CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Com o fim do MasterChef Brasil, confira algumas competições de culinária para ver no streaming

De pratos requintados a sobremesas inimagináveis, conheça os realities culinários de dar água na boca e frio na barriga

Saulo Tafarelo Publicado em 25/08/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Final Table e Sugar Rush são dois realities de culinária no streaming (Reprodução/Netflix)
The Final Table e Sugar Rush são dois realities de culinária no streaming (Reprodução/Netflix)

A sexta temporada do MasterChef Brasil chega ao fim neste domingo, dia 25 de agosto, e, além dos apetitosos pratos, um prêmio de R$250 mil será entregue ao ganhador, fora uma bolsa de estudos e uma cozinha completa.

A competição culinária, que conta com Paola Carosella, Érick Jacquin e Henrique Fogaça como jurados principais, atraiu uma legião de fãs pelo país, tornando o formato do programa muito popular por aqui. 

Com o fim desta temporada para amadores, um outro programa relacionado a cozinha chega às telas de todo o Brasil: a segunda temporada de Pesadelo na Cozinha, que volta no dia 27 de agosto na Band. Comandado por Jacquin, o programa é uma versão brasileira da atração Hell’s Kitchen, do chef americano Gordon Ramsey, o qual deixa os competidores em apuros com seus comentários ácidos e atitudes grosseiras. 

++ Com ex-competidores, MasterChef All Stars estreia na Band em outubro e volta às terças

Mas, para além dessas competições na TV aberta, o streaming também reserva boas pedidas para os amantes de uma ótima culinária. The Final Table, da Netflix, veio para ser um concorrente a altura de MasterChef, propondo um formato parecido com comidas refinadas e outros chefes renomados no comando. 

Mas como não somente de pratos salgados vive o homem. As sobremesas também ganham relevância nas competições. Zumbo's Just Desserts e Sugar Rushse destacam entre os realities culinários da Netflix que propõem uma competição, diga-se de passagem, mais doce. 

++De esculturas de vidro a receitas com maconha: conheça as séries de competição mais bizarras da Netflix

Assim, prepare sua panela – ou melhor, seu controle – e confira abaixo sete competições culinárias no streaming para ver a qualquer momento: 

Todos Contra o Chef

O programa australiano estreou em 2017 em seu país natal e já tem duas temporadas, mas apenas a primeira desembarcou na Netflix do Brasil neste ano. A série apresenta quatro cozinheiros amadores que competem contra quatro chefs profissionais. O objetivo é criar versões autênticas e pessoais de um prato típico escolhido no programa, que abrange a culinária vietnamita, italiana, africana, turca, chinesa e grega.

Os pratos são saboreados anonimamente e julgados pelo chef Dan Hong, a escritora de culonária Melissa Leong e o chef Mark Olive. A primeira temporada conta com 30 episódios com 25 minutos de duração cada. 

Amadores competem contra chefs em Todos Contra o Chef (Reprodução/Netflix)

The Final Table - Que Vença o Melhor

A produção original da Netflix veio com tudo para competir de frente com MasterChef. The Final Table é uma superprodução que conta com renomados chefs, celebridades e críticos gastronômicos de peso. A série apresenta doze duplas de profissionais que competem entre si ao criarem um prato típico de alguma culinária do mundo. O Brasil já foi o país tema de um dos episódios, em que a julgadora fina foi Helena Rizzo - renomada chef brasileira conhecida mundialmente. Neste episódio, os competidores tinham que recriar uma única e típica comida adorada por aqui: a feijoada. 

Na primeira rodada do episódio os competidores passam por um julgamento de um crítico gastronômico acompanhado de outros dois cidadãos do local da cozinha escolhida, acirrando a competição. Os três pratos menos bem avaliados vão para uma outra rodada, na qual um ingrediente específico e relevante para a cultura do local deve ser usado para se destacar e impressionar os jurados, ao julgarem quem fica ou quem sai do programa. 

