CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / EITA!

Sabia que o vestido usado por Judy Garland em “O Mágico de Oz” ficou desaparecido por 50 anos?

A peça foi encontrada em um lugar bastante inusitado após ser doada para a Universidade Católica da América

Redação Publicado em 19/07/2021, às 09h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vestido usado por Judy Garland no filme "O Mágico de Oz", de 1939 - Divulgação
Vestido usado por Judy Garland no filme "O Mágico de Oz", de 1939 - Divulgação

Por quase 40 anos, o famoso vestido xadrez de Dorothy usado por Judy Garland no filme “O Mágico de Oz”, de 1939, foi dado como desaparecido. Recentemente, a peça original foi encontrada dentro de um saco de lixo nos arquivos da Universidade Católica da América.

Através de sua conta oficial no Instagram, a Universidade revelou que o vestido azul foi doado ao então diretor da instituição, o reverendo Gilbert Hartke, pela atriz Mercedes McCambridge, professora do curso de artes dramáticas em 1973, que o mantinha em sua coleção particular. No entanto, a peça desapareceu no local um ano depois e ninguém a havia encontrado durante todo esse tempo.

O professor Matt Ripa, que leciona na Universidade, assumiu a missão de encontrar a relíquia e decidiu revirar os arquivos da instituição. Durante suas buscas incansáveis atrás da peça histórica, ele a encontrou enrolada em um saco de lixo guardada dentro de uma caixa de sapatos, que estava em cima do armário de correspondências.

“Eu não pude acreditar quando abri a caixa de sapatos. Já encontrei muitas coisas interessantes mexendo no arquivo da Universidade, mas acho que esse vestido ganha de todas“, contou o educador.

Após encontrar o vestido, ele foi enviado a Ryan Lintelman, funcionário do museu Smithsonian especializado em cinema que confirmou a autenticidade. “Todos os vestidos [do filme] têm certas características verificáveis: um ‘bolso secreto’ no lado direito da saia para o lenço de Dorothy e ‘Judy Garland’ escrito à mão em uma caligrafia específica da pessoa que etiquetou todos os vestidos”, explicou o profissional ao site oficial da instituição.

Segundo a Universidade, o figurino usado por Judy será preservado e será exposto no local para inspirar os alunos. “Esperamos que ele seja uma fonte de esperança, força e coragem para os estudantes por muitos anos”, afirmaram os assessores.

A adaptação do clássico de L. Frank Baum, “O Mágico de Oz” conta a história de Dorothy e seu cachorro Totó, que são levados para a terra mágica de Oz após um ciclone atingir a fazenda de seus avós no Kansas. Juntos, eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. Para conseguirem a ajuda do feiticeiro, eles precisam buscar a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste.