CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

A mobilização de fãs pelo salvamento de Anne with an E, The OA, Lucifer e outras séries canceladas

De protestos a grave de fome, os fãs mais dedicados já fizeram de tudo pela sua série favorita

Redação Publicado em 30/01/2020, às 09h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anne with an E, The OA e Lucifer foram canceladas e receberam apoio dos fãs - Divulgação/Netflix
Anne with an E, The OA e Lucifer foram canceladas e receberam apoio dos fãs - Divulgação/Netflix

Muitas séries, apesar de amadas por uma base de fãs fiel, acabam sendo canceladas sem ter o final digno que era esperado. A notícia do cancelamento sempre é recebida com tristeza pela audiência mas, em alguns casos, os fãs não se contentam e decidem se organizar para reverter a decisão. 

Apesar de nem sempre conseguirem alcançar o objetivo de salvar o seriado querido, as campanhas mostram toda a união e criatividade dos fãs. Desde as cartas por Star Trek, no final da década de 60, até as diversas ações por Anne with an E desde o último ano, reunimos algumas das campanhas mais inusitadas realizadas pelo público. 

+ Leia mais: Protagonista de Anne With An E se despede da personagem após receber notícia do cancelamento da série

ANNE WITH AN E 

A série Anne With an E foi cancelada em novembro do último ano pela Netflix e, desde então os fãs estão em campanha para que a série continue após sua terceira e última temporada, que chegou na plataforma em 03 de janeiro de 2020.

Além de diversas hashtags pedindo pela continuação da história, que ficam em alta semanalmente, os fãs reuniram mais de 150 mil assinaturas em um abaixo-assinado online em pouco mais de dois meses.

+ Leia mais: Com outdoors e petições, milhares de fãs de Anne With an E insistem em renovação da série

Fãs americanos arrecadaram mais de 8 mil dólares para realizar um anúncio da campanha em um telão em Toronto, no Canadá, e seguiram arrecadando dinheiro para repetir o feito, desta vez na Avenida Times Square, na cidade de Nova Iorque. 

Cartazes dos fãs no Canadá e Estados Unidos - Twitter

THE OA

A série The OA foi cancelada pela Netflix em outubro do ano passado e os fãs da série mostraram criatividade ao organizar um flash mob na Times Square, em Nova Iorque, reproduzindo os movimentos da série em forma de protesto. Além disso, também foi colocado um anúncio na avenida com US$ 5 mil arrecadado por fãs.

+ Leia mais: Harry Hains, ator de American Horror Story e The OA, morre aos 27 anos

Protestos também aconteceram na sede da plataforma de streaming e uma fã, identificada como Emperial Young, chegou a fazer greve de fome. "Ao não me alimentar fisicamente, estou dizendo que essa série é mais importante que comida de verdade para mim", disse ao site Business Insider. 

Mesmo com os protestos e manifestações por parte do público, a possibilidade da trama ser finalizada com um filme foi descartada e The OA realmente chegou ao fim após duas temporadas.

+ Leia mais: Além de Anne with an E: Outras séries canceladas pela Netflix que mereciam um final digno

DEMOLIDOR

Os fãs de Demolidor, da Netflix, não param de postar a hashtag #SaveDeredevil (Salve Demolidor, em português) nas redes socdiais desde o cancelamento em novembro de 2018. Existe um site oficial da campanha que, além de organizar uma petição virtual com mais de 345 mil assinaturas, orienta o público a entrar em contato com a Marvel para o salvamento da série e realizar doações para a iniciativa.

Os mesmos fãs do site também realizam encontros nos Estados Unidos e já pagaram por anúncios em telões pedindo a continuação da série, que conta com três temporadas. Até o presente momento, porém, a série não foi salva por nenhuma produtora.

+ Leia mais: Produtor promete 'grandes histórias' do universo Marvel na Disney+

Site oficial da campanha - SaveDaredevil.com

SHADOWHUNTERS

Após o anúncio do cancelamento pela Freeform em junho de 2018, fãs americanos da série Shadowhunters se reuniram para pagar a divulgação da campanha pelo salvamento da série com um avião ]contratado para exibir o banner, além de seguir divulgando a campanha em outdoors eletrônicos ao redor do mundo. Apesar de todos os esforços, a série não foi renovada pela emissora, nem salva por outra produtora.