Vale ressaltar que o programa não dá prêmios em dinheiro, nem oferta de contratos milionários com alguma grande marca. Porém, os chefs concorrentes já são tecnicamente bem conhecidos e estabelecidos em seus países e, provavelmente, não se importam com a as muitas horas de exibição de seus trabalhos e de seus nomes numa plataforma global. 

++ Depois de 'Game of Thrones' e 'Stranger Things', quais as próximas grandes estreias de séries em 2019?

Zumbo's Just Desserts

Outra competição australiana adentra esta lista, mas desta vez traz uma explosão de açúcar. O programa foi baseado nos moldes do reality Bake Off, em que os participantes amadores competem entre si para criarem as sobremesas mais apetitosas e incríveis, para serem comidas com os olhos e com a boca. 

O confeiteiro que mais se der bem e impressionar os jurados leva uma bagatela de 100 mil dólares para casa. Estrelado por Adriano Zumbo e Rachel Khoo, uma temporada com doze episódios de 50 minutos está disponível na Netflix.

Doces incríveis são feitos no reality Zumbo's Just Desserts (Reprodução/Netflix) 

The Big Family Cooking Showdown 

A competição culinária britânica é mais descontraída e tem uma pegada mais familiar que os outros realities, o que não deixa de ser uma experiência frustrante na maioria das vezes.

++ Conheça 10 atores de origem brasileira que brilham em séries estrangeiras

Nos episódios, dois times com três membros de cada família competem em três desafios que são julgados por um chef renomado (Giorgio Locatelli) e a professora de gastronomia Rosemary Shranger. O programa foi criado em 2017 e tem duas temporadas na Netflix, com uma hora para cada episódio.

++ 10 séries europeias sobre crime na Netflix para quem já terminou 'La Casa de Papel'

Mandou Bem

O programa é exatamente o contrário do que Bake Off e Zumbo's Just Desserts propõem. Bolos, cupcakes e outros doces muito feios você encontra aqui, na qual graça do reality é centrada na competição entre três indivíduos amadores que não tiveram tanto contato com a cozinha e tentam reproduzir um bolo ou doce de um chef renomado. Os resultados são impressionantes (para pior), trazendo à tona a expressão ‘'expectativa versus realidade’’. Ao final, o competidor que tentar reproduzir da melhor maneira leva 10 mil dólares para casa. O reality é apresentado por Nicole Byer e Jacques Torres. 

Além da série regular, com três temporadas na Netflix, o programa ganhou uma edição especial de Natal e Ano Novo e também uma edição mexicana. A série já foi indicada ao Emmy de Melhor Série de Competição. 

Sobremesa bem feias você só vê em Mandou Bem (Reprodução/Netflix) 

Sugar Rush 

Original da Netflix, o nome do programa já diz tudo: a corrida do açúcar toma conta da competição, que tem um caráter de pressão iminente e de luta contra o relógio para criações de cupcakes, bolos e doces para lá de incríveis. Estreada em 2018, o reality conta com quatro duplas de profissionais que têm de impressionar os chef Candace Nelson e Adriano Zumbo - o mesmo de Zumbo's Just Desserts - ao lado de outro chef convidado em cada episódio. Sobremesas para se comer com os olhos e de deixar qualquer um salivando são mostradas em duas temporadas com episódios de 50 minutos na Netflix.

Top chef

O programa é original dos Estados Unidos e vai ao ar desde 2006, mas apenas em 2019 ganhou uma versão brasileira pela RecordTV. Nele, chefs profissionais competem contra outros numa batalha para ver quem se sai melhor, os quais passam por desafios de criação e recriação de pratos tradicionais e inusitados. Além disso, os participantes convivem dentro de uma casa estilo Big Brother, vigiados 24 horas, na qual o programa dá ênfase também à relação dos profissionais.

++Status das séries: Saiba quais foram renovadas, canceladas ou finalizadas

Os competidores são julgados por um time formado por Felipe Bronze, Ailin Aleixo e Emmanuel Bassoleil. O reality, que compete também com MasterChef, está disponível no serviço PlayPlus e tem até agora uma temporada com 13 episódios. 

Celebridades comem pratos dos chefs do programa Top Chef (Reprodução/Record)