CineBuzz conversou com o brasileiro Renato dos Anjos, animador de diversos sucessos da Disney, incluindo "Encanto" - Divulgação/Disney
ENTREVISTA

Como se faz um animação de sucesso, assim como "Encanto"?

CineBuzz conversou com o brasileiro Renato dos Anjos, animador de diversos sucessos da Disney

Henrique Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 25/01/2022, às 14h00

Nesta terça-feira (25), faz um mês que “Encanto” chegou ao Disney+ e nós já podemos dizer: a animação é um sucesso como não se via há anos. Desbancando grandes produções como “Raya e o Último Dragão” e “Luca”, outros destaques de 2021, a produção conquistou corações com a sua história emocionante e as divertidas músicas escritas por Lin-Manuel Miranda ("Hamilton").

"Encanto" é a 60ª animação da Disney ao longo de quase um século de existência, o que já colocava uma pressão a mais na produção. Por si só, o filme já é mágico, mas além de uma nova personagem,  a heroína Mirabel, o longa ainda celebra a cultura latino-americana, especialmente da Colômbia, e uma rica história de deixar qualquer coração mole, mole. Mas você sabe como se faz uma animação de sucesso, assim como "Encanto" e outras produções da Disney?

Nós batemos um papo com o brasileiro Renato dos Anjos, que trabalha há muitos anos nos Estúdios Disney e já participou de animações como "Frozen", "Moana: Um Mar de Aventuras" e, é claro, "Encanto", onde atuou como Diretor de Animação.  Na conversa, o animador nos levou por um passeio pelo mundo dessas produções e, a seguir, você confere os principais pontos.

 

POR ONDE COMEÇA UMA ANIMAÇÃO?

Renato é brasileiro, mas mora nos Estados Unidos há muitos anos. Em sua equipe, há pessoas de diversas nacionalidades e culturas, então fazer um filme como "Encanto", que se passa na Colômbia, exige muita pesquisa e estudo. Felizmente, para o animador não foi tão complicado assim:

"Quando eu visitei a Colômbia, eu achei que estava em casa. Eu achei que era bem similar. Mas o processo é bem guiado por pesquisa, por educação. Boa parte do começo do filme a gente usou para entender com os colaboradores, que são os experts em cultura, relacionamentos colombianos, história", contou Renato.

Mas o processo não se limitou ao início da pré-produção do filme. Segundo o animador, enquanto desenvolviam o filme, consultores em arte, música, história e cultura colombiana estavam o tempo junto com eles para que eles pudessem ser o mais fidedigno possível.

"Por exemplo, para a parte de animação, especificamente, antes de animar uma sequência do filme, a gente conversava com os nossos consultores. Muita coisa a gente precisou mudar por conta dessas conversas com eles", revelou.

 

O QUE VEM PRIMEIRO: O DESENHO OU A VOZ?

A grande maioria das animações é o resultado do desenho com a dublagem e aí fica aquela curiosidade: o que vem primeiro? Segundo Renato, não dá para começar uma animação como "Encanto" sem antes ter as vozes - e, nesse caso, as músicas também - gravadas de acordo com o roteiro. É como se, antes de se tornar um filme, o roteiro seja transformado em um podcast, por exemplo:

"Para a animação, a gente precisa ter a voz. Quando estamos animando os personagens, a gente sincroniza com a voz, então a voz precisa estar pronta antes de a gente começar a animar", entregou o animador.

 

E COMO FAZ PARA, SEI LÁ, ANIMAR UMA CASA INTEIRA?

Em "Encanto", além dos diversos e carismáticos personagens, há uma bastante peculiar e cheia de vida: a Casita, o lar da família Madrigal. Também repleta de magia, a casa tem personalidade própria e animá-la foi uma experiência inédita para Renato:

"O processo foi bem diferente para mim como animador. Normalmente, você anima um personagem e, vez ou outra, você anima um copo, por exemplo, quando o personagem está bebendo água, algo assim", declarou. "Essa foi a primeira vez na minha experiência trabalhando em estúdio que a gente teve que animar a casa inteira. Foi bem interessante, você pode ser bem criativo e achar maneiras, porque você não tem precedentes para isso."

"Deu muita liberdade para o time ser criativo. Se a casa está desaprovando alguma coisa, como você faz isso? Como você vai contar essa história? Você fica constantemente fazendo testes", continuou. "Tem um momento no filme, que a Mirabel pergunta para a casa: 'como eu salvo a mágica?' E a casa 'dá de ombros', dizendo que não sabe. Você vê a cena e pensa como fazer da maneira mais clara."

 

"Encanto" está disponível no Disney+ e, além da entrevista com Renato dos Anjos, que tal conferir um papo com o cantor Felipe Araújo, a atriz  Jeniffer Nascimento e o ator Filipe Bragança, que fizeram parte do time nacional de dubladores da animação? É só clicar aí embaixo:

 


 

Disney Disney+ entrevista Lin-Manuel Miranda Encanto

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes