CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / ORGULHO NERD

Você sabe o que é e como surgiu o Dia da Toalha?

Data também é conhecida como o Dia do Orgulho Nerd

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 25/05/2022, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você sabe o que é e como surgiu o Dia da Toalha? - Divulgação/Walt Disney Pictures
Você sabe o que é e como surgiu o Dia da Toalha? - Divulgação/Walt Disney Pictures

Dia da Toalha, também conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, é comemorado todo dia 25 de maio, mas você sabe o que é e como surgiu essa data? Pois bem, tudo começou em 2006, quando um grupo de nerds espanhóis resolveu se juntar para comemorar o orgulho de ser nerd.

O 25 de maio foi escolhido pelo grupo por ser o exato dia em que “Guerra nas Estrelas” estreou nos cinemas: 25 de maio de 1977, iniciando uma das sagas de maior sucesso do cinema.

Vale lembrar que “Guerra nas Estrelas” só ficou conhecido como “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” quando as demais sequências foram acontecendo e tiveram que ser denominadas.

A franquia de aventura espacial criada por George Lucas ganhou inúmeros capítulos, além de diversos derivados, como séries, jogos, livros, HQs, action figures e um sem fim de produções e colecionáveis que deixam os nerds de todas as idades orgulhosos. Existe até o Dia de Star Wars, celebrado todo dia 4 de maio em alusão ao bordão dos filmes: “May the 4th be with you“.

  • MAS E O DIA DA TOALHA?

No dia 11 de maio de 2001, falecia Douglas Adams, escritor e comediante britânico responsável por criar uma das obras mais difundidas na cultura nerd: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Duas semanas após seu falecimento, no dia 25 de maio de 2001, fãs de seu legado decidiram se reunir nas ruas ostentando um dos símbolos mais importantes de sua obra: as toalhas.

Em seu livro, a toalha era considerada um dos itens mais úteis para o viajante espacial: serve de travesseiro, agasalho, dá apoio psicológico, enxuga, etc. Desde então, o gesto é repetido pela comunidade nerd mundialmente em todo 25 de maio.

Como podem perceber, o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd nasceram em épocas diferentes e com motivações diferentes, porém, uniram nerds de todos os cantos – e de todos os gostos – para gritarem em uníssono o orgulho de serem nerds.

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!