CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Livros / TRISTE

Ursa Rowena, que inspirou livro de Rita Lee, morre em santuário de animais em São Paulo

A ursa morreu na noite desta quarta (24) devido a complicações e sua história havia inspirado obra de Rita Lee

Redação Digital Publicado em 25/07/2019, às 11h55 - Atualizado às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rita Lee com a ursa Rowena - Divulgação Youtube
Rita Lee com a ursa Rowena - Divulgação Youtube

Na noite desta quarta-feira (25), a ursa Rowena, conhecida como a ''mais triste do mundo'', morreu em um santuário de animais no interior de São Paulo. O anúncio foi feito no Instagram da ONG Rancho dos Gnomos, instituição que cuidava do animal. 

Na publicação, a ONG escreveu: ''É com muito pesar que comunicamos a passagem da nossa querida Rowena. O Rancho dos Gnomos está em luto. No momento, nos faltam as palavras. Todos viram a evolução do Amor e Cuidado à ela.''

A ursa foi inspiração para o último livro lançado de Rita Lee, chamado de Amiga Ursa: Uma história triste, mas com final feliz. A obra retrata a luta do animal ao ter sido traficado da Sibéria para o Brasil, na qual recebeu o nome de Marsha. Ela tinha vivido em diversos circos e zoológicos por alguns anos até ser resgatada. 

A história virou um livro infantil com texto de Rita Lee e desenhos assinados por Guilherme Francini, sendo que a prórpia artista também aparece no livro como a personagem vovó Ritinha. 

Em um vídeo publicado em junho no YouTube, antes do lançamento do livro, Rita Lee comentou sobre os momentos com a ursa. “Entramos no espaço e fiquei com vontade de abraçar e beijar, mas me alertaram pra não chegar muito perto", revelou na época.

No vídeo, ela ainda contou sobre ter vivido se encontrado com a ursa. "Ter encontrado com Rowena foi um dos dias mais especiais da minha vida”, afirmou.

++Rita Lee conta como foi conhecer a ursa Rowena, inspiração de seu novo livro; confira

O livro Amiga Ursa: Uma história triste, mas com final feliz foi lançado no mês passado, em 21 de junho.