CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / POLÊMICA

Ator revela saída de Dear White People após sofrer discriminação racial

Jeremy Tardy acusou Lionsgate de oferecer salário menor em comparação a ator branco

Redação Publicado em 12/09/2020, às 11h27 - Atualizado às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeremy Tardy em Dear White People - Reprodução/Netflix
Jeremy Tardy em Dear White People - Reprodução/Netflix

O ator Jeremy Tardy revelou que não irá retornar para a quarta e última temporada da série Dear White People (Cara Gente Branca), da Netflix. Ele acusa a Lionsgate de discriminação racial.

Jeremy, que interpretou o personagem Rashid Bakr na produção, divulgou um comunicado em suas redes sociais dizendo que a produtora se recusou a negociar seu salário após receber uma contraproposta de sua equipe.



O ator disse que essa decisão foi contrária ao que aconteceu com um colega de elenco branco, que recebeu a mesma proposta, mas conseguiu negociar um valor maior.

“Infelizmente não voltarei para a quarta e última temporada de Cara Gente Branca da Netflix por conta da minha experiência com a Lionsgate e suas práticas de discriminação racial", começou dizendo o ator.

+Leia mais: Cuties: Entenda a polêmica envolvendo novo filme francês da Netflix

"Após receber a oferta para retornar para alguns episódios, minha equipe foi notificada que nossa contra-oferta não seria considerada e que a oferta inicial seria “a mais alta e final”. Essa notícia foi perturbadora porque um dos meus colegas brancos - sendo um verdadeiro aliado - revelou que eles fizeram a mesma oferta inicial e negociaram uma contra-oferta de forma satisfatória. Minha equipe revelou essa questão para a Lionsgate e os produtores mantiveram sua posição de que o ator branco estava disponível para negociações enquanto eu não estava - independente dos meus créditos e experiência", acusou o ator.

"Com essa informação, seis membros do elenco recorrente, incluindo eu mesmo, nos organizamos juntos para negar as ofertas iniciais da Lionsgate na segunda-feira 31 de agosto. Nossa intenção foi fazer um movimento poderoso como unidade no processo de negociação e, mais importante, nos posicionarmos no princípio básico de que essa não é simplesmente uma questão monetária. Estávamos todos cientes da notória disparidade salarial entre pessoas negras e nossos colegas brancos nas séries da Netflix e da Lionsgate; então isso tornou flagrantemente óbvio. Entretanto, nosso poder de barganha coletivo foi minado por ofertas paralelas e falta de transparência. Essas táticas levaram alguns indivíduos a assinar contratos antes de o grupo coletivo receber um processo de negociação justo e igualitário.

Essas empresas recentemente lançaram comunicados e até doações em apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre). Estou denunciando suas práticas vergonhosas de discriminação e desigualdade racial tendo em mente como eles sempre desvalorizaram e rebaixaram pessoas negras. Ser politicamente correto da boca pra fora com gestos simbólicos não te absolvem da responsabilidade diária de fazer negócios de uma maneira igualitária e justa. O fato que isso ocorreu nos bastidores de um programa cujo propósito é abordar problemas sistêmicos do racismo e da discriminação se mostra a grande auge da hipocrisia. Lionsgate. Netflix. Eu estou te vendo. Nós estamos te vendo.”

Em um comunicado divulgado para o Deadline, a Lionsgate negou as acusações de discriminação de Jeremy, afirmando que a questão foi “uma negociação puramente financeira ligada a termos de contrato. A Lionsgate está comprometida a tratar de forma igualitária todos os seus talentos, independente de raça, gênero, idade ou orientação sexual. Estamos muito orgulhosos de Cara Gente Branca e seu espaço na conversa nacional sobre igualdade racial e justiça social, e estamos ansiosos para iniciar a produção da quarta temporada”.


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada porta-pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic: https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona reclinável, K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.