CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / PARABÉNS

Gloria Groove faz 25 anos: De Iza a Pabllo Vittar, relembre todas as parcerias da drag queen até agora

Dona de uma voz poderosa, Gloria se destacou no meio LGBTQ+ e faz sucesso no Brasil e mundo afora

Redação Publicado em 18/01/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gloria Groove no clipe de Mil Grau, do EP Alegoria - YouTube
Gloria Groove no clipe de Mil Grau, do EP Alegoria - YouTube

Cantora, compositora, atriz, dubladora. A lista de atributos de Gloria Groove, uma das drag queens mais conhecidas no Brasil e no mundo, fala sobre seu talento e perspicácia. Neste sábado (18), a artista natural de São Paulo completa 25 anos e, para comemorar, não podemos deixar de relembrar alguns momentos de sua ascendente carreira.

Desmontada, Gloria é Daniel Garcia, que começou a carreira em 2002 fazendo parte da turma ainda mirim do Balão Mágico, na Rede Globo de Televisão. Ainda participou do programa de calouros do Programa do Raul Gil, em 2006, e participou da novela Bicho do Mato em 2007, na Record. 

+Leia mais: Gloria Groove e sua mãe cantam juntas no 'Conversa com Bial'

Neste mesmo ano, passou a trabalhar com dublagem, e deu voz a famosos seriados, como Hannah Montana, Digimon Xros Wars e ainda na franquia de filmes Descrndentes, da Disney.

Mas foi a partir de 2016 que sua carreira musical começou a prosperar. Dona de uma voz poderosa, Gloria colocou a peruca, subiu no salto e deu primeiro passo como cantora e drag queen: lançou o single Dona

+Leia mais: Glória Groove defende direitos da comunidade LGBTQ+ no clipe de A Caminhada; assista

A partir daí, muitos sucessos vieram em sua ainda recente carreira - até agora ela tem um álbum e um EP, ambos de sucesso -, e entre as tantas conquistas, várias parceiras lhe renderam reconhecimento. IZA, Pabllo Vittar, Linn da Quebrada, e tantos outros nomes importantes da música brasileira se juntaram a Gloria Groove para dar vida e destaque às suas canções.

Abaixo, relembre as todas as parcerias de Gloria Groove ao longo de sua trajetória até agora: 

+Leia mais: Muito além de Pabllo Vittar e Gloria Groove: Conheça mais drags queens brasileiras que cantam

Catuaba 

A canção lançada por Aretuza Lovi em parceria de Gloria Groove foi um hit no carnaval em 2017. Fazendo referência à famosa bebida alcoólica largamente consumida pelos jovens, a batida energética e a pegada pop com funk foi um dos primeiros lançamentos de Gloria ao lado de outra drag queen. 

Necomancia

Parte do álbum Pajubá, primeiro disco de estúdio da artista Linn da Quebrada, Gloria colaborou na canção Necomancia, canção com tom político sobre a vida das trans e drag queens brasileiras. 

+Leia mais: Gloria Groove estará na trilha sonora do game Need For Speed Heat

Sem terror 

Quebrada Queer, o primeiro grupo de rap gay do Brasil, lançou a canção Sem Terror com a participação de Groove. Parte do álbum Ser, produzido 100% de maneira independente e divulgado em 2018, a letra da música animada de hip hop fala sobre bailes e o procesos de conquista do crush. 

Liga o mic

O músico Murillo Zyess chamou Gloria Groove e o artista Guigo para colaborar na canção Liga o mic, lançada em 2017. O clipe, gravado no centro de São Paulo, conta com os três artistas LGBTQ+ pelas ruas da região, em que Groove aparece com um batom azul bem forte e característico. 

+Leia mais: Retrospectiva: Década de 2010 foi do cinema LGBTQ+ do Brasil, com filmes como Hoje Eu Quero Voltar Sozinho e Tatuagem

Provocar

A funkeira Lexa convidou a drag queen para provocar todo mundo com esta faixa. Lançada em outubro de 2018, a canção chegou a ser uma das apostas do carnaval de 2019, principalmente entre o público LGBTQ+. O clipe do funk no YouTube já passa de 74 milhões de visualizações e tem visuais que ostentam uma enorme casa e muito luxo. 

Joga bunda

Mais uma música junto de Aretuza Lovi. Dessa vez, quem também emprestou o vozeirão na música foi Pabllo Vittar. O clipe, gravado em um cinema de São Paulo, tem uma produção digna de filme e já conta com mais de 37 milhões visualizações no YouTube. 

+Leia mais: Retrospectiva: Além de Linn da Quebrada, cantoras trans e negras para não tirar da playlist

Quem tem joga

Provando ser multitalentosa, Gloria foi a convidada para colaborar na faixa Quem Tem Joga, de autoria de Drik Barbosa, ao lado ainda de Karol Conká. Na canção, elas falam da própria carreira e do sucesso, ao passo que Gloria Groove canta os versos: ''Aposte suas fichas em mim, e veja um legado nascendo/ Quem tem disposição vai jogar, quem num tem?''. 

