CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Games / Pura diversão

Vai passar as festas de fim de ano com a família? Confira 10 jogos de tabuleiro incríveis para jogar em grupo

Esses jogos feitos para se jogar em grupo são sinônimos de diversão

Felipe Grutter Publicado em 23/12/2019, às 18h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caixas de Munchkin, Dixtit e 13 Clues - Galápagos Jogos
Caixas de Munchkin, Dixtit e 13 Clues - Galápagos Jogos

Em muitas festas de fim de ano, diversas famílias se reúnem para comemorar o Natal e o Ano Novo com um monte de gente. E muitas vezes as pessoas não sabem direito o que irão fazer nesses dias.

E qual é uma das melhroes coisas pra se fazer em conjunto? Jogar jogos de tabuleiro! Visto que eles abrangem um público muito grande, onde crianças jogam com outras crianças ou até mesmo com adolescentes e adultos.

+ Leia mais: Fast & Furious Crossroads é o novo jogo da franquia Velozes e Furiosos

É por isso que nós da Exitoína separamos 10 jogos de tabuleiro que são uma ótima escolha para se jogar em família. Essa lista possui desde jogos que são divertidos, amplos, únicos e, principalmente, simples de serem jogados. Confira:

13 Clues

Esse jogo pode ser jogado de 2 a 6 jogadores e é uma espécie de detetive, porém um pouco mais complexo. Os jogadores tem como objetivo identificar por meio de perguntas quais das 13 pistas correspondem ao caso deles antes que os outros consigam o mesmo, essas pistas são pessoa, localização e arma.

A história do jogo se passa em uma Londres abalada por crimes hediondos, e a Scotland Yard está no escuro. Em 13 Clues, os jogadores são colocados no lugar de detetives, cada um tentando resolver seu próprio mistério.

+ Leia mais: Lista: Os episódios de Natal de Friends, How I Met Your Mother e outras séries de comédia

Sheriff of Nottingham

Esse jogo trata bastante de blefes e confiança. Nele os jogadores serão capazes de experimentar Nottingham como um comerciante da cidade, e também a cada turno um jogador vai entrar na pele do xerife.

Nas rodadas, os jogadores devem declarar os bens que desejam trazer para a cidade, que são secretamente guardados em seu saco de estopa, cada im de cada cor. Então o xerife deve determinar quem entra na cidade com os seus bens e quem será inspecionado. Caso alguém tenha algum contrabando e seja pego pelo xerife, essa pessoa paga o preço, literalmente.

Sheriff of Nottingham pode ser jogado de 3 a 5 pessoas.

Dixtit

Em Dixtit os jogadores assumem o papel do narrador e pode ser jogado de 3 a 6 jogadores. Ele consiste no narrador da vez deve olhar as 6 cartas em sua mão e, sem as revelar aos outros jogadores, escolher uma e falar uma palavra, frase ou ideia, sobre ela.

Então os outros jogadores devem então selecionar uma carta de suas mãos, que mais combina com a frase dita pela narrador. O narrador embaralha todas as cartas recebidas e as revela sobre a mesa. Agora com todas as cartas na mesa, todos os jogadores devem escolher qual era a carta do narrador.

As partidas terminam quando o baralho acabar ou alguém chegar a 30 pontos.

+ Leia mais: Maggie Smith fala sobre papéis em Harry Potter e Downtown Abbey: "Não é algo que chamaria de satisfatório"

Coup

Em Coup você assume papéis de importantes personagens da aristocracia. As rodadas são repletas de possíveis blefes.

O jogo possui cinco personagens, que são o assassino, capitão, condessa, duque e o embaixador. E em toda ação, os jogadores, que ficam com duas cartas na mão, podem se passar por outros personagens, no entanto se alguém for pego, terá de perder uma carta e poder financeiro. Pode ser jogado se 2 a 6 jogadores.

Confira um vídeo mostrando um pouco do jogo.

Dragon Castle

Inspirado em Mahjong, um tradicional jogo chinês, Dragon Castle tem como tema central esse castelo, que é o mais antigo e importante centro de poder do Reino, e seu poder e influência que há décadas enfraquece. Tudo piora quando ele perde o apoio do poderoso Dragão Ancião e o povo está abandonando a cidade em busca de um novo lar onde possa viver uma vida longa e próspera.

