"Licorice Pizza" é um retrato carinhoso da juventude sonhadora dos anos 70 | #CineBuzzIndica - Divulgação/Universal Pictures
CRÍTICA

"Licorice Pizza" é um retrato carinhoso da juventude sonhadora dos anos 70 | #CineBuzzIndica

Novo filme do diretor Paul Thomas Anderson chega aos cinemas nesta quinta-feira (17)

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 17/02/2022, às 12h01

Existem filmes que são uma carta de amor a outros tempos, outros são uma declaração de amor ao cinema, alguns demonstram imenso carinho por seus personagens - mesmo que eles não tenham existido de fato -, e ainda existem aqueles filmes que não se envergonham em serem nostálgicos e, assim, nos fazem desejar: que vontade de ter vivido essa época nessa cidade. “Licorice Pizza”, novo filme do diretor Paul Thomas Anderson, é tudo isso: é uma carta de amor - ao cinema, às pessoas, à cidade na qual o diretor cresceu e ainda vive - que nos transporta para uma época na qual é possível perceber como um dos diretores mais originais das últimas décadas do cinema norte-americano olha para o passado: com carinho e admiração.

É curioso notar como a Los Angeles de “Licorice Pizza”, aos olhos de PTA, nem parece a mesma Los Angeles filmada por Damien Chazelle em “La La Land”. Enquanto uma é mais colorida, planejada e musical, a Los Angeles de PTA é mais granulada, menos arquitetada e mais atmosférica em seus ambientes. É que enquanto o filme de Chazelle propunha uma maturidade nos personagens a partir do desenrolar de uma história calcada em sonhos, com um final nada feliz para os românticos, o filme de PTA parte de uma maturidade em sua condução - habitual do diretor - se valendo dos aspectos de um coming of age e nunca renegando a inocência de seus protagonistas sonhadores, vividos pelos estreantes Alana Haim, do trio indie Haim, e Cooper Hoffman, filho do saudoso Philip Seymour Hoffman.

Na história que se passa nos anos 70 - mais precisamente em 1973, graças a um letreiro anunciando a exibição de “Com 007 Viva e Deixe Morrer” -, o jovem Gary Valentine (Hoffman) é um ator mirim de prestígio conhecido por todos em San Fernando Valley e que busca um novo empreendimento que o faça deslanchar nos negócios. Quando ele conhece a jovem Alana (Haim), o charmoso Gary insiste para que a garota saia com ele. A jovem de 25 anos, tão ou mais perdida que Gary na vida, rejeita o garoto a princípio, mas aos poucos percebe que não é possível seguir em frente sem ter ele - e seus sonhos - ao seu lado.

Se a princípio o relacionamento de uma jovem de 25 anos com um garoto prestes a completar 16 anos soa problemático, PTA lida bem com esse estranhamento e dá a Gary no máximo a experiência de viver um amor platônico. Gary então aproveita a melhor fase da vida para fazer planos, e sonha tanto - em ver os seios de Alana, em ser bem sucedido em seus negócios mirabolantes - que o filme chega a transmitir uma aura de conto de fadas em certos momentos, ganhando contornos ainda mais absurdos a partir das breves, mas emblemáticas, aparições de Bradley Cooper - a qual origina uma das melhores e mais tensas sequências do filme - e o momento “Alana no País das Maravilhas”, no qual a jovem é seduzida pelo Jack Holden de Sean Penn, um figurão de Hollywood numa clara homenagem a William Holden, que ainda conta com o suporte de um Tom Waits alucinado à la Chapeleiro Maluco.

Todo fã de cinema gosta de ver filmes que transmitem a energia de uma época, seja a partir da trilha sonora - aqui embalada por canções de David Bowie, The Doors, Nina Simone, Sonny & Cher, entre outros -, da direção de arte - que ficou a cargo de Florencia Martin, coincidentemente a responsável pela direção de arte do próximo filme de Damien Chazelle, “Babylon” - ou até por referências mais diretas como personalidades e lugares, mas a experiência fica ainda mais íntima quando assistimos a um filme com personagens que o diretor parece ter retirado diretamente de sua memória mais vívida, transformando aquelas ansiedades, desejos e frustrações em um elo entre personagem e espectador.

E é nessa gana por acertar e dar certo na vida que Alana e Gary demonstram que não sabem de muita coisa. Ora, e o que os jovens sabem? Ainda que Gary insista em se arriscar em novos empreendimentos como se fosse um homem de negócios, sua pouca idade e seu olhar ingênuo para o mundo comprovam que ele ainda precisa amadurecer. Já Alana, mesmo próxima dos 30 anos, ainda sob a sombra e olhares dos pais conservadores, questiona a si mesma o porquê de andar tanto com Gary e seus amigos. Ambos perseguem não só os sonhos que a cidade e os que os rodeiam prometem, mas também correm atrás de uma maturidade que não aparecerá da noite para o dia. Não há catarse. Não há uma chuva de sapos enviada por alguma intervenção divina.

E cito o clímax de proporções bíblicas de "Magnólia" para finalizar dizendo que mesmo com uma filmografia bíblica como a de Paul Thomas Anderson - pelo menos para os cinéfilos -, com filmes sempre abertos a interpretações ("Vício Inerente"), repletos de personagens presunçosos ("O Mestre") e com um nível elevadíssimo de perfeccionismo ("Trama Fantasma"), agora, PTA nos cativa na singeleza de um diário de adolescente que é “Licorice Pizza”. Um retrato carinhoso da juventude sonhadora dos anos 70.


Sean Penn Paul Thomas Anderson licorice pizza Alana Haim Cooper Hoffman Bradley Cooper CineBuzzIndica

Leia também

"Guerra Civil", com Wagner Moura, entrega uma perturbadora beleza na morbidez e na apatia | #CineBuzzIndica


"Duna: Parte 2" encaminha adaptação para o hall de maiores franquias da atualidade | #CineBuzzIndica


"Pobres Criaturas" é o conto de libertação de Emma Stone de suas prisões sociais | #CineBuzzIndica


"Som da Liberdade" apela para a emoção em ficção disfarçada de história real | Crítica


Com história clássica, "Wish: O Poder dos Desejos" celebra os 100 anos de sonhos da Disney | #CineBuzzIndica


"What If...?" deixa de brincar com o passado e vai além em 2ª temporada | #CineBuzzIndica