CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Você sabe qual é a origem do logo "polêmico" da Cinemateca Brasileira?

Instituição resolveu explicar a origem do logo em uma thread no Twitter

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 18/02/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você sabe qual é a origem do logo "polêmico" da Cinemateca Brasileira? - Divulgação/Cinemateca
Você sabe qual é a origem do logo "polêmico" da Cinemateca Brasileira? - Divulgação/Cinemateca

Criada em 7 de outubro de 1946, a Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação e conservação da produção audiovisual brasileira e uma das maiores polêmicas envolvendo a instituição é o formato de seu logo.

A inspiração para o símbolo do logo da Cinemateca Brasileira não poderia ter outra origem senão o próprio cinema: o ícone é baseado no corte transversal de um projetor de filmes e foi criado em 1954 pelo designer Alexandre Wollner, que desenhou a marca para a filmoteca do Museu de Arte Moderna, que, mais tarde, se tornaria a Cinemateca Brasileira.

De 1954 para cá, o logo ganhou novas versões, mudou de cor, teve elementos encurtados e o nome da instituição foi agregado. 

Apesar das explicações da Cinemateca, algumas pessoas ainda não ficaram tão convencidas:

SOBRE A CINEMATECA BRASILEIRA

Atualmente, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) é responsável pela gestão da instituição e, em novembro de 2021, firmou um contrato de doação com a Secretaria Nacional do Audiovisual (SNAv) para executar um plano emergencial, com fundos provenientes do Instituto Cultural Vale, e reconstituir o Conselho Consultivo da Cinemateca.

A Cinemateca Brasileira ficou fechada por 16 meses, entre 2020 e 2021, o que provocou graves problemas nos equipamentos de restauro, digitalização e duplicação de filmes pela falta de uso e por vazamentos no telhado do laboratório.