CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / POLÊMICA

J.K. Rowling defende homem que afirmou "preferir ter Aids" a apoiar comunidade trans

Escritora de "Harry Potter" foi acusada novamente de transfobia

CAMILA GOMES | @CAMILAGMS Publicado em 25/04/2022, às 08h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
J.K. Rowling é a autora da saga "Harry Potter" e roteirista de "Animais Fantásticos" - Getty Images/Dia Dipasupil
J.K. Rowling é a autora da saga "Harry Potter" e roteirista de "Animais Fantásticos" - Getty Images/Dia Dipasupil

A escritora J.K. Rowling se envolveu em uma nova polêmica envolvendo transfobia. Em publicação feita no Twitter, a britânica deu as boas-vindas a um homem que havia sido banido da rede social por afirmar que “preferia ter Aids” a apoiar a comunidade trans.

“Eu preferia ter Aids. Não castrou garotos inocentes e eu sabia como combatê-la”, publicou o usuário, que teve sua conta temporariamente banida após o comentário ser denunciado.

As polêmicas envolvendo a autora da saga "Harry Potter" começaram após ela ser acusada de transfobia por defender Maya Forstater, uma mulher que foi demitida após publicar no Twitter que "homens não podem se transformar em mulheres".

Em seu próprio perfil na rede social, Rowling escreveu: "Vista-se como quiser, chame-se do que gostar, durma com qualquer adulto que consinta e queira você. Viva sua melhor vida em paz e segurança. Mas forçar mulheres a deixarem seus trabalhos por afirmarem que sexo é real?", acompanhadas das hashtags #IStandWithMaya ("Eu apoio a Maya") e #ThisIsNotaDrill ("Isso não é uma brincadeira").

Em 2020, a escritora também se manifestou sobre o site "Criando um mundo pós-Covid-19 mais igualitário para pessoas que menstruam". "Pessoas que menstruam. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra paa essas pessoas", escreveu ela, seguindo com palavras que se assemelham à pronuncia de "mulheres".

Após tal comentário, J.K foi muito criticada pelos internautas e não demorou muito para que escrevesse outro comentário preconceituoso. "Se o sexo não for real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não for real, a realidade vivida pelas mulheres em todo o mundo é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de forma significativa. Não é ódio falar a verdade".

Na época, muitas celebridades se posicionaram publicamente repudiando os comentários de Rowling nas redes sociais, incluindo os atores que fazem parte do mundo mágico de "Harry Potter", como Daniel Radcliffe,Emma WatsonRupert Grint, Eddie Redmayne e Evanna Lynch.


Já assistiu a "Os Segredos de Dumbledore"? Então, diz pra gente, qual é o seu favorito da franquia "Animais Fantásticos"?

  • "Animais Fantásticos e Onde Habitam"
  • "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald"
  • "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"
  • Prefiro "Harry Potter

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!