CineBuzz
News / NÃO ERA AUTORIZADA

Estátua de manifestante negra é removida em menos de 24 horas no Reino Unido

Escultura substituía a do traficante de escravos Edward Colston, jogada no rio de Bristol durante protesto

Redação Publicado em 16/07/2020, às 08h38 - Atualizado às 08h51

Batizada de Uma Onda de Poder, estátua criada pelo artista plástico Marc Quinn substituiu uma homenagem a um traficante de escravos - marcquinnart/Instagram
Batizada de Uma Onda de Poder, estátua criada pelo artista plástico Marc Quinn substituiu uma homenagem a um traficante de escravos - marcquinnart/Instagram

Erguida em Bristol na quarta-feira (15), para substituir a imagem do traficante de escravos Edward Colston, derrubada e jogada em um rio durante protestos antirracistas em junho passado, a estátua de uma manifestante negra, que homenageava o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre), foi removida em menos de 24 horas.



Intitulada A Surge of Power (Uma Onda de Poder), a escultura foi criada pelo artista plástico Marc Quinn e mostra uma mulher negra de punho erguido sobre um pedestal. Quinn se inspirou em uma foto de Jen Reid, uma residente local, durante um dos protestos, a quem credita como co-autora da obra.

+ Leia mais: Estátua de traficante de escravos é substituída por uma de manifestante negra no Reino Unido

A decisão pela retirada da estátua foi do Conselho Municipal de Bristol, afirmando que o artista não tinha permissão para erguer o monumento naquele local. A remoção foi feita às 5h30 da manhã, em horário local, desta quinta-feira (16).

Em depoimento publicado em suas redes sociais, Quinn declarou saber que não podia instalar a obra no local e que ela havia sido feita para ser algo temporário: "Jen e eu não estamos colocando esta escultura no pedestal como uma solução permanente para o que deveria estar lá - é uma faísca que esperamos que ajude a trazer atenção a essa questão vital e urgente", declarou.

+ Leia mais: Garçonete que expulsou cliente racista ganha mais de 470 mil reais em gorjetas

"Queremos continuar destacando o problema inaceitável do racismo institucionalizado e sistêmico que todos têm o dever de enfrentar", acrescentou. "Essa escultura tinha que acontecer no domínio público agora: essa não é uma questão nova, mas parece que houve um ponto de inflexão global. É hora de ação direta agora".

 


+ Já pensou poder controlar as tarefas do seu dia a dia de uma maneira super tecnológica! Acredite se quiser, mas isso já é possível com os dispositivos Echo! Controlados pela Alexa, assistente de voz da Amazon, com eles você pode realizar diversas atividades por meio de alguns comandos. Confira:

1. Echo Dot 3ª geração: https://amzn.to/2Ty61aI

2. Echo Show 5: https://amzn.to/366fSae

3. Echo 3ª geração: https://amzn.to/2Ny2ghp

4. Echo Show 8: https://amzn.to/2PO3x5f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.