinha cerca de 3 anos quando fez a cena em que andava pelo Gueto de Cracóvia permanecendo intocada enquanto os outros judeus eram mortos pelas tropas alemãs.

"A Lista de Schindler" venceu 7 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção, e conta a história de Oskar Schindler, um membro do partido nazista que ajudou milhares de judeus a escaparem da morte. 

Agora, aos 32 anos, Dabrowska repete a arte e está atuando para ajudar aos civis que tentam fugir da guerra da Ucrânia e se refugiam na Polônia, país vizinho.

No dia 9 de março, a ex-atriz compartilhou uma representação artística de sua cena icônica no filme com a cor do casaco alterada de vermelho para azul para representar a bandeira azul e amarela da Ucrânia. Confira:

Ela sempre foi o símbolo da esperança”, escreveu Dabrowska. “Deixe-a ser de novo.

Nos dias que se seguiram, Dabrowska seguiu para a fronteira polaco-ucraniana para ajudar aos refugiados de lá. Ela utilizou as redes sociais para pedir ajuda em seu nome.

Precisamos da sua ajuda aqui na fronteira polaco-ucraniana”, escreveu. “Precisamos de doações materiais e financeiras, você também pode se voluntariar para ajudar pessoalmente. A situação é dramática. Também sou voluntária aqui, na fronteira, e já vi com meus próprios olhos…

Na quarta-feira, Dabrowska deu sua primeira atualização desde algum tempo, postando uma foto de si mesma e dizendo que ela e sua mãe estavam progredindo na entrega de kits de primeiros socorros aos soldados ucranianos, estabelecendo um mecanismo para doações e “ajudando ativamente os refugiados, física ou on-line."

Steven Spielberg descreve a cena da garota como um chamado à ação contra tais atrocidades, como o Holocausto. Assista à cena completa:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!