CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / SUCESSO!

Há 10 anos, Rebecca Black lançava "Friday", "a pior música de todos os tempos"

Em comemoração, a cantora divulgou uma nova versão do sucesso

Redação Publicado em 10/02/2021, às 14h00 - Atualizado às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rebecca Black em cena do clipe de "Friday", que completa dez anos nesta quarta-feira (10) - Reprodução/YouTube
Rebecca Black em cena do clipe de "Friday", que completa dez anos nesta quarta-feira (10) - Reprodução/YouTube

Há dez anos, uma garota de apenas 13 anos lançava seu primeiro single. De letra fácil e manjada, além do ritmo sintetizado e animado, "Friday" estourou pouco tempo depois e tornou Rebecca Black em um sucesso. Não que a música fosse excelente: "Friday" estourou justamente por não ter essa bola toda e, acompanhada de um clipe tão amador quanto a canção, viralizou na internet.

O hit de Rebecca Black recebeu críticas horrorosas da mídia especializada e foi eleita "a pior música de todos os tempos". Ainda assim, "Friday" não parou de tocar por muitos e muitos meses e acabou ficando marcada definitivamente na história da cultura pop. Relembre a canção:

+ Leia também: "As Meninas Superpoderosas": Canal encomenda episódio piloto de série inspirada no desenho

Porém, o sucesso de "Friday", por todos os motivos errados, acabou trazendo problemas para Rebecca. Ela passou a ser vítima de bullying, criou vários gatilhos - não podia ouvir alguém dizendo "Happy Friday!" ("Feliz sexta-feira!") que já imaginava estar sendo alvo de deboche, como revelou em entrevista recente à Bustle - e pensou que sua carreira musical havia acabado antes mesmo de começar. Em 2020, quando a canção completava nove anos, a cantora falou sobre o sofrimento em suas redes sociais:

"Gostaria de poder voltar e conversar com meu eu de 13 anos, que tinha muita vergonha de si mesma e medo do mundo. Ao meu eu de 15 anos, que sentia que não tinha ninguém com quem conversar sobre a depressão que enfrentou. Ao meu eu de 17 anos, que ia para a escola apenas para receber comida jogada nela e em seus amigos. Ao meu eu de 19 anos, que quase todos os produtores/compositores me disseram que nunca trabalhariam comigo. Estou tentando me lembrar mais e mais que cada dia é uma nova oportunidade de mudar sua realidade e elevar seu espírito. Você não é definido por nenhuma escolha. O tempo cura e nada é para sempre", relembrou Rebecca.

+ Leia também: Zack Snyder dá detalhes sobre a aparição do Coringa em nova versão de "Liga da Justiça"

Só que o retorno à música não foi fácil: levou algum tempo até que um produtor musical a levasse a sério depois do estrago de "Friday". O primeiro foi Finneas O'Connell, também conhecido como o irmão de Billie Eilish. Juntos, eles escreveram "Satellite". Bastante diferente de seu primeiro sucesso, a música mostrou uma nova Rebecca e retomou a confiança da jovem, agora aos 20 anos, em ser reconhecida como uma verdadeira cantora. Assista ao clipe:

+ Leia também: Anitta comanda o reality show "Ilhados com Beats", com convidados isolados em uma ilha

Atualmente, Rebecca divulga o seu mais recente single, "Girlfriend", inspirado em um relacionamento da cantora com uma ex-namorada. Além disso, para mostrar que o trauma de "Friday" ficou no passado, a cantora lançou uma nova versão da música, com as participações de Dorian Electra, Big Freedia e o duo 3OH!3: