CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Gizelly do BBB20 tem loja de roupas inspirada em ativista do século XX; quem é Ella Baker?

Ativista norte-americana trabalhou com Martin Luther King e Angela Davis

Bruna Calazans Publicado em 19/02/2020, às 17h15 - Atualizado às 17h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ella Baker foi uma ativista norte-americana - Divulgação
Ella Baker foi uma ativista norte-americana - Divulgação

Além da profissão de advogada, Gizelly Bicalho, do BBB20, também é dona de uma loja de roupas - que ela, inclusive, usa no reality.

Um dos looks foi recentemente elogiado por Thelma e Gizelly aproveitou para explicar como se inspirou para criar o nome da marca. "Eu estava pesquisando na internet uma mulher empoderada, que representasse. Nas minhas pesquisas eu encontrei uma americana, negra, que lutava pelos direitos civis e humanos nos Estados Unidos", disse.

A figura de quem Gizelly falava era Ella Baker, uma ativista que ficou famosa no século XX por lutar pelos direitos civis e humanos da população afro-americana.

Ela chegou a trabalhar ao lado de outros nomes que representaram a luta racial, como Thurgood Marshall e até mesmo Martin Luther King. Ela desempenhou um papel fundamental em algumas das organizações mais influentes da época, incluindo a NAACP, a Conferência de Liderança Cristã do Sul, de Martin Luther King, e o Comitê de Coordenação de Estudantes Não-Violentos.

Baker nasceu em dezembro de 1903, em Virginia, Estados Unidos. Ela cresceu na Carolina do Norte e desde a adolescência, desenvolveu um senso de justiça social inspirado pela vida de sua avó, que sofreu com a escravidão.

+Leia mais: BBB20: Advogada, Gizelly revela concordar com saídas temporárias de Suzane Von Richthofen

A americana estudou em uma universidade da Carolina do Norte e, como estudante, desafiou políticas escolares que ela considerava injustas. Depois de se formar, em 1927, passou a ingressar em organizações de ativistas sociais.

Foi em 1930 que ela ingressou em uma liga cujo objetivo era desenvolver o poder econômico para negros através do planejamento coletivo. Ela também se envolveu com diversas organizações de mulheres e estava comprometida com a justiça para todas as pessoas.

"As pessoas não podem ser livres até que haja trabalho suficiente nesta terra para dar a todos um emprego", é uma das frases mais conhecidas de Ella Baker.

Em seus últimos dias de vida, Baker seguiu colaborando com outros movimentos e chegou a viajar o país para apoiar o movimento Free Angela, que exigia a soltura da escritora e ativista Angela Davis, que havia sido presa na Califórnia por ser "comunista"

Baker faleceu em 1986, mas seu legado continua vivo com a existência do Ella Baker Center, focado no ativismo de direitos humanos e em questões raciais.


+ Quem nunca sonhou em ter aquela pele perfeita? Se esse também é o seu desejo, nós podemos te ajudar! Separamos 4 produtos que são os queridinhos das mulheres japonesas para você também ficar com uma pele incrível:

1 - Shiseido Compact Foundation Refil, Shiseido: Com opções de cobertura natural e mate, esse pó compacto protege contra os raios UV e deixa a pele mais uniforme: https://amzn.to/2r4LgXU

2 - Kanebo Suisai Beauty Clear Powder, Kanebo: Esse produtinho contém 35 cápsulas que prometem fazer uma limpeza profunda nos poros da pele: https://amzn.to/336PvzH 

3 - Bioré UV Aqua Rich Watery Essence, Bioré: Se você prefere filtro solar com cobertura mais leve e sequinha, esse com fórmula gel aquosa é o ideal! Além de ter alta proteção, cabe na bolsa e pode ser usado no dia a dia: https://amzn.to/2Xs2Px2 

4 - Hada Labo Shirojyun Premium Lotion, Hada Labo: Essa loção clareadora é perfeita para o verão. Com vitaminas C e E na fórmula, o produto promete atenuar as manchas já existentes (além de evitar o surgimento de novas) e melhorar a textura do rosto. https://amzn.to/2QxSiyZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.