CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / Crescimento

Retrospectiva 2019: Em ano chave, Amazon Prime Video e Globoplay acirram disputa com Netflix no streaming brasileiro

Com sucesso em premiações e séries originais, a concorrência segue crescendo

Redação Publicado em 08/01/2020, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens de The Boys e Ilha de Ferro para divulgação das séries - Divulgação/Amazon/Globo
Personagens de The Boys e Ilha de Ferro para divulgação das séries - Divulgação/Amazon/Globo

O ano de 2019 foi movimentado para os serviços de streaming no Brasil. Acontecerem diversas coisas nas principais plataformas, desde a diminuição do preço do Amazon Prime Video, o anúncio de investimento bilionário no Globoplay, a chegada do Apple TV+ e a vinda próxima do Disney+, além de diversos lançamentos de séries originais de cada plataforma.

E tudo isso, certamente, ameaça a soberania da veterana Netflix, que pode perder uma quantia considerável de espaço para essas plataformas de streaming.

No entanto, o Amazon Prime Video e o Globoplay são os dois streamings que tiveram um ótimo aproveitamento em 2019, com séries de canais estrangeiros transmitidas exclusivamente no serviços e diversas produções originais que agradam tanto o público quanto a mídia.

+ Leia mais: Ex-007, Pierce Brosnan se junta ao elenco do novo Cinderela, estrelado por Camila Cabello

Amazon Prime Video

Lançado no Brasil em 2016, o Amazon Prime Video, serviço de streaming da Amazon, empresa de comércio online de diversos produtos, teve um ótimo ano de 2019, lançou diversas novas temporadas (Jack Ryan, Fleabag, Deuses Americanos, etc) e séries originais novas (The Boys, Good Omens, etc).

A plataforma ainda oferece um preço mais baixo que a concorrente Netflix, cobrando dos usuários a bagatela de R$ 9,90 por mês.

Capitão Pátria e Rainha Maeve em The Boys - Divulgação/Amazon

As séries do Prime Video tem sido um verdadeiro sucesso. Um de seus lançamentos mais comentados no ano foi The Boys, que só em seus primeiros 10 dias obteve uma média de cerca de 4,1 milhões de espectadores. No entanto, a primeira temporada de The Boys foi superada pelo segundo ano de Jack Ryan, que obteve uma audiência média de 4,6 milhões de espectadores nos primeiros 10 dias.

Mas o Prime Video está indo além, ganhando e sendo indicado aos prêmios mais importantes da TV, como o Emmy, SAG Awards e Globo de Ouro.

No Emmy de 2019, a plataforma dominou os prêmios relacionados a séries de comédia. The Marvelous Mrs. Maisel foi vitoriosa em duas categorias: Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia (Tony Shalhoub) e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia (Alex Borstein).

Ainda no Emmy, Fleabag foi o principal destaque, Levando Melhor Série de Comédia, Melhor Atriz em Série de Comédia (Phoebe Waller-Bridge) e Melhor Roteiro de Comédia (Episode 1).

Essas séries também se destacaram em outras duas premiações: Globo de Ouro e SAG Awards.

Personagens de The Marvelous Mrs. Maisel - Divulgação/Amazon

Começando pelo Globo de Ouro, Fleabag e The Marvelous Mrs. Maisel foram indicadas em duas categorias, que são Melhor Série Televisiva de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Série Televisiva de Comédia ou Musical

Indo para o SAG Awards, ambas as séries foram indicadas nas mesmas três categorias, que são Melhor Elenco em Série de Comédia, Melhor Ator em Série de Comédia e Melhor Atriz em Série de Comédia.

Um outro grande destaque do Prime Video esse ano, foi o anúncio de seis novas produções brasileiras, sendo quatro séries, um reality show e uma série documental. Todas essas produções serão coordenadas por Malu Miranda, diretora de originais nacionais e produzidas por estúdios como Conspiração Filmes, Los Bragas e O2 Filmes.

Dessas seis novas produções, apenas duas possuem data de estreia. A primeira a estrear é Tudo ou Nada: Seleção Brasileira, versão brasileira da série do Prime Video All or Nothing, que sua primeira temporada contará a trajetória da seleção brasileira durante a Copa América de 2019. A primeira temporada tem estreia marcada para o dia 21 de janeiro de 2020.

Personagnes principais de Good Omens m frente de uma escada rolante - Divulgação/Amazon

A outra produção com uma data é o reality show Soltos em Floripa, não foi divulgado muita informação sobre esse reality, no entanto sabe-se que contará com comentários de Pabllo Vittar e outras celebridades ainda não anunciadas. O reality será lançado no começo de 2020.

Uma das outras séries é Dom, que está com esse nome provisório, é dirigida por Breno Silveira (2 Filhos de Francisco, Gonzaga: De Pai Para Filho) e contará a história real da relação de Luiz Victor Dantas, um policial, com seu filho Pedro Dom, que entra para o crime e acaba se tornando um dos criminosos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Dom ainda não tem data de estreia definida.

A segunda série é Setembro, que contará a história de uma mulher trans que descobre que teve um filho com uma outra mulher, com quem teve relação sete anos atrás. A equipe de roteiristas será liderada por Josefinna Trotta, roteirista argentina. Setembro ainda não tem data de estreia definida.

A terceira série é Lov3, que mostrará a vida dos irmãos Ana, Beto e Sofia e o rumo de suas vidas e relacionamentos após descobrirem do divórcio de seus pais, que foram casados por 30 anos. L.OV3 será uma série de comédia e tem na equipe criativa Rafael Lessa (Samantha!) e Felipe Braga (Sintonia). Lov3 ainda não tem data de estreia definida.

