CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
News / EVOLUÇÃO

Estátua de traficante de escravos é substituída por uma de manifestante negra no Reino Unido

A escultura de Edward Colston havia sido jogada no rio de Bristol durante protesto antirracista

Redação Publicado em 15/07/2020, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto publicada no perfil de Marc Quinn - Instagram
Foto publicada no perfil de Marc Quinn - Instagram

A estátua de Edward Colston, em Bristol, na Inglaterra, foi substítuida secretamente por uma de manifestante negra na manhã da última terça-feira (14).

Uma escultura da imagem de Jen Reid passou a ocupar o espaço vazio desde 7 de junho, quando o monumento do traficante de escravos foi derrubado e jogado no rio da cidade britânica. A manifestante foi uma das pessoas que ajudou a jogar a atirar a estátua na água.

A obra feita pelo artista plástico Mac Quinn faz referência ao registro fotográfico de uma das manifestações do Black Lives Matter, movimento antirracista. A mulher negra aparece sobre o pedestal e com o punho levantado como resistência. Cerca de 10 pessoas ajudaram a levantar a estátua.

De acordo com o The Guardian, Quinn trabalhou na escultura, que levou o título de A Surge of Power (Jen Reid) 2020, que significa Uma Onda de Poder (Jen reid) 2020, por semanas.

Em publicação no Instagram, o artista agradeceu à Jen Reid e contou sobre a estátua produzida como forma de protesto e com base no relato da ativista sobre quando derrubaram o monumento do escravocata do século XVII.



“Era como se uma carga elétrica de energia estivesse passando por mim. Meus pensamentos imediatos foram para as pessoas escravizadas que morreram nas mãos de Colston e para lhes dar poder. Eu queria dar poder a George Floyd, queria dar poder a negros como eu, que sofreram injustiças e desigualdades. Uma onda de energia para todos eles”, contou Jen Reid à Marc Quinn.

+ Leia Mais: Estátua de Cristóvão Colombo é derrubada por manifestantes em Baltimore, nos EUA

Marvin Rees, prefeito da cidade, emitiu um comunicado que diz que o futuro do pedestal e o que está instalado nele deve ser decidido pelo povo de Bristol. Ele ainda afirmou que a escultura era obra e decisão de um artista de Londres. “Não foi solicitada e não foi dada permissão para que ela fosse instalada”, concluiu sem dar certeza se a estátua será removida. Confira a publicação de Marc Quinn:


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada porta-pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic: https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona reclinável, K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.