CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Justiça determina que Ancine retome edital suspenso de séries com conteúdo LGBT

Ministro Osmar Terra suspendeu edital em agosto após críticas do presidente Jair Bolsonaro e agora liminar reverteu situação

Redação Publicado em 07/10/2019, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série Afronte, uma das produções participantes do edital - Reprodução/YouTube
Cena da série Afronte, uma das produções participantes do edital - Reprodução/YouTube

Através de uma liminar, a Justiça Federal derrubou hoje (7) a portaria do ministro Osmar Terra que suspendia o edital para que produções com conteúdo LGBT fossem veiculadas em televisões públicas.

Assim, a Ancine terá que retomar o edital anteriormente suspendo e voltar a concluir a seleção das obras. De acordo com O Globo, a decisão é parte de uma ação civil movida pelo Ministério Público Federal, o qual avaliou que houve certa ''discriminação'' do governo a respeito do edital.

++'Crônicas de San Francisco' e mais 10 séries sobre o universo LGBTQIA+ para ver no streaming

Em agosto, o ministro Osmar Terra suspendeu o edital após críticas do presidente Jair Bolsonaro a projetos de cunho LGBT da Ancine. 

Além de obras com a temática LGBT, ao menos outras doze categorias de produções audiovisuais também faziam parte do edital, ao variar de temas como diversidade de gênerosexualidademeio ambienteraça e religião, entre outros. 

++Indireta? Netflix publica lista de suas séries LGBT após decisão do governo Bolsonaro sobre edital

Entre os projetos presentes no edital constam Afronte, Transversais, O Sexo Reverso e Religare Queer, obras que seriam financiadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), fundo regulado e gerido pela Ancine.