CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / EM ENTREVISTA

Robert Downey Jr. comenta polêmica envolvendo blackface no filme Trovão Tropical

Ator revela que a ideia de seu papel foi discutir a "hipocrisia dos artistas"

Redação Publicado em 22/01/2020, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Downey Jr. fez blackface em Trovão Tropical - YouTube/DreamWorks
Robert Downey Jr. fez blackface em Trovão Tropical - YouTube/DreamWorks

Robert Downey Jr. relembrou a polêmica a respeito de seu papel no filme Trovão Tropical, de 2008. Dirigido e estrelado por Ben Stiller, o longa acompanha um grupo de atores gravando um filme de guerra quando são enviados para um campo de batalha real.

Na história, Downey Jr. vive Kirk Lazarus, um ator branco que passa por uma cirurgia de pele para interpretar o Sargento Lincoln Osiris, um homem negro.

Em entrevista ao podcast The Joe Rogan Experience, Robert falou sobre o blackface, termo usado para descrever pessoas brancas que pintam o rosto para se fantasiar de negros, ato racista. Ele revelou que ficou empolgado para o projeto, mas logo em seguida percebeu o absurdo da situação. Porém, foi a discussão sobre os limites da arte que o fez mudar de ideia.

“Posso ser negro por um verão em minha mente, então há algo nisso para mim. Ou posso me apegar à natureza da insana hipocrisia autocentrada dos artistas e do que eles pensam que podem fazer nesse sentido".

+Leia mais: Robert Downey Jr. fala sobre voltar a interpretar o Homem de Ferro: “Veremos”

Ele comentou sobre o trabalho de Stiller e chegou a compará-lo com Charlie Chaplin. “Ben, que é um artista e diretor magistral, provavelmente o mais próximo de Charlie Chaplin que eu vi em minha vida (...) sabia exatamente qual era sua visão para isso. Ele a executou. Era impossível não virar um pesadelo ofensivo em forma de filme. E 90% dos meus amigos negros ficaram ‘cara,isso foi incrível’”.

Questionado sobre os outros 10%, ele disse que “não poderia discordar com eles, mas sei onde meu coração estava. Não que isso seja desculpa para fazer algo fora de tempo ou espaço, mas para mim foi como colocar uma camisinha… E acho que As Branquelas saiu logo depois e eu adorei aquele filme, então...”

Para finalizar, Downey Jr. reafirma que o objetivo do projeto era tocar na ferida. “Trovão Tropical era sobre quão errado isso era, então vi como uma exceção”.


+ Não é segredo para ninguém que os heróis são super amados, mas os vilões também despertam interesse e possuem diversos fãs pelo mundo todo! Pensando nisso, preparamos uma lista incrível com 5 itens que vão conquistar o coração dos admiradores dos vilões da Marvel e DC Comics!


Box Coringa (Coringa de Brian Azzarello + Piada Mortal): Este box exclusivo do Coringa reúne duas das hqs mais icônicas do personagem - https://amzn.to/2MVxzTD

Funko Pop! Thanos Avengers End Game: Este Funko Pop! do Thanos é um item perfeito para colecionar ou decorar o cantinho que você quiser! - https://amzn.to/2Nl2Q17

Marvel Figurines Duende Verde: Esculpida e pintada à mão, essa miniatura do Doende Verde, vilão do Homem-Aranha, é repleta de detalhes! - https://amzn.to/2JuKslt

Jogo de Cartas Colecionáveis Marvel Vilões: Este jogo possui 60 cartas e é uma ótima escolha para se divertir com os amigos! - https://amzn.to/36g22Dp

Origens Secretas - Os Maiores Vilões de Gotham: Se você deseja conhecer melhor as histórias dos vilões de Gotham City, essa HQ é a escolha certeira! - https://amzn.to/2PsPYZt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.