CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Vitrine / Livros

Conheça “A morte e a morte de Quinca Berro D'água”, livro de Jorge Amado

Saiba mais sobre o livro inebriante e com narrativa surpreendente

Redação Publicado em 03/03/2020, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça “A morte e a morte de Quinca Berro D'água”, livro de Jorge Amado - Reprodução/Amazon
Conheça “A morte e a morte de Quinca Berro D'água”, livro de Jorge Amado - Reprodução/Amazon

Quem pode afirmar o que é a morte, exatamente? Será que é algo tão intrínseco à realidade que basta apenas o fechar dos olhos e teremos a escuridão completa pela eternidade? Ou seria, por acaso, o esquecimento gradativo da mente daqueles que amamos mais? 

Essa é uma pergunta bem difícil de responder, principalmente para quem aproveita a vida da maneira que bem entende, sem se preocupar com o tão esperado destino traiçoeiro - como Quincas Berro Dágua, um boêmio cheio de energia, com a vida inteira de patifes e bebedeiras pela frente, e sempre acompanhado de seus amigos maltrapilhos que, com a mínima decência, abusavam da noite como se o tempo parasse e só existissem eles naquele momento.

Quincas já foi homem de família, mas se o passado definisse as pessoas, ele ainda seria conhecido como Joaquim Soares da Cunha. Certa manhã, a morte chega para ele, que é encontrado deitado no chão de sua casa com um sorriso no rosto. Sua família faz um velório tão pobre quanto o próprio Quincas, e apenas seus amigos começam a planejar tudo para que morto tenha suas dignidades.

De copo e farra, tiram suas roupas tão formais para encarar a morte e o vestem como o velho e bom Quincas, trazem cachaça para dar ao defunto e o levam para sair e curtir a noite quente da Bahia. Agindo como um vivo, ele joga capoeira, canta, ri com os amigos e vai em direção a diversão da noite. Quantas mortes podem existir a um homem, afinal? Quando a hora chegar, ele pode se enterrar como quiser e na hora que bem entender? 

Escrito em 1959, o livro “A morte e a morte de Quinca Berro Dágua” é uma obra prima de Jorge Amado, que conta com uma narrativa poética e extraordinária da língua portuguesa. Uma prosa viciante que não perde os olhares e detalhes para a sociedade baiana da época. 

Ficou a fim de ler o livro de Jorge Amado? Não perca essa oportunidade e garanta já o seu!

1. A morte e a morte de Quinca Berro Dágua: 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína! pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.