CineBuzz
Famosos / LUTO

Sidney Poitier, ator vencedor do Oscar, morre aos 94 anos

Artista foi o primeiro homem negro a ganhar a estatueta de melhor ator

CAMILA GOMES | @CAMILAGMS Publicado em 07/01/2022, às 13h42

Sidney Poitier no evento "The Brigitte and Bobby Sherman Children's Foundation" - (Jason Kempin/Getty Images)
Sidney Poitier no evento "The Brigitte and Bobby Sherman Children's Foundation" - (Jason Kempin/Getty Images)

Sidney Poitier, conhecido como o primeiro homem negro a ganhar o Oscar de melhor ator, morreu nesta sexta-feira (7) aos 94 anos. A informação foi confirmada por Fred Mitchell, ministro das Relações Exteriores das Bahamas, e amigo da família do artista. Segundo o The New York Post, a causa e o local de sua morte do ator ainda não foi revelada.

Cidadão bahamense-americano, Poitier fez história ao vencer o Oscar por seu trabalho em "Uma Voz nas Sombras", em 1963. Ele ainda foi homenageado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2002, em que recebeu um prêmio pelo Conjunto da Obra, por sua contribuição ao cinema.

O astro também estrelou importantes produções, como "Ao Mestre, com Carinho", "Adivinhe Quem vem para Jantar" e "No Calor da Noite", todas lançadas nos cinemas em 1967. Como diretor, seu trabalho de mais destaque é "Loucos de Dar Nó" (1980).

Sidney Poitier foi casado por 45 anos com Joanna Shimkus, sua segunda esposa, e teve seis filhos. Entre eles, está a atriz americana Sydney Tamiia Poitier, de “Veronica Mars”.