Cartazes dos fãs de Shadowhunters - Twitter

+ Leia mais: Gaten Matarazzo, de Stranger Things, revela que passará por mais uma cirurgia em decorrência de sua síndrome rara

Avião da campanha - Twitter

LUCIFER

Em maio de 2018,a Fox cancelou a série Lucifer após três temporadas, sem exibir um final conclusivo para a trama. Os "Lucifans" começaram uma intensa campanha nas redes sociais com a hashtag #SaveLucifer (Salve Lucifer, em português), que mobilizou o próprio elenco da série. Tom Ellis, o protagonista, participava até de mutirões para deixar a hashtag em evidência no Twitter. 

Para alegria dos fãs, a série foi salva pela Netflix dois meses após o anúncio do cancelamento e a produtora Cindy Holland confirmou que a repercussão gerada pelo público teve papel fundamental na decisão. "Achamos importantes ajudar a série a continuar para esses fãs", disse.

+ Leia mais: Temporada final de Lucifer terá episódio musical "sangrento"

Lucifer já ganhou uma temporada na Netflix e se encaminha para a quinta e última, que estreia ainda este ano na plataforma. 

Tom Ellis como Lucifer - Divulgação/Netflix

SENSE 8

A série Sense 8 foi cancelada em 2017, após duas temporadas na Netflix. Poucos dias após o anúncio, um evento no Facebook organizado por brasileiros convocava os fãs para participar de uma "pegação coletiva" em forma de protesto, uma referência às cenas de orgia da série.

Foram mais de 17 mil pessoas interessadas para o ato no evento oficial e diversos pessoas realmente compareceram ao vão do MASP, em São Paulo, para o ato. Vídeos que mostram fãs da série se beijando em fila viralizou nas redes sociais. 

+ Leia mais: Matrix 4: Toby Onwumere, de Sense 8, é escalado para a sequência

STAR TREK

As campanhas organizadas por fãs não são novidade. A série original televisiva de Star Trek seria cancelada após duas temporadas em 1966, mas foi o casal John e Bjo Trimble, conhecidos até hoje entre os fãs da Jornada nas Estrelas, organizaram um mutirão de cartas pedindo que a série fosse renovada pela NBC. Além da própria carta, cada pessoa devia falar sobre a campanha para ao menos dez colegas. Foram enviadas milhares de cartas, o que garantiu que a terceira temporada chegasse ao público.


+ É fã de um bom livro de fantasia? Então dá uma olhada nessa lista! Separamos 5 histórias incríveis que vão fazer você ler até não poder mais:

Box Trilogia O Senhor dos Anéis: Esse box reúne a trilogia do clássico O Senhor dos Anéis e vai te fazer mergulhar nos mistérios e aventuras da Terra-Média. https://amzn.to/2KCfdW4

O nome do vento: Se você curte um livro interativo e cheio de reviravoltas, então esse é para você! “O nome do vento” te convida a desvendar a verdadeira identidade da personagem Kote. https://amzn.to/2NZUmOw

Sol e Tormenta: Procurando por um livro inovador? Escrito por Leigh Bardugo, “Sol e Tormenta” faz parte da Trilogia Grisha e é bem diferente dos outros do seu gênero por ter como protagonista uma personagem feminina. https://amzn.to/343WdYh

Prince of Thorns (The Broken Empire, Book 1): Para quem está procurando por um livro de fantasia medieval, essa é uma ótima opção! Sua versão em inglês escrita por Mark Lawrence conta uma história repleta de aventura, magia, traição e irmandade. https://amzn.to/2OvfBXJ

O poder da espada: Considerada uma das melhores trilogias dos últimos tempos, “O poder da espada” narra o esforço de um grupo para combater o exército inimigo. Sem contar que para quem gosta de ação, esse livro é cheio de passagens de luta incríveis! https://amzn.to/2Xr7NdF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.