CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

O que é "mockumentary", formato homenageado no 7º episódio de "WandaVision"?

Novos capítulos da série são lançados todas as sextas-feiras no Disney+

Redação Publicado em 18/02/2021, às 13h15 - Atualizado em 19/02/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novo episódio de "WandaVision" será em estilo "mockumentary", o mesmo de séries como "Modern Family" e "The Office" - Reprodução/Marvel Studios/ABC/NBC/Disney
Novo episódio de "WandaVision" será em estilo "mockumentary", o mesmo de séries como "Modern Family" e "The Office" - Reprodução/Marvel Studios/ABC/NBC/Disney

Desde a sua estreia, em 15 de janeiro, "WandaVision" tem homenageado diversos estilos de sitcoms e, no 7º episódio, "Derrubando a Quarta Parede", que chegou ao Disney+ nesta sexta (19), a série abordou o estilo mockumentary, já utilizado em séries populares como "Modern Family" e "The Office". Mas o que é um mockumentaryExitoína Brasil explica!

A palavra "mockumentary" vem da junção das palavras em inglês "mock", algo como zombar, e "documentary", que se traduz como "documentário". Ou seja, é um "documentário de zoação", um documentário falso. Estima-se que o formato tenha surgido com o filme "Os Deuses Devem Estar Loucos", de 1980, e amplamente utilizado nas telonas, até cair nas graças dos programas de televisão, especialmente os de comédia.

+ Leia também: Cinco destaques importantes do sexto episódio de "WandaVision"

Com o lançamento de um trailer horas antes do episódio chegar à plataforma de streaming, internautas logo associaram o 7º episódio de "WandaVision" com "Modern Family" (2009-2020), que usou o estilo mockumentary em todas as suas 11 temporadas. No entanto, produções de sucesso como "Arrested Development" (2003-2006, 2013-atualmente), "The Office" (2005-2013) e "Parks and Recreation" (2009-2015) já abusavam do formato muito tempo antes.

Ele é caracterizado por conter cenas roteirizadas intercaladas por comentários - também roteirizados, é claro - dos personagens, abordando as situações vividas por eles,  exatamente como um documentário. Como exemplo mais recente, temos "High School Musical: A Série: O Musical" (2019-atualmente), que também usa o estilo para contar as histórias.

+ Leia também: Wanda se dá um dia de folga em divertida cena do novo episódio de "WandaVision"

No início do novo episódio, Wanda (Elizabeth Olsen) decide se dar um dia de folga após os eventos do último episódio: "Olha, todos nós já estivemos nessa situação: deixando o nosso medo e a nossa raiva dominar a gente, intencionalmente expandindo as fronteiras do mundo falso que a gente criou", diz a vingadora, referindo-se ao final de "Um Halloween Assustadoramente Inédito", em que usou os seus poderes para expandir o Hex e salvar a vida de Visão (Paul Bettany), que morreu ao fugir do domo.

Em seguida, vemos Tommy Billy tentando jogar videogames, mas os jogos mudam frequentemente, indicando que algo está errado e Wanda pode estar perdendo controle da realidade. Além disso, Billy, que descobriu ter poderes similares ao da mãe, reclama de dores em sua cabeça, um indício de que a telepatia está ganhando ainda mais força. Wanda, por sua vez, diz que está tirando um dia para descansar os olhos. Confira a cena:

+ Leia também: E se Darcy Lewis for Mephisto, ao invés de Pietro Maximoff, em "WandaVision"?

Em "WandaVision", uma mistura de sitcoms clássicos com as aventuras épicas da Marvel, Wanda vive uma vida ideal com Visão em um subúrbio americano, mas as coisas começam a dar errado quando eles percebem que nem tudo é o que parece. Assista ao trailer:

+ Leia também: Pietro Maximoff levará os mutantes de "X-Men" para o Universo Marvel em "WandaVision"?

Além de Elizabeth Olsen e Paul Bettany, também temosno elenco Teyonah Parris como a versão adulta de Monica Rambeau, apresentada em "Capitã Marvel", e os retornos de Kat Dennings, a Darcy Lewis de "Thor", e Randall Park, como o agente do FBI Jimmy Woo, de "Homem-Formiga e a Vespa". A novidade é Kathryn Hahn, que interpreta a simpática (e misteriosa) vizinha de Wanda, Agnes.