CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
TV e Séries / TV / POLÊMICA

BBB20: Gizelly é acusada de racismo após comparar a maquiagem de Thelma a barro

Internautas se revoltaram e até a assessoria da médica precisou se manifestar nas redes sociais

Redação Publicado em 03/04/2020, às 08h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gizelly compara a maquiagem de Thelma a barro e é acusada de racismo - Reprodução/Globoplay
Gizelly compara a maquiagem de Thelma a barro e é acusada de racismo - Reprodução/Globoplay

Com o fim da Prova do Líder e a nomeação de Flayslane como a 11ª rainha do Big Brother Brasil 20, as sisters foram para o Quarto Céu e, durante uma conversa, Gizelly fez um comentário sobre a maquiagem usada por Thelma, comparando-a a barro. O comentário não foi bem aceito e, nas redes sociais, a advogada recebeu críticas e foi acusada de racismo.

+ Leia mais: Flayslane é a nova Líder e formação de Paredão acontece nesta sexta (3)

Em um trecho do vídeo divulgado, Gizelly se surpreende com resquícios da maquiagem de Thelma no lençol de uma das camas: "Gente, eu não sei o que é que a Thelminha passa na cara. É barro?", declarou a sister. "É a minha base!", respondeu a médica.



A advogada insistiu: "Isso é barro!", voltou a dizer, aproximando-se do lençol. Gabi Martins, que também estava no quarto, disse para a médica: "O que é isso, Thelminha?". A médica voltou a explicar: "A minha base é marrom", declarou. Assista ao momento:

+ Leia mais: Babu explica origem ofensiva da palavra "negro" e defende ser chamado de "preto"

O comentário não foi bem recebido nas redes sociais. Uma usuária no Twitter, identificada como Ana Flor, declarou ter se sentido desconfortável com a fala da sister e relatou uma situação similar pela qual passou:

"Já passei uma vergonha enorme quando minha base transferiu para a blusa de uma professora universitária - que é uma mulher branco - ela perguntou na frente de todo mundo se eu passava barro no rosto", contou.

+ Leia mais: Fãs apontam possível romance entre Guilherme e Bianca Andrade após BBB20

Identificada como Bru, outra usuária também falou sobre o comentário da sister e explicou a importância de agora existirem maquiagens dedicadas à pele de mulheres pretas:

"Isso aqui, dona Gizelly Bicalho, não é barro, não. É símbolo da estética pra mulher preta existindo em protesto ao embranquecimento dos pós de arroz da vida", declarou. "É a indústria da beleza finalmente pensando na gente. Barro é o que cobre o racismo que fingimos não existir".

+ Leia mais: Babu, do BBB20, foi barrado na pré-estreia de Tim Maia e ouviu: "Aqui é só artista"

A cantora Preta Gil também se manifestou sobre a situação ocorrida no reality show: "Até quando vamos ter que escutar isso?", escreveu. "Nossa base não é barro, não, meu amor. Somos Pretas!"

+ Leia mais: Eliminado em paredão histórico, Felipe Prior pode ir para A Fazenda

O perfil oficial de Thelma no Twitter também se manifestou sobre o comentário da advogada: "Mais cedo, Gizelly teve uma fala que se enquadra como racismo estrututal. Apesar de afirmar que não é pela cor e sim pela quantidade de base que Thelma usa, ainda assim é uma fala racista", escreveu.

A publicação ainda falava sobre como o racismo está entranhado em nossa sociedade e como é importante a educação e o debate sobre essas questões: "Assim como ontem aprendemos que a palavra negro é errado, que ela, e outras pessoas, possam aprender que esse tipo de comentário fere e constrange muito. E que aqui fora ela reconheça e repare o erro", concluiu.

+ Leia mais: Gabi fala sozinha e define suas estratégias no jogo

Acusados de estarem "passando pano" e sendo generosos demais com Gizelly, os administradores do perfil voltaram a se pronunciar em uma nova publicação: "Não estamos passando pano e muito menos amenizando a fala racista que a Gizelly teve, mas entendemos que possa ter sido interpretado dessa maneira. Foi nítido o constrangimento da Thelma com a fala".

"É sempre necessário sermos denunciantes do racismo que é tão presente na nossa sociedade. Nosso posicionamento sempre será ir contra e repudiar qualquer fala, ato e pessoas com esse tipo de pensamento", ainda disse.


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada Porta-Pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic:https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona Reclinável K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.