CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / VMA 2019

De Lil Nas X a Rosalía, você já conhece todos os indicados a artista revelação do VMA 2019?

Billie Eilish e Lizzo também concorrem ao prêmio, mesmo com grandes hits que tocam no mundo inteiro

Saulo Tafarelo Publicado em 03/08/2019, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lil Nas X e Rosalía dividem indicação ao prêmio de revelação do VMA com outros quatro artistas; saiba quem são - Reprodução/Instagram
Lil Nas X e Rosalía dividem indicação ao prêmio de revelação do VMA com outros quatro artistas; saiba quem são - Reprodução/Instagram

O Video Music Awards, ou VMA, é uma premiação anual realizada pela MTV americana que celebra os melhores artistas do ano nos termos da música. Na edição deste ano da premiação, Taylor Swift e Ariana Grande lideram as indiações às categorias do prêmio, com dez indicações cada num total de vinte categorias.

Os artistas revelação também são parte de destaque da premiação. Madonna, Cindy Lauper e Erythmics já foram alguns dos artistas indicados na categoria no passado. 

E, assim como esses nomes são mundialmente reconhecidos hoje, os indicados ao prêmio de artista revelação deste ano já são nomes de peso no mercado internacional. A exemplo de Billie Eilish, que teve uma carreira meteórica em pouco tempo e chegou a conquistar parcerias com Khalid e Justin Bieber. Após o lançamento de seu primeiro álbum este ano, quartorze de suas músicas ficaram simultaneamente na Billboard Hot 100, principal parada musical do mundo. 

Único homem dos indicados nessa categoria, Lil Nas X também viu sua carreira ascender de maneira muita rápida em muito pouco tempo. O sucesso Old Town Road já quebrou recordes nas paradas mundiais e remixes com Billy Ray Cyrus e até RM, integrante do grupo de K-Pop BTS

E você, já conhece todos os indicados à artista revelação? Confira abaixo quem são eles e seus trabalhos mais notáveis: 

AVA MAX

Você já deve ter ouvido Sweet But Psycho, música chiclete de Ava Max que estourou nos Estados Unidos e no mundo em 2018, alçando a jovem de 25 anos a um reconhecimento internacional. Um dos ícones do pop do momento, ela já colaborou com David Guetta e, mais recentemente, com Jason Derulo.

Sweet But Psycho, lançada em agosto de 2018, já possui mais de 335 milhões de visualizações no YouTube e chegou a figurar em maio desse ano na décima posição na Billboard Hot 100, sendo que continua no top 40 da mesma parada. A música fala sobre uma garota incompreendida que é chamada de psicopata mas que na realidade é doce e meiga, perdendo a cabeça quando as pessoas a xingam.

Além desse sucesso, ela lançou em março deste ano o single So Am I. Mais recentemente, no dia 31 de julho de 2019, ela lançou dois singles de uma só vez, chamados de Freaking Me Out e Blood, Sweat, and Tears. É esperado que seu primeiro álbum de estúdio seja lançado até o fim deste ano. Quanto sua aparência, suas roupas e personalidade são frequentemente comparadas a Lady Gaga, já que ela tem uma forte atitude, canta sobre decepções amorosas de um jeito pop e possui um cabelo longo loiro que usa de diversas formas. 

BILLIE EILISH

A cantora é a mais jovem artista a figurar na categoria de revelação. Com apenas 17 anos, Billie Eilish já tem uma carreira meteórica moldada em pouco tempo. Em março deste ano, ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado de When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, quebrando vários recordes nas paradas de sucesso. Ela conseguiu o feito de ter 14 singles simultaneamente na parada de sucesso Billboard Hot 100, sendo que 12 das 13 faixas do disco se faziam presentes na parada.

Além de ser indicada a artista revelação no VMA, Billie foi indicada igualmente em outras sete categorias, incluindo Artista do Ano e Melhor Música Pop e Vídeo do Ano por bad guy. Falando em bad guy, a cantora lançou em julho deste ano um remix da música com Justin Bieber, sendo a capa da faixa no YouTube mostra ela quando mais nova cercada de pôsteres e fotos do cantor. Além de Justin, já recebeu colaborações de Khalid, na faixa Lovely.

Ela vem estremecendo o mundo pop com suas canções nada comuns, muitas vezes com pegadas experimentais, que possuem visualizações e streams gigantes nas plataformas. Com quase 52 milhões de ouvintes mensais no Spotify, apenas bad guy possui mais de 668 milhões de streams e, somando todos as músicas, ela é uma das artistas mais jovens a ultrapassar a marca de 1 bilhão de streams na plataforma. Com mais de 33 milhões de seguidores no Instagram, ela já se destaca como uma das cantoras mais bem cotadas de sua geração, figurando como uma proeminente cantora pop para celebrarmos pelos próximos anos.

++ Billie Eilish deve vir ao Brasil em 2020 para o Lollapalooza

H.E.R

Cantora americana de R&B contemporâneo, com apenas 22 anos. Seu nome artístico é um acrônimo para Have Everything Revealed, expressão em inglês que singnifica “Tendo tudo revelado”. 

Antes de ser conhecida e lançar seus trabalhos sob seu nome artístico, Gabi Wilson participou do reality Next Big Thing, da rádio Disney americana, que treinava jovens talentos para se darem bem na indústria musical. Em 2014, com apenas 14 anos e ainda sob seu nome de nascimento, ela lançou seu primeiro single, chamado de Something To Prove, sob o contrato com a RCA Records. Seu único álbum de estúdio lançado leva seu nome: H.E.R, de 2017, alcançou a 23ª posição na Billboard 200 e é um compilado das músicas de seus dois primeiros EP’S, tendo mais seis músicas inéditas adicionadas.