Rebola

Parte de Dona de Mim, álbum de estreia da cantora Iza lançado em abril de 2018, a canção da musa brasileira foi feita em colaboração de Groove e Carlinhos Brown. Tempos depois, as duas artistas se reuniram novamente, desta vez na faixa YoYo, da própria Gloria Grove. 

+Leia mais: Linn da Quebrada lança Oração, nova música com participação de Liniker Barros e em homenagem a mulheres trans; assista ao clipe

Sente o drama 

Gloria já colaborou com Drik Barbosa na canção Quem tem Joga, e tempos depois as duas se reuniram mais uma vez para colaborarem na canção Sente o Drama, de autoria de MC Dora. Enigmática, a MC aparece no clipe e em suas redes sociais com uma roupa que cobre todo seu corpo, inclusive seu rosto. A faixa fala sobre trabalho, falta de dinheiro e brigas com o crush, na qual foi lançada no Dia Internacional da Juventude de 2019. 

Lágrima 

De autoria de Hiran, rapper gay e baiano, a canção Lágrima conta, além de Gloria Groove, com um time de peso da música brasileira: Baco Exu do Blues e o grupo Attooxxa, também sensação da música baiana. No cliple, que conta com uma produção caprichada, Gloria aparece com um vestido de noiva e acaba se casando com Hiran. Tudo isso, claro, recheado com os artistas curtindo uma noite cheia de desejos, paixões e diversões. 

+Leia mais: Linn da Quebrada, Rogéria e outros ícones LGBTQIA+ brasileiros que tiveram suas histórias contadas em documentários

Quebradeira

Danna Lisboa chamou ninguém menos que Gloria Groove para participar da composição e dos vocais da canção Quebradeira. O clipe, lançado em 2018, faz jus ao nome da faixa ao passo que ambas as artistas dançam muito e se jogam no ritmo da batida junto de outros dançarinos. 

Chama

O artista Kafé, baiano que possui larga inspiração em The Weeknd, lançou a faixa Chama em julho de 2019, a qual possui uma boa combinação entre pop e R&B. O clipe mistura elementos como fogo e luzes neon e tem uma atmosfera que combina com a letra da canção. 

+Leia mais: Greta, com Marco Nanini, e outros filmes e séries com personagens LGBTQIA+ na terceira idade

Terremoto

Mais uma colaboração poderosa entre duas drag queens brasileiras. Desta vez, Gloria se reuniu com Lia Clark para a faixa Terremoto, música que coloca um fim no universo de vídeos compartilhados com Iza e Wanessa Camargo. A empreitada começou com Bumbum no Ar, parceria de Lia com Wanessa, foi seguida de LOKO!, música solo de Wanessa, e duas músicas de Gloria Groove: Coisa Boa e YoYo, essa última em parceria com Iza. 

Só o amor 

Preta Gil lançou a faixa Só o Amor com participação especial de Gloria Groove em 30 de outubro de 2019, cujo clipe ainda conta com aparição da atriz Glamour Garcia, a Britney da novela A Dona do Pedaço. O clipe é uma celebração da diversidade, marcada pelo uso das cores do arco-íris, símbolo da bandeira e da luta LGBTQI+. 

+Leia mais: Orgulho LGBTQ+: Conheça 10 games que abraçam a diversidade

Paz, amor e grave

Um dos mais recentes lançamentos com participação de Gloria, a canção foi feita junto do rapper Rincon Sapiência e de Ruxell, produtor musical e DJ que mistura os gêneros dance e eletrônico. Lançado em 13 de dezembro de 2019, semanas após o lançamento do EP Alegoria, da propria Gloria, o clipe mostra a drag queen se soltando na dança junto dos ritmos do afrobeat, funk e trap. 


+ Não é segredo que a música une pessoas. Quer se sentir ainda mais perto da sua banda preferida? Então dá uma olhada nessa lista. Separamos 5 produtos de bandas incríveis para você montar seus looks. 

1 - Camiseta Coldplay: Se você ama a música The scientist do Coldplay, essa camiseta vai virar uma das suas queridinhas. - https://amzn.to/37BruEk 

2 - Camiseta Arctic Monkeys: Fã do Arctic Monkeys? Então dá uma olhada nessa camiseta da banda! Ah, e ela vem em 3 cores para você escolher a que tem mais a sua cara! - https://amzn.to/2se5XRH 

3 - Camiseta infantil The Doors: Achou que seu bebê ia ficar de fora? Claro que não! Com essa camiseta do The Doors, os papais fãs da banda podem compartilhar um pouquinho da sua paixão com os pequenos. https://amzn.to/33ivgij 

4 - Camiseta Queen: Se o hit We Will Rock You está toda hora na sua cabeça (e na sua playlist), esse produto é para você! - https://amzn.to/2ro8msN 

5 - Body Beatles: Atenção, papais amantes de The Beatles! Esse body com estampa de um dos hits mais famosos da banda vai deixar seu bebê suuper estiloso. - https://amzn.to/33ium5p 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.