"Amsterdam" desperdiça elenco em trama de investigação que não empolga - Divulgação/20th Century Studios
CRÍTICA

"Amsterdam" desperdiça elenco em trama de investigação que não empolga | Crítica

Novo longa do diretor David O. Russell chega aos cinemas nesta quinta-feira (6)

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 06/10/2022, às 16h08

Christian Bale, Margot Robbie, John David Washington, Robert De Niro, Anya Taylor-Joy, Rami Malek, Chris Rock, Zoe Saldaña, Mike Myers e Michael Shannon. Essa não é uma lista dos atores mais bem pagos de Hollywood em 2022, este é o elenco de “Amsterdam”, novo filme de David O. Russell, diretor de “O Lado Bom da Vida”, “Trapaça”, entre outros. Chamativo, não? No entanto, nas mãos do cineasta, o elenco é pouco valorizado diante de uma história insossa.

Situado nos anos 30, "Amsterdam" conta a história de três amigos, vividos por Margot Robbie (“Era Uma Vez em… Hollywood”), Christian Bale (“O Vencedor”) e John David Washington (“Tenet”), que testemunham um crime do qual se tornam os principais suspeitos. O trio se descobre envolvido em uma das tramas mais chocantes da história norte-americana e terá que investigar o caso por si só a fim de se protegerem.

O mistério central desta investigação acontece em solo norte-americano, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. A narrativa retrata a tentativa de um golpe de Estado bancado por empresários ligados ao fascismo para derrubar Franklin Roosevelt, então presidente dos Estados Unidos, e colocar em seu lugar o general Smedley Butler, nome ligado à extrema-direita.

No meio dessa conspiração, acompanhamos as idas e vindas do trio de amigos Burt (Bale), Harold (Washington) e Valerie (Robbie), desde momentos da Primeira Guerra, mostrados a partir de flashbacks para ilustrar como Burt e Harrold se conheceram, até a vida pós-Primeira Guerra que os amigos tiveram na cidade de Amsterdam, ao lado de Valerie, culminando em solo americano, onde ocorre o assassinato do qual são suspeitos.

Em um momento da história no qual a extrema-direita chega ao poder em diversos países, entre eles a Itália, Russell não é capaz de desenvolver uma trama que atenda aos anseios de uma sociedade contemporânea. Seu “Amsterdam” carece de novidade e entusiasmo, se apresentando como um filme ultrapassado em seu formalismo, parecendo saído diretamente dos anos 90: desfile de atores renomados em busca de uma vaguinha no Oscar, nazismo/fascismo como inimigo e uma direção de arte que também almeja uma indicação à premiação hollywoodiana.

Aliás, o filme bebe de uma fonte bastante específica da Hollywood clássica. Muitos cineastas norte-americanos se valeram do noir enquanto estilo para contar histórias de crimes, chantagens ou grandes tramas investigativas. Aqui, Russell não chega a apelar à estética do gênero que fez sucesso nos anos 40, mas seu conteúdo de mistério em torno de um crime é um noir completo.

Diria que, em sua forma, “Amsterdam” flerta com o estilo do diretor Wes Anderson (“A Crônica Francesa”), com seus tons pastéis, fotografia assinada por ninguém menos que Emmanuel Lubezki e uma interação engraçadinha entre os personagens que busca dar certo dinamismo à história. Ou seja, se você assistiu aos filmes anteriores de Russell, sabe que o diretor valoriza os diálogos e a sinergia entre o elenco, além de prezar por uma trama rocambolesca que dá voltas e mais voltas, e isso não é diferente em “Amsterdam”, que possui roteiro assinado por ele próprio.

No entanto, ao final de "Amsterdam", assim como ocorre em diversos filmes noir, o espectador já se perdeu e desistiu de acompanhar com afinco o mistério em torno do trio de amigos - confesso, quando os três estão juntos em cena é que o filme se sai melhor - ficando até o final apenas para, entre uma risadinha e outra, saber qual foi o fim deles. Diante de um elenco desse, é um grande desperdício.


Com muitos lançamentos vindo ainda em 2022, qual você está mais ansioso(a) para assistir? Vote no seu favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


 

Anya Taylor-Joy Margot Robbie Zoe Saldaña Chris Rock Rami Malek David O. Russell Amsterdam Robert De Niro John David Washington Christian Bale Mike Myers CineBuzzJáViu Michael Shannon

Leia também

"Guerra Civil", com Wagner Moura, entrega uma perturbadora beleza na morbidez e na apatia | #CineBuzzIndica


"Duna: Parte 2" encaminha adaptação para o hall de maiores franquias da atualidade | #CineBuzzIndica


"Pobres Criaturas" é o conto de libertação de Emma Stone de suas prisões sociais | #CineBuzzIndica


"Som da Liberdade" apela para a emoção em ficção disfarçada de história real | Crítica


Com história clássica, "Wish: O Poder dos Desejos" celebra os 100 anos de sonhos da Disney | #CineBuzzIndica


"What If...?" deixa de brincar com o passado e vai além em 2ª temporada | #CineBuzzIndica