Seu maior sucesso até hoje é Focus, canção do primeiro álbum que possui mais de 73 milhões de visualizações no YouTube. Além desses EP’S e do álbum, a artista lançou em 2018 outros dois EP’S, o I Used To Know Her: Prelude e I Used To Know Her: Part II. Será que um novo álbum com essas e outras músicas inéditas vem aí?

A cantora já prova ser um sucesso, sendo que, além do VMA, foi indicada a 5 prêmios Grammy deste ano, levando dois para casa: o de melhor apresentação e de melhor álbum R&B. Ela é uma das atrações confirmadas para o Rock In Rio deste ano, aqui no Brasil, se apresentando no Palco Mundo no dia 5 de outubro.

LIL NAS X

O artista de apenas 20 anos já quebrou recordes inimagináveis com seu primeiro single lançado. Old Town Roadrodou o mundo, ficou mais de 17 semanas em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e vários remixes com cantores renomados foram feitos, a exemplo de Billy Ray Cyrus e RM, rapper do BTS. Assim, ele fez história ao destronar outras músicas do topo da Billboard Hot 100, como Despacito (2017), de Luís Fonsi, e One Sweet Day (2009), de Mariah Carey, que ficaram ao todo 16 semanas no topo da parada.

Ele é um dos proeminentes artistas a ser do gênero conhecido como country trap, que mistura as raízes country do interior dos Estados Unidos com o rap urbano das cidades. O hit Old Town Road, cujo clipe com Billy Ray Cyrus possui mais de 246 milhões de visualizações no YouTube e 551 milhões de streams no Spotify, faz parte de seu primeiro EP chamado 7. O trabalho foi lançado em 21 de junho deste ano por intermédio da Columbia Records, possuindo a versão original de Old Town Road, a versão remixada com Billy Ray Cyrus e outras seis faixas.

Ele ainda concorre em sete outras categorias principais, dentre elas Vídeo do Ano, Canção do Ano e Melhor Colaboração, todas por Old Town Road. Recentemente, em publicações do Twitter, Lil Nas X se assumiu como gay.

++ Mariah Carey elogia Lil Nas X nas redes sociais após quebra de seu recorde na Billboard

LIZZO

Melissa Viviane Jefferson é conhecida nos palcos e no mundo artístico como Lizzo, uma das artistas revelação que vem causando furor no mundo pop. A cantora de 31 anos nasceu em Detroit, nos Estados Unidos, e foi fundadora de pelo menos cinco grupos de hip hop underground, entre eles o The Chalice e Absynthe. Sua carreira solo e trabalhos autorais foi iniciada em 2013, com o lançamento do álbum Lizzobangers. Em 2015, divulgou um novo disco, dessa vez chamado de Big Grrrl Small World, que contém os singles My Skin e Humanize.

Sua carreira, portanto, não começou agora, mas o reconhecimento internacional só veio recentemente, entre 2018 e 2019. Em 19 de abril deste ano, ela lançou seu terceiro álbum de estúdio, chamado Cuz I Love You, que tem entre os sucessos a música Juicee a faixa título Cuz I Love You. O álbum estreou na sexta posição da Billboard Hot 200, ficando no entre os dez primeiros títulos da parada por quatro semanas consecutivas após seu lançamento. Ainda em 2019, ela fez sua estreia em numa apresentação televisionada, performando Juice no MTV Movie and TV Awards, que foi ao ar no dia 17 de junho.

Em seus trabalhos e nas redes sociais, Lizzo canta e exibe seu corpo sem pudores nem censura. Ela faz questão de enaltecer seu corpo gordo e negro, com letras que falam sobre as minorias de uma forma empoderada. Como ela mesma canta na letra de Juice, “Se estou brilhando, todos têm de brilhar / Nasci assim, nem tenho de tentar”.

Ela fará sua estreia nas telonas ao lado de Jennifer Lopez e Cardi B no inédito filme Hustlers, que contará a história de uma gangue de strippers que se aproveitam da situação financeira de 2008 para roubar homens ricos.

++ Taylor Swift e Ariana Grande lideram as indicações ao VMA 2019; veja a lista completa

ROSALÍA

Presença hispânica de peso na categoria de artista revelação do VMA! ROSALÍA, de apenas 25 anos, já é uma cantora sucedida em pouco tempo de carreira. Nascida na região da Catalunha, na Espanha, sua atividade autoral começou em 2016, na qual Rosalía lançou nesse mesmo ano o álbum Los Angeles, que apresentava reinterpretações e rearranjos de clássicos do flamenco. O gênero tipicamente hispânico é trabalhado de uma forma moderna pela artista.

Após dois anos, Rosalía lançou o disco El Mal Querer em 2018, estreando na 56ª posição do iTunes americano e em 43° no iTunes brasileiro no dia de seu lançamento, em 2 de novembro de 2018. Os vídeoclipes dos singles lançados, a exemplo de Malamente e Pienso en Tu Mirá, foram elogiados por sua estética fotográfica e artística.

Recentemente, em 2019, J Balvin colaborou com a artista na faixa Con Altura, a qual virou um sucesso instantâneo e já possui mais de 643 milhões de visualizações no YouTube. Seu último lançamento foi o combo Fucking Money Man, contendo duas músicas que se complementam: Millionària e Dios Nos Libre del Dinero, que falam sobre as dores e as delícias do dinheiro e da obsessão material.