CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / POLÊMICA

Art Spiegelman é censurado pela Marvel por comparar Donald Trump com Caveira Vermelha

O texto era uma introdução para coleção Marvel: The Golden Age e será substituído por uma redação de Roy Thomas

Redação Publicado em 19/08/2019, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caveira Vermelha. Crédito: Divulgação/Marvel
Caveira Vermelha. Crédito: Divulgação/Marvel

Art Spiegelman, ganhador do prêmio Pulitzer de 1992 por Maus, foi censurado do projeto Marvel: The Golden Age, da Folio Society, depois que a Marvel soliticou que ele retirasse seu texto de introdução para a coleçao, em que faz críticas ao presidente Donald Trump.

Segundo o The Guardian, Spiegelman falou sobre o histórico político da editora, citando a relação do trabalho dos primeiros cartunistas com os acontecimentos históricos como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

Até que ele resolveu explorar mais o assunto ao tentar encaixar um personagem específico no contexto atual. Ele afirmou que, no mundo real de hoje, o vilão mais maligno do Capitão América, o Caveira Vermelha, está vivo nos filmes e um Caveira Laranja assombra a América.

+ Rihanna, Cardi B e outros artistas criticam governo de Donald Trump após tiroteio de El Paso

A Folio Society pediu para o cartunista remover ou editar a parte polêmica, porque a Marvel quer continuar apolítica e que não está permitindo suas publicações por ter uma postura política. “Me pediram para alterar ou remover a frase que se refere ao Caveira Vermelha ou a introdução não poderia ser publicada”, disse.

“Eu não me considero especialmente político em comparação com alguns de meus companheiros de viagem, mas quando pediram para eliminar uma referência relativamente anódina a uma Caveira Laranja, percebi que talvez tivesse sido irresponsável sendo brincalhão sobre a terrível ameaça existencial que agora vive, e eu retirei minha introdução", completou.

Spiegelman ainda relembrou o fato do presidente da Marvel Entertainment, Ike Perlmutter, ser amigo pessoal de Donald Trump, e estabelecer relações financeiras com o presidente. “Uma história reveladora apareceu inesperadamente em meu feed de notícias esta semana”, escreveu.

“Descobri que o bilionário presidente e ex-CEO da Marvel Entertainment, Isaac ‘Ike’ Perlmutter, é amigo de longa data de Donald Trump e conselheiro não oficial", continuou."Descobri, mais uma vez, que tudo é político… Assim como o Capitão América socando Hitler no queixo”, completou.

+ Armie Hammer quer boicotar Marvel por apoio ao presidente Donald Trump, diz TMZ

Marvel: The Golden Age deve ser lançada em setembro e terá introdução do substituto Roy Thomas, editor da Marvel.