CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / CASO DE 2018

Júlio Cocielo vira réu em processo por racismo após decisão de juíza

Casos envolvendo o youtuber aconteceram entre 2011 e 2018

Redação Publicado em 15/09/2020, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Júlio Cocielo em publicação nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Júlio Cocielo em publicação nas redes sociais - Reprodução/Instagram

O youtuber Júlio Cocielo, de 27 anos, se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusações de racismo. Caso ele seja condenado, a pena é entre dois a cinco anos de prisão.

Segundo informações do UOL, a juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca, da 3ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público.

De acordo com a promotora Cristiana Moeller Steiner, Cocielo, que possui 19,9 milhões de inscritos no YouTube e 8 milhões de seguidores no Twitter, fez diversas publicações de cunho racista entre novembro de 2011 e junho de 2018.

Em 2 de novembro, por exemplo, ele publicou o texto: "Porque o Kinder ovo é preto por fora e branco por dentro? Porque se ele fosse preto por dentro o brinquedinho seria roubado, KKK #maldade".

+Leia mais: Negão da BL dá lição sobre racismo ao se irritar em entrevista: "Dois brancos brigando com um preto"

Já em outra ocasião, em novembro de 2013, ele escreveu: "nada contra os negros, tirando a melanina...". Um mês depois, disse: "o Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros".

Durante a Copa do Mundo de futebol de 2018, Cocielo disse que o jogador Mbappé "conseguiria fazer um arrastão top na praia", referindo-se ao atleta francês. Além do processo criminal, o youtuber responde também a uma ação civil pública, onde o Ministério Público cobra uma indenização de R$ 7,7 milhões.

Para a Justiça, Cocielo afirma ser humorista e nega ter praticado racismo. "Contar uma piada sobre negros não transforma um humorista em uma pessoa racista ou propagador do ódio contra negros, da mesma forma que contar uma piada sobre judeus não transforma um humorista em uma pessoa antissemita", disse advogado Maurício Bunazar, que o representa no processo cível.

Ainda, o youtuber diz ser afrodescendente, nascido em uma família pobre da periferia, e que sabe na pele o que isso significa. "É evidente que Cocielo faz piadas com sua própria condição, o que um artifício humorístico usado por comediantes no mundo todo", diz seu advogado.

Entramos em contato com a assessoria do youtuber para posicionamento, mas até o momento da publicação desta matéria, não tivemos resposta.