CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Fernanda Montenegro comenta foto como bruxa e é homenageada por artistas

Às vésperas de completar 90 anos, a artista acabou de lançar um livro de memórias

Redação Publicado em 11/10/2019, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Montenegro comenta foto como bruxa e é homenageada por artistas no Encontro com Fátima Bernardes - Globoplay
Fernanda Montenegro comenta foto como bruxa e é homenageada por artistas no Encontro com Fátima Bernardes - Globoplay

O Encontro com Fátima Bernardes desta sexta-feira (11) recebeu a atriz Fernanda Montenegro que, apesar de estar com conjuntivite, justificando os óculos escuros, não deixou de bater um papo com a apresentadora Fátima Bernardes sobre o lançamento do livro de memórias Prólogo, ato, epílogo, e a chegada aos 90 anos, no próximo dia 16 de outubro.

Em um dos momentos do programa, Fátima perguntou à atriz se se ela ainda se surpreendia com a repercussão das coisas que Fernanda faz e fala: "Eu acho que sou esquizofrênica", respondeu a atriz, fazendo a apresentadora rir. "Há uma entidade que se criou na minha vida que é pra fora, mas tem uma hora que eu fecho a porta da minha casa e eu sou outra pessoa."

++ A Vida Invisível, com Fernanda Montenegro, é indicado para representar o Brasil no Oscar 2020

A pergunta foi motivada pela repercussão de uma foto em que a atriz é retratada como uma bruxa sendo queimada em uma fogueira de livros. A foto foi tirada pela fotógrafa Mariana Maltoni para a capa de outubro da revista Quatro Cinco Um e chamou a atenção de Roberto Alvim, diretor da Funarte, que criticou a atriz: "Esse convite veio muito antes da crise desse senhor", explicou a atriz. "Há uns dois meses, a Companhia das Letras me perguntou se eu queria, mas eu disse não. E aí teve essa coincidência de terem proibido o livro com os dois rapazes se beijando. Há uma conjuminação de fatos, que de repente se juntam, e aí eu assino embaixo. Mas não houve uma preparação política, ideológica, foi o acaso".

Na capa da revista Quatro Cinco Um, Fernanda Montenegro aparece como uma bruxa (Instagram)

Ela ainda mencionou a filósofa Simone de Beauvoir para esclarecer o caso: "Ela fala que o homem é entregue a ele mesmo, que ele tem que fazer tudo, mas o acaso tem sempre a última palavra", comentou. "Eu não queria fazer uma bruxa nariguda, mas na medida em que tomou essa presença de contestação, eu assumo. Não se fez tão a propósito, mas já que aconteceu a conjuminação dos astros, assino embaixo. Não se pode proibir livros.

++ Fernanda Montenegro critica o governo por crise na cultura

Em seguida, a artista foi homenageada por colegas de trabalho, que disseram onde gostariam de estar caso as fogueiras fossem acesas, em referência à foto. Antonio Fagundes, no ar na novela Bom Sucesso, respondeu: "Quando acenderem as fogueiras, quero estar ao seu lado, mas para apagar as fogueiras, com esse livro, Como as democracias morrem", disse o ator, levantando uma cópia do livro de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt.

Marieta Severo, Júlia Lemmertz, Vinícius Oliveira, Dan Ferreira, Luis Lobianco e Bárbara Paz também deram depoimentos. Com uma cópia de Mr. Babenco: Solilóquio a Dois Sem Um, livro de memórias do diretor morto em 2016, Paz clamou: "Fernanda, te amo", ao que atriz respondeu prontamente: "Te amo, filha. Te amo."