A única série sem maiores detalhes é um projeto do Marcelo D2, que contará histórias e dificuldades que as mães que vivem em comunidades carentes passam. Esse projeto não tem nome nem data de estreia definida.

+ Leia mais: E.T. e Elliot se reúnem após 37 anos em emocionante comercial de fim de ano; assista

Globoplay

O Globoplay, serviço de streaming da Globo, também veio em 2019 com força total. Com diversas séries originais como Assédio (2018), Ilha de Ferro (2018), Além da Ilha (2018), Shippados (2019), Eu, a Vó e a Boi (2019), Aruanas (2019) e A Divisão (2019). Além das que estrearão em 2020, que é o caso de Arcanjo Renegado, Desalma e Onde Está Meu Coração.

Elenco de Aruanas em foto no set - Divulgação/Globo

O investimento da Globo na plataforma tende a aumentar ainda mais, tanto que Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo Globo, deu uma entrevista ao jornal Valor Econômico e falou sobre os planos para o serviço: "A Globo planeja investir R$ 1 bilhão no Globoplay e em novas tecnologias em 2020".

Nóbrega ainda falou do diferencial do Globoplay em relação aos outros streamings. "A Globo pode agregar conteúdo diferente aos usuários brasileiros, como esportes e jornalismo", afirmou. Equanto isso, plataformas como o Prime Video e Netflix "têm alcance global, mas estão concentradas em séries". 

Continuando nos diferenciais da plataforma, as novelas possuem um grande destaque. A emissora disponibiliza os episódios no Globoplay e ainda com uma vantagem: os capítulos novos das novelas são lançados antes no serviço, para então serem transmitidos na TV aberta. Assim como acontece com algumas séries, que chegam primeiro ao Globoplay para então chegaram na TV, seja aberta ou fechada. 

Essa relação do seviço com as novelas chegou à Netflix, que irá produzir novelas originais e está em busca de atores consagrados do ramo. Ela faz isso por conta delas serem o principal produto de audiovisual de massa do país. Como continuidade desse processo, a plataforma renovou Coisa Mais Linda, cujo estilo remete às novelas, para uma segunda temporada. A informação é do NaTelinha.

O serviço também está investindo em séries documentais, como é o caso do Marília Mendonça: Todos os Cantos, lançado em setembro de 2019 e a série documental Caso Evandro, ainda sem data de estreia definida.

Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch, protagonistas de Shippados - Divulgação/Globo

As séries internacionais também estão ganhando força, como The Good Doctor, que é exclusiva do serviço, e a primeira temporada de The Handmaid’s Tale, série que no Brasil só é exibida na TV fechada. O Globoplay conta também com as famosas e premiadas House e The Big Bang Theory.

Com esses fatores, a notoriedade do serviço cresce e chega a ser uma ameaça aos outros streamings multinacionais, mosrando a força que o Globoplay possui.

+ Leia mais: Steven Spielberg e Tom Hanks produzirão minissérie sobre Segunda Guerra Mundial para Apple TV+

Mais concorrentes na batalha

Fato é que a concorrência dos serviços de streaming está cada vez mais acirrada, tirando a Netflix da “zona de conforto” que ela se encontra. Tanto que seus maiores concorrentes estão ficando cada vez mais populares e também ganhando mais e mais prêmios, como o Amazon Prime Video e o Apple TV+, que recebeu recentemente indicações ao SAG Award nas categorias de atuação por The Morning Show.

No Brasil, especificamente, a concorrência também segue aumentando, com a dimunuição do preço do Prime Video, com as novas séries originais nacionais e exclusivas do Globoplay e também com a chegada da Apple TV+ ao país, junto ao lançamento nos EUA, no último mês de novembro.

Para o ano que vem, a expectativa é da chegada do Disney+, plataforma de streaming da Disney, ao Brasil. HBO, com seu serviço HBO Max, também pode já chegar ao país no ano que vem. Como a disputa vai ficar, só o tempo dirá, mas a guerra já começou.


+ É fã de um bom livro de fantasia? Então dá uma olhada nessa lista! Separamos 5 histórias incríveis que vão fazer você ler até não poder mais:

  1. Box Trilogia O Senhor dos Anéis: Esse box reúne a trilogia do clássico O Senhor dos Anéis e vai te fazer mergulhar nos mistérios e aventuras da Terra-Média. https://amzn.to/2KCfdW4
  2. O nome do vento: Se você curte um livro interativo e cheio de reviravoltas, então esse é para você! “O nome do vento” te convida a desvendar a verdadeira identidade da personagem Kote. https://amzn.to/2NZUmOw
  3. Sol e Tormenta: Procurando por um livro inovador? Escrito por Leigh Bardugo, “Sol e Tormenta” faz parte da Trilogia Grisha e é bem diferente dos outros do seu gênero por ter como protagonista uma personagem feminina. https://amzn.to/343WdYh
  4. Prince of Thorns (The Broken Empire, Book 1): Para quem está procurando por um livro de fantasia medieval, essa é uma ótima opção! Sua versão em inglês escrita por Mark Lawrence conta uma história repleta de aventura, magia, traição e irmandade. https://amzn.to/2OvfBXJ
  5. O poder da espada: Considerada uma das melhores trilogias dos últimos tempos, “O poder da espada” narra o esforço de um grupo para combater o exército inimigo. Sem contar que para quem gosta de ação, esse livro é cheio de passagens de luta incríveis! https://amzn.to/2Xr7NdF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.