CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / Polêmica!

Ex-presidente do Grammy acusa premiação de fraudar a lista de indicados

A executiva foi afastada do cargo 10 dias antes do evento

Redação Publicado em 22/01/2020, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Deborah assumiu o cargo de presidente da acadêmia em agosto de 2019 - Reprodução/Youtube
Deborah assumiu o cargo de presidente da acadêmia em agosto de 2019 - Reprodução/Youtube

Há poucos dias da cerimônia, o Grammy já está envolvido em uma nova polêmica! A ex-presidente do evento, Deborah Dugan, que foi afastada no cargo por “licença administrativa”, resolveu contar sua versão da história.

O advogado da executiva, Bryan Freadman, contou ao site Pitchfork que sua cliente correu a justiça para informar fraudes envolvendo a maior e mais importante premiação do mundo da música. A CEO listou uma série de acusações contra a Academia, envolvendo abuso sexual, corrupção e racismo. Segundo o comunicado, a demissão de Dugan será investigada, afirmando que a acusação de má comportamento não seria “nem a metade da história que precisa ser contada”.

+ Leia mais: Pabllo Vittar anuncia turnê pelos Estados Unidos e Canadá com a 111 Tour

A notícia repercutiu internacionalmente, e hoje (22), Deborah registrou uma queixa de discriminação na Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego. Na denúncia, alega ter sido assediada sexualmente por Joel Katz, o consultor jurídico da Recording Academy e ex-membro do conselho de curadores. Dugan ainda revelou que foi informada de que o ex-CEO do Grammys, Neil Portnow, foi acusado de estupro por uma artista feminina estrangeira.

Na nota, ela conta que outros membros da equipe fazem parte de um “comitê secretos”, que escolhem 20 artistas com quem possuem relações pessoais para recebrem indicações na premiação, o que é proibido. Além disso, eles teriam fraudado a categoria de “Canção do Ano” em 2019, deixando de lado os artistas mais votados, para incluir um cantor que estava na 18º posição.

Casos de discriminação racial perpetuados pela Academia também foram revelados. Um exemplo citado é de um funcionário negro e gay que sofreu um “colapso mental” após ser humilhado por outros trabalhadores. Segundo o documento, eles não teriam recebido as devidas punições pelo ato.

+ Leia mais: Taylor Swift anuncia lançamento de novo single junto com documentário Miss Americana

Em resposta às acusações, o Recording Academy enviou uma uma nota a Variety, acusando a executiva de praticar bullying contra outra funcionária, criando um ambiente de trabalho tóxico, intolerável e abusivo: “Nós imediatamente iniciamos investigações independentes para rever tanto a potencial falha de conduta da Sra. Dugan quanto às subsequentes alegações. Ambas as investigações continuam em curso”, informaram.

A ex-representante se tornou a presidente do evento de agosto de 2019, decisão celebrada por se tratar da primeira mulher a assumir o cargo na história do evento. O Grammy 2020 está previsto para acontecer no dia 26 de janeiro.

+ Leia mais: Música inédita de Lady Gaga vaza na web e fãs reagem


+ A vibe de hoje é a da sofrência ou prefere aquela energia para descer até o chão? O que importa é que a sua playlist esteja combinando com o mood do momento, né? Separamos algumas dicas de produtos para deixá-la ainda melhor:

Luan Santana - VIVA: Sentir que está no próprio show e cantar as músicas em alto e bom som é a melhor sensação de todas! Garanta na pré-venda o DVD “Luan Santana - VIVA” para assistir a tour ao vivo do cantor em Salvador - https://amzn.to/34cDoBM

Ludmilla - Hello Mundo: Que a Ludmilla lança um hit atrás do outro ninguém pode negar. Que tal ficar por dentro de todos do seu novo álbum "Hello Mundo"? - https://amzn.to/2Ju1joE

Simone & Simaria - Aperte o Play: Se você é fã de Simone e Simaria, temos uma notícia maravilhosa: agora você pode se sentir ainda mais pertinho dessa dupla com o DVD “Aperte o Play”, com várias músicas e participações inéditas: https://amzn.to/2BTeqeF

Ivete Sangalo - Live Experience: A gente sabe que é impossível ficar parado quando toca Ivete Sangalo, né? Dá uma olhada no CD ao vivo que vai te fazer pular ainda mais: https://amzn.to/31XVzd8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.