CineBuzz

Além de Taylor Swift em Miss Americana: Lady Gaga, Whitney Houston e outros documentários sobre cantores na Netflix

A plataforma conta com diversos títulos sobre a carreira de grandes nomes da música

Redação Publicado em 26/01/2020, às 09h00

Taylor Swift, Whitney Houston e Lady Gaga em trailer de documentários - Divulgação/Netflix
Taylor Swift, Whitney Houston e Lady Gaga em trailer de documentários - Divulgação/Netflix

Taylor Swift é a nova artista a produzir um documentário em parceria com a Netflix sobre sua carreira. Após nomes como Lady Gaga e Beyoncé entrarem para o catálogo da plataforma, a intérprete de Lover mostrará não apenas os bastidores de sua carreira, mas também sua transformação do ponto de vista político em Miss Americana.

O documentário, que teve sua estreia no festival Sundance na última quinta-feira (23), chega aos fãs no dia 31 de janeiro. No trailer da produção, é possível acompanhar um pouco dos bastidores da fama, da grandiosa turnê Reputation e da criação de seu último disco lançado, Lover

+ Leia mais: Little Mix: Documentário com o relato de Jesy Nelson sobre cyberbullying quebra recorde de audiência na BBC

Além das produções originais da Netflix, o catálogo da plataforma de streaming também disponibiliza diversos documentários lançados anteriormente sobre grandes nomes da música, como Michael Jackson e Whitney Houston. 

Confira a lista: 

Beyoncé - Homecoming

Os bastidores da performance de Beyoncé no festival Coachella, em 2018, foram registrados para o documentário Homecoming, que também revela momentos intensos da vida pessoal da artista.

Apesar de ter sido um sucesso de crítica e ter recebido seis indicações ao Emmy do ano passado, o filme foi esnobado em todas, o que causou ressentimento entre os fãs da cantora e membros da sua equipe. Em entrevista para a Elle, ela disse que suas prioridades como artista mudaram. "Minha verdadeira vitória é criar arte e um legado que viverá além de mim", comentou. 

+ Leia mais: Homecoming: Kelly Rowland concorda que Beyoncé foi "roubada" no Emmy 2019

Metallica - Some Kind of Monster

Com duas partes na Netflix, o documentário acompanha a banda de metal por dois anos não apenas nos palcos, mas também em sua vida pessoal entre 2001 e 2003. O filme passou por uma revisão dez anos após seu lançamento, chegando na plataforma com os comentários dos próprios integrantes.

Whitney Houston - Can I Be Me?

Lançado em 2017, o documentário Whitney: Can I Be? mostra a carreira da estrela, acompanhando-a desde sua infância até seu falecimento em 2012. Como a pergunta do título ("Posso ser eu mesma?", em português) sugere, o documentário mostra a maneira que a identidade - pessoal e racial - da artista foi sempre deixada em segundo plano ao longo de sua carreira.  

+ Leia mais: Whitney Houston, Depeche Mode e Nine Inch Nails entram para o Rock & Roll Hall Of Fame

Lady Gaga - Five Feet Two

O processo de criação do álbum Joanne, lançado em 2016, foi registrado no documentário original da Netflix Five Feet Two, que acompanha as dificuldades de saúde da estrela ao receber o diagnóstico de fibromialgia e sua insegurança ao lançar um álbum diferente, sem se vestir de maneira extravagante. 

Nina Simone - What Happened, Miss Simone?

A vida da pianista e ativista Nina Simone é contada neste documentário com gravações inéditas até o lançamento do documentário, que estreou em 2015, imagens do arquivo da cantora e entrevistas de pessoas próximas, retratando sua luta com a depressão e seu engajamento em movimentos de direitos civis. O documentário foi indicado ao Oscar no ano seguinte. 

+ Leia mais: Justin Bieber divulga teaser de documentário sobre sua carreira

The Beatles - How the Beatles Changed the World

O documentário busca mostrar o impacto da banda britânica The Beatles na cultura mundial até os dias atuais, mostrando entrevistas e imagens raras do quarteto que conquistou o mundo. 

Michael Jackson - This Is It

Os bastidores do que teria sido a turnê de despedida do Rei do Pop se transformaram no documentário This Is It, que mostra a rotina de ensaios de Michael Jackson e sua equipe para 50 shows em Londres em 2009, antes da morte do cantor em 25 de junho daquele ano.

 


+ Se você ama música e deseja saber mais sobre alguns gêneros e lendas da indústria musical, está no lugar certo! Preparamos uma listinha com 4 livros incríveis que vão te ajudar nessa missão:

O livro da música clássica: Os amantes de música clássica não podem perder essa dica: o livro responde muuuitas dúvidas e curiosidades que você sempre quis saber sobre o gênero. https://amzn.to/2pDCCiD

O Livro dos Mortos do Rock: Se você deseja saber mais sobre as vidas conturbadas e as mortes trágicas dos sete maiores ícones do rock ‘n’ roll Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Elvis Presley, John Lennon, Kurt Cobain e Jerry Garcia, este livro é para você! https://amzn.to/2rekc8C

Como Ouvir e Entender Música: Indicado aos apreciadores leigos e aos estudantes de música, este livro é repleto de informações valiosas que ajudam a entendê-la melhor. https://amzn.to/2D73jQ4

O que é rock: Este livro é daqueles que te prende do começo ao fim. Repleto de dicas musicais, ele é perfeito para quem deseja saber mais sobre o rock. https://amzn.to/2ObVSxr

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.