CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Série mostra representação LGBTQIA+ ao longo dos anos em novelas da Globo

"Orgulho Além da Tela" estreou no Globoplay na segunda (11)

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/10/2021, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Série mostra representação LGBTQIA+ ao longo dos anos em novelas da Globo - Reprodução/TV Globo
Série mostra representação LGBTQIA+ ao longo dos anos em novelas da Globo - Reprodução/TV Globo
A série documental "Orgulho Além da Tela", estreou na última segunda (11), no Globoplay, mostrando a trajetória das novelas da Globo, desde os anos 70 até os dias atuais, acompanhando a evolução da representatividade LGBTQIA+ na sociedade e na forma como ela foi abordada na ficção.
Durante os três episódios, a série mostra o impacto das tramas ficcionais em muitas histórias de vida reais. "O recorte foi feito em cima de personagens que tiveram mais espaço dentro das novelas e que foram importantes para criar um diálogo com a sociedade. A gente começa com o primeiro personagem, feito pelo Ary Fontoura em 1970, e, a partir daí, vamos destacando outros que fizeram essa história avançar", conta a diretora geral Antonia Prado.
Ao todo, foram 50 pessoas entrevistadas entre elenco da Globo e personagens da vida real que falam sobre a construção desses personagens e o reflexo deles na sociedade. São simbólicos e discutiram de forma mais aprofundada questões que envolvem orientação sexual e identidade de gênero, gerando um debate na sociedade”, destaca o redator Lalo Homrich, que concebeu o projeto a partir de sua tese de doutorado sobre o tema.   
A série percorre a trajetória dos personagens LGBTQIA+ ao longo das cinco décadas subsequentes e também resgata importantes marcos da história do país que contribuíram ora para uma maior aceitação das tramas, ora para rejeição das novelas pelo público.
Ao traçar essa cronologia, o documentário costura o material de acervo com depoimentos dos atores que deram vida a essas histórias e das mentes criativas por trás das obras, como Aguinaldo Silva, Walcyr Carrasco, Manoel Carlos, Gloria Perez, entre outros. A participação de telespectadores que tiveram suas vidas tocadas por personagens LGBTQIA+ também faz parte dos episódios.
A série ainda promove encontros especiais e marcantes entre essas pessoas e os atores que deram vida aos personagens e cenas que se destacaram ao longo dos anos, como Mateus Solano e Antonio Fagundes, o inesquecível Félix e seu "Papito", de "Amor à Vida", com pai e filho que voltaram a se aproximar após a cena final da novela, entre outros momentos de grande emoção.