CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

10 produções da Netflix que abordam racismo e questões raciais

"American Son" e "Homecoming" são alguns dos destaques

Redação Publicado em 08/10/2020, às 18h27 - Atualizado às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas de "American Son" e "Homecoming" - Reprodução/Netflix
Cenas de "American Son" e "Homecoming" - Reprodução/Netflix

Nos últimos anos e principalmente em 2020, movimentos relacionados à luta racial e contra o racismo, como o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam em português), estão cada vez mais presentes nos debates sociais.

E é claro que este assunto não ficaria de fora do audiovisual, como é o caso de diversas séries, documentários e filmes que são feitos para abordar o tema, gerar debate entre o público e conscientizar as pessoas.



Muitas dessas produções estão disponíveis em plataformas de streaming como a Netflix. Listamos 10 produções sobre questões raciais e racismo para assistir.

+Leia mais: Netflix divulga sinopse de "Crônicas de Natal 2"; veja

Veja: 

"Dear White People"
A série é uma satírica americana baseada no filme de 2014 de mesmo nome. A trama segue um grupo de estudantes negros tentando sobreviver em uma universidade predominantemente branca.

"Moonlight - Sob a luz do Luar"
O longa foi o grande vencedor do Oscar em 2016 e conta a história de Chiron, um jovem homem negro e gay que cresceu em Miami e precisa lidar com diversos esteriótipos.

"Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi"
Baseado no romance homônimo de 2008, Mudbound conta a história de duas famílias do Mississippi - uma negra e uma branca - e as diferentes vidas que levam no sul de Jim Crow.

"A Vida e a História de Madam C.J. Walker"
A produção conta a história da primeira mulher milionária que se fez sozinha, Madame C.J. Walker. Ela revolucionou o tratamento dos cabelos negros e trouxe mudanças sociais para o seu tempo.

"The Black Godfather"
Clarence Avant foi um executivo musical que trabalhou e influenciou todos, de Snoop Dogg a Barack Obama. Este documentário explora sua vida e legado.

+Leia mais: Vem aí! Confira os títulos natalinos da Netflix para 2020

"Homecoming"
O documentário/show conta todo o processo criativo da cantora Beyoncé para sua apresentação no festival Coachella.

"Becoming"
O documentário mostra detalhes nunca antes vistos da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

"Olhos que Condenam"
A premiada série de Ava DuVernay é uma narrativa ficcional que conta a história de cinco adolescentes negros que foram condenados por um estupro brutal, que não cometeram.

"13th"
Também de DuVernay, a produção explora o encarceramento em massa na América, mostrando que o sistema prisional é desproporcionalmente composto de presidiários negros.

"American Son"
Protagonizado por Kerry Washigton, o filme é uma adaptação de uma peça homônima. A trama conta a história de uma família interracial que está tentando encontrar seu filho, mas precisa lidar com o racismo policial.


LIVROS DE FANTASIA PARA GENTE GRANDE

1. Box Trilogia O Senhor dos Anéis: https://amzn.to/2KCfdW4

2. O nome do vento: https://amzn.to/2NZUmOw

3. Sol e Tormenta: https://amzn.to/343WdYh

4. Prince of Thorns (The Broken Empire, Book 1): https://amzn.to/2OvfBXJ

5. O poder da espada: https://amzn.to/2Xr7NdF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.