CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Livros / CENSURA

Após caso na Bienal, ilustrador do livro censurado dos Vingadores comenta sobre Crivella

Jim Cheung ilustrou a obra em 2010 junto do escritor Allan Heinberg e se diz surpreso com as notícias de hoje

Redação Digital Publicado em 06/09/2019, às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução/Marvel Comics
Reprodução/Marvel Comics

Depois da polêmica censura de Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, sobre a HQ Vingadores - A Cruzada das Criançasna Bienal do Livro, o ilustrador oficial do livro resolveu se manifestar sobre o ocorrido. 

Jim Cheung se pronunciou através de seu Instagram a respeito do acontecimento e se revelou surpreso com toda a repercussão. Escrito por Allan Heinberg e ilustrada por Cheung, a obra foi publicada originalmente em 2010 e tem como protagonistas o casal homossexual Wiccano e Hulkling. 

Através do post, ele pediu ao povo brasileiro que não propague ''conflito e divisão'' e reiterou seu papel como artista. ''Como um artista, minha paixão é contar histórias de grande heroísmo, compaixão e amor, com personagens autênticos e mais diversos'', escreveu. 

Ele ainda continuou e destacou a data de publicação da HQ em contraponto aos tempos que vivemos. ''O fato de este livro, de quase uma década atrás, estar agora sendo atacado pelo prefeito talvez apenas destaque como ele pode estar fora dos tempos atuais. A comunidade LGBTQ está aqui para ficar, e eu não tenho nada além de amor e apoio para aqueles que continuam lutando para ter uma validade e uma voz ouvida'', afirmou.

Para Crivella, a obra contém "conteúdos impróprios para menores", mesmo que o livro lançado em 2010 não seja destinado diretamente ao público infantil.

Ele, que também é bispo da Igreja Universal, se pronunciou por meio de um vídeo no Twitter e afirmou que “não é correta que elas [as crianças] tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades”.

++Após determinação de Crivella, livro de Vingadores com casal gay se esgota na Bienal do Livro

Hoje (6), porém, os exemplares do livro se encontraram esgotados e, segundo a Exame, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro não irá retirar Vingadores - A Cruzada das Crianças de circulação.