Eis que os jogadores encarnam os senhores dos reinos vizinhos que estão mais que dispostos a acolhê-los. Eles usam isso como uma sua oportunidade de sair da sombra do Castelo do Dragão e subir ao poder.

O jogo em si consiste nos jogadores pegarem peças do Castelo do Dragão em ruínas e usá-las para construir o seu próprio castelo. Para então criar conjuntos de peças do mesmo tipo e construir Santuários sobre eles para ganhar pontos. Além de pedir ajuda aos Espíritos e liberar o poder deles.

Confira abaixo um unboxing do jogo:

+ Leia mais: Viola Davis e Allison Janney se enfrentam em competição infantil no trailer de Troop Zero, da Amazon

Munchkin

Munchkin é um jogo clássico lançado pela Steve Jackson Games e já foi publicado em mais de 15 idiomas. Ele recebeu em 2011 o prêmio Origins Award Winner por melhor jogo de cartas tradicional.

Podendo ser jogado de 3 a 6 jogadores, esse RPG te coloca em uma jornada para enfrentar diversas criaturas, desde um Troll da Internet até o Dragão de Plutônio. O jogo também conta com diversas maldições, adereços e vantagens.

Você pode ver abaixo um vídeo que mostra mais detalhes de Munchkin

Santorini

Relançado em 2016, Santorini teve sua primeira edição em 2004. E o jogo é de pura estratégia e altamente acessível.

Ele pode ser jogado de 2 a 4 jogadores e consiste em cada jogador fazer de um de seus construtores, que são dois no total, atingir uma construção de terceiro nível. Em cada rodada, você pode andar uma casa com seu construtor, podendo construir algo ou subir de nível.

Confira a seguir um vídeo explicativo sobre Santorini:

Academia

Podendo ser jogado entre 2 e 6 jogadores, Academia é um jogo bem abstrato, onde apenas com o poder da palavra, os jogadores podem confundir seu adversário.

Ele consiste no jogador da vez propor uma palavra difícil e assim cada jogador faz uma descrição, que pareça verdadeira. Sendo assim, o jogador que propôs a palavra deve ler as descrições e incluir entre elas a definição correta. Então cada um deve votar na qual acha certa.

Interpol

Esse jogo é o verdadeiro polícia e ladrão. Onde um jogador assume o papel de Mister X (ladrão) e precisa fuigir dos outros jogadores (polícia).

A jogatina se resume no Mister X ficar invisível e aparecer ocasionalmente, e nessas aparições, os policiais precisam ficar atentos para então prender o fugitivo. Interpol pode ser jogado de 3 a 6 pessoas.

Por ser muito antigo, de 1989, os exemplares do jogo disponíveis para compra são majoritariamente usados, porém isso não estraga a graça de Interpol.

War

Encerrando com grande estilo com um clássico. War é daqueles jogos para serem jogados em grupo que certamente não vai perder a graça.

No jogo, os jogadores precisam correr atrás de um objetivo, que é único de cada jogador, seja dominar algumas áreas ou destruir algum jogador. War exige de cada jogador inteligência, estratégia e um pouco de sorte, visto que os combates são decididos no dado.

War  pode ser jogado de 3 a 6 jogadores.

Confira a seguir um unboxing do jogo:


+ Quer se sentir dentro da sua série ou filme preferido? Então dá uma olhada nesses jogos incríveis que separamos para você!

  1. Catan Game Of Thrones, Devir: Cheio de estratégia, este jogo é perfeito para se divertir com os amigos e promete conquistar o coração dos fãs de Game Of Thrones: https://amzn.to/2OAysRh
  2. Breaking Bad - Galápagos Jogos: Este jogo de tabuleiro conta com mais de 300 peças e é todo baseado na série Breaking Bad: https://amzn.to/2OctiMk
  3. Star Wars Legion: Ama Star Wars? Então dá uma olhada nesse jogo maravilhoso da saga: https://amzn.to/2D6Bk2R
  4. Quebra-Cabeça Avengers Endgame: Com 2000 peças, este quebra-cabeça dos heróis mais famosos do mundo vai garantir a sua diversão com a galera! https://amzn.to/2D8Ecfz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.