CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Série “Sou Moderno, Sou Índio” coloca a identidade e a autenticidade indígena em foco

Em cartaz no canal CINeBRASiL TV, série foi realizada por equipe formada por indígenas

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/12/2021, às 15h29 - Atualizado às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Série “Sou Moderno, Sou Índio” coloca a identidade e a autenticidade indígena em foco - Divulgação/Lente Viva Filmes
Série “Sou Moderno, Sou Índio” coloca a identidade e a autenticidade indígena em foco - Divulgação/Lente Viva Filmes

"Sou Moderno, Sou Índio", série contemporânea que coloca a identidade e a autenticidade indígena em foco estreou com seus 6 primeiros episódios de 26 minutos no canal CINeBRASiL TV. Os demais episódios chegarão em 2022.

Vencedora do Prêmio Especial do Júri da Categoria Jallalla no 16º Festival Arica Nativa, Chile, 2021, a série produzida por Thiago Tambelli, com direção de Carlos Eduardo Magalhães, mostra o aproveitamento e a ressignificação dos povos originários brasileiros através da aproximação da comunicação e com uma linguagem moderna, incluindo e explicando, ao longo de cada episódio, os diversos temas apresentados pelos personagens a partir do seu cotidiano nas aldeias ou nas cidades.

A série propõe um contraponto ao imaginário vigente sobre o indígena, longe das figuras míticas de selvagem, preguiçoso, indolente e desinteressado, os personagens que constroem o tecido dramatúrgico da série são altamente ligados à tecnologia e participantes ativos do cotidiano urbano das mais diferentes maneiras, ao mesmo tempo em que também são intimamente ligados a seus povos e sua cultura.

Além de dar voz a diversos povos do Brasil – Guarani, Huni Kui, Ashaninka, Xucuru, Tukano, Guarani Kaiowá, Tupinambá, Baniwa, Wapixana, Guajajara, Yawanawá, Boe Bororo, Tikuna e Kokama –, toda a equipe de "Sou Moderno, Sou Índio", desde a direção de fotografia, direção de arte, som direto, roteirista até a trilha sonora, é composta por profissionais indígenas.

A série está no ar pelo canal CINeBRASiL TV desde o início de dezembro, com um novo episódio a cada domingo, às 22h, e reprises durante a semana. A partir de janeiro de 2022, novos episódios estrearão.