CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / EMOCIONANTE

Veterano da Segunda Guerra desbanca Justin Bieber e Ed Sheeran em parada britânica

'Shores of Normandy' relembra o histórico Dia D, que completa 75 anos, testemunhado por Jim Radford

Redação Digital Publicado em 06/06/2019, às 15h59 - Atualizado às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jim Radford - Divulgação/Youtube
Jim Radford - Divulgação/Youtube

Jim Radford, um senhor de 90 anos de idade, veterano do Dia D da Segunda Guerra Mundial, o histórico desembarque das forças aliadas na Normandia, no norte da França, está em primeiro lugar na parada musical britânica da Amazon.

Ele conseguiu desbancar Justin Bieber e Ed Sheeran, agora em segundo lugar com a parceria I Don't Care. Katy Perry, por exemplo, está apenas em sexto lugar com o novo single Never Really Over. Esse sucesso épor conta da gravaçao de uma canção composta por Jim há 50 anos, no aniversário de 25 anos do histórico Dia D, que, neste 6 de junho, completa 75 anos.

Radford tinha 15 anos na época e servia a Marinha Mercante Britânica. Ele explicou ao New York Post sobre o significado do single de nome Shores of Normandy, relançado pelo Normandy Memorial Trust, para arrecadar fundos para construir um memorial no local da invasão"A música é para lembrar os caras corajosos que não voltaram", disse.

++ Dia D: Há 75 anos acontecia o lélebre desembarque na Normandia

O veterano relembrou ao site sobre a experiência que viveu, a bordo de um rebocador no Dia D. "Sua principal preocupação é não deixar seus companheiros para baixo", afirmou. "Você não está pensando em rei ou país, você não está pensando em democracia. Você está pensando: 'Meus amigos dependem de mim, como eu dependo deles', revelou. 

"Isso ficou comigo. Qualquer um que estivesse na Normandia, todos nós nos sentimos ligados uns aos outros. E especialmente para todos os rapazes que não voltaram ”, relatou.

Ele agora pertence ao Veterans for Peace, uma organização anti-guerra, e espera que a canção sirva de alerta para a nova geração sobre os horrores da guerra. "O significado e a seriedade foram esquecidos", disse. "Eu não acho que os jovens hoje percebam o quão sério era ... 1 em cada 4 marinheiros da Marinha Mercante foi morto durante a guerra", contou.

+ Justin Bieber e Ed Sheeran se divertem com chroma key no clipe de 'I Don't Care'

"A mensagem que quero transmitir é que não devemos deixar que isso aconteça novamente", completou. Confira: