CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / TEATRO

Adaptação de "Dogville" para o teatro ganha temporada online com Mel Lisboa no elenco

A nova montagem virtual promete colocar o espectador dentro da cena

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 21/10/2021, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adaptação de "Dogville" para o teatro ganha temporada online com Mel Lisboa no elenco - Divulgação/Foto: Ale Catan
Adaptação de "Dogville" para o teatro ganha temporada online com Mel Lisboa no elenco - Divulgação/Foto: Ale Catan

O espetáculo teatral "Dogville", dirigido por Zé Henrique de Paula, ganhará uma nova montagem virtual que promete colocar o espectador dentro da cena, com uma câmera acompanhando os atores em cima do palco.

A temporada online acontecerá entre os dias 5 e 28 de novembro, de sexta-feira a domingo, às 20h, com transmissão pelo Sympla. A trilha sonora, alguns objetos, os figurinos e quatorze cadeiras movimentadas pelo elenco compõem o ambiente da fictícia cidade homônima. A temporada celebra os 3 anos de trajetória da peça, que estreou em 2 de novembro de 2018, no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro. 

A proposta de comemorar 3 anos de Dogville no formato on-line, repensando o espetáculo em uma versão híbrida entre o teatro e o cinema, justificando que ele fosse encenado mais uma vez, surgiu para encerrarmos o ciclo desse projeto tão especial, que trouxe tantas alegrias e conquistas para todos nós." afirmou o produtor Felipe Heráclito Lima.

SOBRE A PEÇA

A trama se passa na cidade fictícia Dogville, um pequeno e obscuro vilarejo situado no topo de uma cadeia montanhosa, ao fim de uma estrada sem saída, onde residem poucas famílias formadas por pessoas aparentemente bondosas e acolhedoras, embora vivam em precárias condições de vida. A pacata rotina dos moradores é abalada pela chegada inesperada de Grace (Mel Lisboa), uma forasteira misteriosa que procura abrigo para se esconder de um bando de gangsteres.

Recebida por Tom Edison Jr. (Rodrigo Caetano), que, comovido pela sua situação, convence os outros moradores a acolhê-la na cidade, Grace, apesar de afirmar nunca ter trabalhado na vida, oferece seus serviços para as famílias de Dogville em agradecimento pela sua generosidade. Porém, no decorrer da trama, um jogo perverso se instaura entre os moradores da cidade e a bela forasteira: quanto mais ela se doa e expõe a sua fragilidade e a sua bondade, mais os cidadãos de bem exigem e abusam dela, levando a situação a extremos inimagináveis.

O elenco é formado por Alexia Dechamps, Ana Andreatta, Blota Filho, Eric Lenate, Fernanda Couto, Fernanda Thurann, Gabriel Miller, Gustavo Trestini, Lucas Romano, Marcelo Villas Boas, Marcia Oliveira, Mel Lisboa, Munir Pedrosa, Otto Jr., Rodrigo Caetano e Rosana Penna.

O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell (Melhor Figurino), ao Prêmio Cesgranrio de Teatro (Melhor Espetáculo, Melhor Atriz para Mel Lisboa e Melhor Figurino), e ao Prêmio Botequim Cultural de Teatro (Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Selma Egrei), Melhor Figurino e Melhor Iluminação). No Prêmio Bibi Ferreira, Fábio Assunção ganhou na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, e João Pimenta venceu em Melhor Figurino.

O FILME

"Dogville", de Lars von Trier, foi lançado em 2003 e é estrelado por Nicole Kidman no papel da protagonista Grace. Além dela, compõem o elenco: Paul Bettany, Patricia Clarkson, Udo Kier, James Caan, Philip Baker Hall, John Hurt, entre outros. O filme ganhou o Prêmio do Cinema Europeu e o Robert Award e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.