CineBuzz
Famosos / LUTO

Dean Stockwell, ator do "Duna" original, morre aos 85 anos

Ator estava aposentado desde 2015 e morreu de causas naturais

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 09/11/2021, às 11h41

Dean Stockwell, ator do "Duna" original, morre aos 85 anos - Divulgação/Universal Studios
Dean Stockwell, ator do "Duna" original, morre aos 85 anos - Divulgação/Universal Studios

Dean Stockwell, ex-estrela do seriado "Quantum Leap" e do "Duna" original, faleceu no início da manhã do dia 7 de novembro aos 85 anos. Segundo um representante da família informou ao Deadline, o ator morreu de causas naturais em sua casa.

Stockwell teve uma carreira no palco, no cinema e na TV que durou mais de 70 anos, colecionando prêmios e indicações. Recebeu o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes de 1959 por " Estranha Compulsão", e em 1962 por "Longa Jornada Noite Adentro".

Ele ainda foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "De Caso com a Máfia", em 1989, e colecionou quatro indicações ao Emmy por sua atuação como Al Calavicci em "Quantum Leap".

Outros créditos em sua carreira foram: "A Lenda de Billie Jean", de 1985; "Veludo Azul", de 1986; "Um Tira da Pesada II", de 1987; "O Homem que Fazia Chover", de 1997; "Guerreiros Buffalo", de 2001; e "Sob o Domínio do Mal" de 2004; além de participações em séries como "Star Trek: Enterprise", "Stargate SG-1", "JAG: Ases Invencíveis" e "Battlestar Galactica".

Após se aposentar da atuação, em 2015, Stockwell se dedicou às artes plásticas. Pessoas próximas a ele o descrevem como um rebelde que adorava atuar, rir, fumar charutos e jogar golfe.

Ele deixa sua esposa, Joy Stockwell e seus dois filhos, Austin Stockwell e Sophie Stockwell.