Bruce Lee pode ter morrido por beber muita água, segundo estudo - Divulgação/Orange Sky Golden Harvest
EITA!

Bruce Lee pode ter morrido por beber muita água, diz estudo

Grupo de cientistas afirma que lenda do kung fu pode ter morrido por beber muita água

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 22/11/2022, às 09h29

A lenda do kung fu, Bruce Lee, que morreu há quase 50 anos, pode ter morrido por beber muita água, de acordo com um estudo de um grupo de cientistas. O astro morreu em 1973, aos 32 anos, em Hong Kong, e o rumores diziam que ele havia sido vítima de uma maldição, assassinado por bandidos chineses ou envenenado por uma amante ciumenta.

Uma autópsia na época revelou que a causa da morte de Lee foi um inchaço cerebral, que os médicos atribuíram aos efeitos de um analgésico. No entanto, de acordo com um matéria publicada pelo Mirror, cientistas chegaram a uma nova explicação para a morte do ator.

Segundo uma pesquisa feita, o astro de Hollywood pode ter morrido de hiponatremia, que causa a diluição do sódio no corpo por beber muita água. Um desequilíbrio faz com que as células do corpo inchem, incluindo as do cérebro. “Em outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee”, escreveram os médicos no Clinical Kidney Journal.

O estudo afirma que Lee tinha múltiplos fatores de risco para hiponatremia, incluindo beber muito líquido, usar maconha (que pode causar desidratação) bem como devido ao uso de medicamentos e álcool, que podem enfraquecer os rins.

Linda, a esposa de Lee, disse que ele estava em um dieta líquida e cenoura e suco de maçã antes de morrer. Matthew Polly, que escreveu a biografia Bruce Lee, "A Life", também abordou sobre uma grande ingestão de água na noite da morte do ator.

O estudo do Clinical Kidney Journal concluiu: “Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água, que é principalmente uma função tubular”.

Isso pode levar a hiponatremia, edema cerebral (inchaço do cérebro) e morte em poucas horas se a ingestão excessiva de água não for acompanhada pela excreção de água na urina, o que está de acordo com a linha do tempo da morte de Lee”.

Os pesquisadores observaram que, como o consumo de água de Lee foi mencionado antes de sua morte, mesmo sendo uma atividade comum para ele, essa ingestão pode ter sido visivelmente maior do que ele está acostumado, o que o levou à morte.

Bruce Lee nasceu em 1940, além de ator e artista marcial, ele também trabalhou como diretor de cinema, produtor cinematográfico, roteirista, instrutor de artes marciais, filósofo e autor. Lee teve dois filhos Brandon e Shannon. Brandon morreu durantes as gravações de "O Corvo" em 1993.

 


Qual foi o melhor filme de 2022 até agora? Vote no seu favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Bruce Lee

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"