CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Relembre as principais tramas de Mulheres Apaixonadas, de volta ao ar no canal Viva

Novela de Manoel Carlos foi originalmente exibida em 2003 e protagonizada por Christiane Torloni e Tony Ramos

Redação Publicado em 24/08/2020, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, volta ao ar nesta segunda-feira (24) - Globo/Renato Rocha Miranda
Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos, volta ao ar nesta segunda-feira (24) - Globo/Renato Rocha Miranda

Sucesso de Manoel Carlos, Mulheres Apaixonadas volta ao ar no canal Viva a partir desta segunda-feira (24). A novela trazia a história de Helena (Christiane Torloni), casada há 15 anos com Téo (Tony Ramos), mas que decide viver uma paixão com um antigo namorado, César (José Mayer).

+ Leia mais: Bruna Marquezine aparece em famoso letreiro de Londres e fãs comemoram; confira

Exibida originalmente em 2003, a trama abordou assuntos como a violência doméstica e a criminalidade no Rio de Janeiro, mobilizou campanhas a favor do desarmamento e trouxe um romance lésbico para o horário nobre da Globo. Para celebrar o retorno da produção, relembre as principais histórias de Mulheres Apaixonadas:



VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO E DESARMAMENTO

Quando Mulheres Apaixonadas já estava na metade, um momento marcou a trama profundamente: a garota de programa Fernanda (Vannessa Gerbeli) ficou presa no meio de um tiroteio junto a Téo, personagem de Tony Ramos. Ao tentar escapar, ela acaba levando um tiro e é socorrida, mas acaba morrendo algum tempo depois.

A partir daí, ficamos apenas com a pequena Salete (Bruna Marquezine), que ficou marcada por seus choros intermináveis pela morte da mãe e emocionou milhões de brasileiros. O drama acabou ajudando a falar não só sobre a violência no Rio de Janeiro, mas estimulou diversas campanhas pelo desarmamento na época.

+ Leia mais: Anitta critica o presidente Jair Bolsonaro após ameaça a jornalista: "Ignorância mental e falta de intelecto"

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Depois de dois meses em que estava no ar, o elenco de Mulheres Apaixonadas foi engrossado por Dan Stulbach, que interpretava Marcos, o marido abusivo e agressor da professora Raquel (Helena Ranaldi). Além de controlar a vida da esposa e apresentar características psicopáticas, Marcos ficou marcado por usar uma raquete para espancar Raquel, em uma das sequências mais marcantes e chocantes de toda a novela.

+ Leia mais: Fina Estampa: Humilhado, Baltazar ataca Crô, passa mal e acaba internado

AGRESSÃO CONTRA OS AVÓS

Quem também causou bastante ódio aos espectadores de Mulheres Apaixonadas foi a mimada Dóris (Regiane Alves), que costumava espancar os avós, Leopoldo (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmem Silva), além de xingá-los e tratá-los grotescamente. A situação só mudou quando o pai dela, Carlão (Marcos Caruso), descobriu o que a filha fazia e a espancou com um cinto. No final, ela acabou se redimindo de seus pecados.

+ Leia mais: Novo Mundo: Domitila é humilhada por Leopoldina e leva um tiro de Dom Pedro

ROMANCE PROIBIDO

No drama de Manoel Carlos, Lavínia Vlasak interpretou a socialite Estela, que acabou se envolvendo em uma das tramas mais polêmicas da novela: ela se apaixonou pelo padre Pedro (Nicola Siri). Eles até tentaram lutar contra a paixão proibida, mas no final o amor falou mais alto e eles acabaram juntos.

+ Leia mais: Malhação - Viva a Diferença: Marta fica chocada ao descobrir segredo de Clara e oferece ajuda

HOMOSSEXUALIDADE

Coincidentemente, Mulheres Apaixonadasvolta ao ar bem no Mês da Visibilidade Lésbica e a novela voltará a apresentar o romance entre Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), que lutaram durante toda a trama para poderem ficar juntas. Como o tema ainda era um tabu muito grande na época, elas nunca se beijaram, mas o autor resolveu o "problema" de uma forma criativa: colocou as duas para encenarem a peça Romeu & Julieta, de William Shakespeare, e, no final, eles trocavam um delicado selinho.


+ Já pensou poder controlar as tarefas do seu dia a dia de uma maneira super tecnológica! Acredite se quiser, mas isso já é possível com os dispositivos Echo! Controlados pela Alexa, assistente de voz da Amazon, com eles você pode realizar diversas atividades por meio de alguns comandos. Confira:

1. Echo Dot 3ª geração: https://amzn.to/2Ty61aI

2. Echo Show 5: https://amzn.to/366fSae

3. Echo 3ª geração: https://amzn.to/2Ny2ghp

4. Echo Show 8: https://amzn.to/2PO3x5f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.