CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Pride / Pride

50 anos de Stonewall: filmes, música, livros e games para celebrar o Orgulho LGBTQ+

Ao longo do mês, a Exitoína produziu uma série de conteúdos especiais para celebrar Stonewall e o Orgulho LGBTQ+

Pedro Rocha, editor da Exitoína Publicado em 28/06/2019, às 12h05 - Atualizado às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada do bar The Stonewall Inn, em Nova York - Pedro Rocha
Fachada do bar The Stonewall Inn, em Nova York - Pedro Rocha

Há 50 anos, exatamente no dia 28 de junho de 1969, pela primeira vez um grupo de pessoas homossexuais e transexuais se organizou para lutar contra a opressão, já que a polícia de Nova York vinha invadindo violentamente estabelecimentos considerados gays na cidade. Foi no bar The Stonwall Inn que a comunidade, hoje conhecida pelas letras LGBTQIA, lutou unida. 

Não por acaso, o dia de início da chamada Revolta de Stonewall ficou conhecido como o Dia Internacional do Orgulho LGBT (e Q e I e A). 

A longo de todo o mês de junho, a Exitoína Brasil celebrou os 50 anos de Stonewall com uma série de conteúdos especiais que fazem referência ao impacto daquele 28 de junho na luta LGBT e que mostram a celebração crescente à diversidade que temos observado na cultura pop mundial. 

Ainda há, claro, muita luta pela frente. Mas hoje é dia de, também, comemorar. Veja, abaixo, a nossa lista de conteúdos especiais para celebrar este 28 de junho, os 50 anos de Stonewall: 

10 filmes sobre ativistas LGBTQ+ que você precisa assistir

O principal nome da Revolta de Stonewall foi o da drag queen transexual Marsha P. Johnson. Há, na Netflix, um documentário sobre ela, mas também há uma série de outros filmes sobre alguns dos principais ativistas LGBT do mundo. 

Conheça 10 games que abraçam a diversidade

Quando pensa-se em videogames, a temática da diversidade e da inclusão, por muitas vezes, passam longe. Porém, com as demandas sociais e as mudanças de mentalidade que vêm ocorrendo ao longo do tempo, cada vez mais jogos têm abraçado a causa LGBTQ+ e atualizado o modo de jogar os games. 

10 livros brasileiros recentes sobre o universo LGBTQ+ no país

No Brasil, país ainda muito marcado pela LGBTfobia, as narrativas e histórias da comunidade se destacam em meio a um cenário ainda caótico. Listamos livros brasileiros com narrativas LGBTQ+ mais repercutidos dos últimos tempos para você ler e reler, exaltando a cultura LGBT nacional. São obras de ficção e realidade, de autores renomados a youtubers famosos. 

Conheça atores trans que estão arrasando nas séries americanas

É importante relembrar como a letra T da sigla, dos transsexuais, também precisa de representatividade. Afinal, uma das líderes de Stonewall foi uma mulher trans, Masha P. Johnson. Atualmente, nas produções televisivas, existem grandes atores e atrizes transsexuais, vivendo papéis trans ou não, e que vêm brilhando nas séries norte-americanas.

22 artistas brasileiros que apoiam a causa LGBTQIA+ sem pensar em pink money

Conhece o termo “pink money”? Ele se refere a quando um artista ou marca usa as cores do arco-íris e se diz pró-LGBTQIA+ só para vender mais. É o que muita gente acusa as marcas mais famosas do mundo de fazerem em junho, considerado o mês da luta LGBTQIA+. Mas tem artistas brasileiros que lutam o ano inteiro, não apenas em junho. Saiba quem são.

Ellen DeGeneres e mais lésbicas famosas que estão lutando pelos direitos LGBTQ+

As mulheres lésbicas sempre foram muito presentes na luta dos direitos LGBTQ+, mesmo não ganhando o reconhecimento merecido. Por isso, resolvemos homenagear três das ativistas mais famosas da causa no momento, a americana Ellen DeGeneres e as brasileiras Daniela Mercury e Bruna Linzmeyer. 

Conheça artistas trans e não-binárias que brilham na música eletrônica

Quando se fala de LGBTQIAs na indústria musical, ainda precisamos de mais visibilidade. Mesmo sendo uma evolução gradativa, não são todos que tem os holofotes para mostrar sua arte, principalmente a comunidade trans. No mundo da música eletrônica, nomes como SOPHIE e Arca têm se destacado, por já terem trabalhado com grandes artistas como Madonna, Kanye West e Björk. Conheça mais sobre elas aqui.

Saiba quem são os artistas pop internacionais que mais apoiam a causa LGBTQ+

Artistas pop internacionais, que contam com uma base de fãs bem diversa, são alguns porta-vozes da comunidade LGBT e lutam na linha de frente pela igualdade e pela tolerância. Madonna, Lady Gaga e Britney Spears são algumas das estrelas do mundo pop que constantemente usam a sua plataforma para se juntar aos fãs na luta por igualdade de direitos. 

7 motivos que fazem de Pabllo Vittar a maior estrela pop LGBTQ+ do mundo

Pabllo Vittar só cresce cada vez mais como um grande ícone LGBTQ+ não só pro Brasil, mas para o mundo. Com turnê internacional, diversas parcerias e muita visibilidade, a cantora não para de ganhar fama. Por isso, selecionamos os sete motivos que fazem de Pabllo Vittar a maior estrela pop LGBTQ+ do mundo. Confira aqui

Além de RuPaul e das queens de 'Drag Race': conheça mais drag queens que fizeram história

O primeiro episódio de RuPaul’s Drag Race foi ao ar no dia 2 de fevereiro de 2009 na televisão americana. De lá pra cá, muita coisa mudou no mundo drag queen e LGBT+, sendo que o reality ganhou sucesso internacional e ajudou a catapultar a fama das drag queens que passaram pela competição. Porém, o programa americano que passou a ser parte da cultura mainstream só pôde ser idealizado e transmitido devido a uma tradição drag que já vinha de tempos atrás. 

'Crônicas de San Francisco' e mais 10 séries sobre o universo LGBTQIA+ para ver no streaming

Aproveitando o mês do Orgulho LGBTQ+, foi lançada Crônicas de San Franciso, uma série que chega à Netflix para falar sobre a comunidade LGBT dos EUA. Muitas produções da TV americana contam com personagens LGBT no enredo, mas, muitas vezes, em contextos secundários ou sem muita importância na trama. Crônicas de San Francisco, no entanto, traz este mundo no centro. Além dela, existem outras produções da Netflix e também de outros serviços de streaming que abordam temas necessários e apresentam histórias envolventes sobre a comunidade LGBT. Saiba aqui quais são