CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / Séries / PRONUNCIAMENTO

Rick Riordan se pronuncia sobre ataques contra atriz de "Percy Jackson": "Isso é racismo"

Autor da série de livros defendeu a escalação de Leah Sava como Annabeth Chase

CAMILA GOMES | @CAMILAGMS Publicado em 10/05/2022, às 15h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leah Sava Jeffries, Rick Riordan, Walker Scobell e Aryan Simhadri nos bastidores de "Percy Jackson e os Olimpianos" - Divulgação/Disney+
Leah Sava Jeffries, Rick Riordan, Walker Scobell e Aryan Simhadri nos bastidores de "Percy Jackson e os Olimpianos" - Divulgação/Disney+

Na última semana, o Disney+ anunciou que Leah Sava Jeffries e Aryan Simhadri se juntaram a Walker Scobell como protagonistas de “Percy Jackson e os Olimpianos” e desde então, o elenco vem sofrendo uma série de ataques racistas nas redes sociais. Nesta terça-feira (10), o escritor Rick Riordan precisou se pronunciar e defender a decisão de escalar a dupla para interpretar Annabeth Chase e Grover Underwood.

Em seu blog pessoal, o escritor da famosa série literária sobre mitologia grega publicou uma carta aberta sobre as críticas envolvendo a escalação de Leah Sava como Annabeth. Segundo uma parcela dos fãs, a atriz não deveria ter recebido o papel da protagonista por ter a mesma aparência que Annabeth tem nos livros, isto é - por não ser branca, loira e de olhos claros.

“Este post é especificamente para quem tem algum problema com a escalação de Leah Jeffries como Annabeth Chase. É uma pena que esses posts precisem ser escritos, mas eles precisam. Primeiro, deixe-me esclarecer que estou falando aqui apenas para mim. Esses pensamentos são apenas meus. Eles não necessariamente refletem ou representam as opiniões de qualquer parte da Disney, do programa de TV, da equipe de produção ou da família Jeffries”, disse ele no início.

Riordan voltou a declarar que não priorizou as características físicas dos personagens durante a seleção dos atores, e sim a personalidade de cada um. O intuito principal da equipe era montar um elenco diversificado e inclusivo. “A resposta ao elenco de Leah foi extremamente positiva e alegre, como deveria ser. Leah traz tanta energia e entusiasmo para esse papel, tanto da força de Annabeth. Ela será um modelo para as novas gerações de garotas que verão nela o tipo de heroína que querem ser”, afirmou.

Em seguida, declarou: “Se você tiver um problema com esse elenco, no entanto, fale comigo. Você não tem mais ninguém para culpar. O que quer que você tire desta postagem, devemos concordar que intimidar e assediar uma criança online é indesculpavelmente errado. Por mais forte que Leah seja, por mais que tenhamos discutido o potencial para esse tipo de reação e a intensa pressão que esse papel trará, os comentários negativos que ela recebeu online estão fora de linha. Eles precisam parar. Agora.”

“Você se recusa a acreditar em mim, o cara que escreveu os livros e criou esses personagens, quando digo que esses atores são perfeitos para os papéis por causa do talento que trazem e da maneira como usaram suas audições para expandir, melhorar e eletrificar as falas que eles foram dados. Uma vez que você veja Leah como Annabeth, ela se tornará exatamente do jeito que você imagina Annabeth, supondo que você dê a ela essa chance, mas você se recusa a acreditar que isso pode ser verdade. Você está julgando a adequação dela para esse papel única e exclusivamente pela aparência dela. Ela é uma garota negra interpretando alguém que foi descrito nos livros como branco. Amigos, isso é racismo”, completou Rick.

A adaptação seriada de “Percy Jackson e os Olimpianos” será lançada no Disney+. As gravações estão previstas para começar em junho deste ano.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!