Denis Villeneuve, diretor de "Duna", se pronuncia após ser esnobado pelo Oscar 2022 - Divulgação/Tim P. Whitby/Getty Images for Warner Bros. Pictures and Legendary Pictures/Warner Bros
OSCAR 2022

Denis Villeneuve, diretor de "Duna", se pronuncia após ser esnobado pelo Oscar 2022

Dentre as dez indicações, nenhuma incluiu a categoria de "Melhor Direção"

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 14/02/2022, às 11h37 - Atualizado às 12h08

A lista oficial do Oscar 2022 foi divulgada para o público na última terça-feira (8), e trouxe grandes títulos de 2021, incluindo "Duna", que somou dez indicações. Mas, dentre elas, nenhuma incluiu a categoria de "Melhor Direção", o que chocou principalmente Denis Villeneuve, diretor do longa, que se pronunciou pela primeira vez sobre o assunto após a esnobada da Academia.

"Francamente, se você tivesse me dito há alguns meses que estaríamos na corrida ao Oscar, que teríamos esse tipo de reconhecimento, eu não teria acreditado em você. É realmente comovente", começou o cineasta em sua entrevista ao MovieMaker. "Se você for indicado, é uma coisa linda. Eu não tomo as coisas como garantido, e eu fiquei profundamente satisfeito com o que temos", concluiu Denis se referindo a ausência de seu nome na lista.

Assista a entrevista completa:

 

Mas, ao contrário de Villeneuve, o ator Josh Brolin ("Vingadores: Guerra Infinita") se mostrou bastante decepcionado com o ocorrido e rapidamente se manifestou em sua conta oficial do Instagram. No vídeo em que elogiava a toda equipe de "Duna", o ator disse: "É inacreditável Denis Villeneuve não ser indicado para melhor diretor. É só uma daquelas coisas onde você pensa 'O quê?!'". Assista:

 

Em "Duna", Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um aristocrata da casa que carrega seu sobrenome, que aceita o pedido do imperador de controlar o planeta deserto Arrakis, uma potência de especiarias que causa grande conflito entre as famílias nobres. Logo, quando sua corte é atacada pelo inimigo, Paul é obrigado a fugir para o deserto com sua mãe Jessica (Rebecca Ferguson), e juntos precisam se adequar ao local e aos nômades para unirem forças.

Com o privilégio -ou não- de ter visões sobre o futuro e ouvir voze poderosas, Paul consegue se moldar ao local enfrentando as grandes dificuldades que ele apresentar e sentir o verdadeiro poder do deserto, que vai além de suas especiarias.

O elenco ainda conta com Oscar Isaac (“Operação Fronteira”), Jason Momoa (“Aquaman e o Reino Perdido“), Josh Brolin (“Deadpool 2“), Sharon Duncan-Brewster (“Sex Education“), Javier Bardem (“Mãe!”) e Zendaya ("Euphoria").

"Duna" segue em cartaz nos cinemas, e sua Parte 2 deverá chegar aos cinemas no dia 20 de outubro de 2023.

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar deste ano clicando aqui!


indicação Oscar Isaac Rebecca Ferguson Warner Bros. Pictures Duna Melhor Direção Oscar 2022 Denis Velleneuve Timothée Chalamet Zendaya

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes