Festival MixBrasil abre com prêmio a Ney Matogrosso e exibição do polêmico “Benedetta” - Divulgação/Vitrine Filmes/Imovision
MIXBRASIL

Festival MixBrasil abre com prêmio a Ney Matogrosso e exibição do polêmico “Benedetta”

29ª edição do evento começa nesta quinta (11) e vai até o dia 21 de novembro; CineBuzz esteve presente na abertura

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 11/11/2021, às 15h54

Na noite desta quarta (10), o CineBuzz esteve presente no CineSesc, tradicional cinema de rua da capital paulista, para a abertura da 29ª edição do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, evento que celebra as produções artísticas sobre o universo LGBTQIA+ com apresentações musicais, teatrais, feiras de livros e, é claro, muitos filmes.

Como é bom a gente estar de volta. Eu sei que atrás de cada máscara temos um sorriso”, disse João Federici, diretor de programação da área de cinema do Festival MixBrasil, ao abrir o evento e celebrar a volta ainda mais forte às salas de cinema após uma edição de 2020 que contou com uma programação presencial ainda tímida.

Na abertura deste ano, os presentes não chegaram a ocupar a capacidade de 50% da sala, e, além do CineBuzz, estavam jornalistas e convidados que puderam acompanhar a breve e íntima cerimônia que agraciou o cantor Ney Matogrosso, de 80 anos, com o Prêmio Ícone Mix, entregue desde 2017 a figuras artísticas que têm grande influência na comunidade LGBTQIA+.

Ao receber seu prêmio, Ney destacou a importância da cultura em tempos tão difíceis: “Que bom que estamos vivos, que bom que estamos continuando, que bom que vamos continuar, apesar de qualquer obstáculo. A cultura vai à frente, queiram ou não queiram. Ela faz parte do contexto da humanidade. E nós estamos aqui hoje para festejar isso. Não vou fazer discurso porque eu não sei fazer”, comentou entre risos e aplausos dos presentes.

Para celebrar o ícone de 2021, o Festival MixBrasil terá um tributo à carreira cinematográfica de Ney Matogrosso em sua programação do Sesc Digital com a exibição dos seguintes filmes:

E por falar em filmes, os jornalistas e convidados presentes aguardavam ansiosamente pela primeira exibição na América Latina de “Benedetta”, novo longa do polêmico diretor Paul Verhoeven, de clássicos como “Instinto Selvagem” e “Showgirls”, que foi apresentado por Jean Thomas Bernardini, da distribuidora Imovision, como um filme “polêmico, claro, mas bom”.

A sessão foi marcada por risos, espantos e, ao final, contou com aplausos entusiasmados de quem adora uma polêmica. Em breve, você poderá conferir a crítica de “Benedetta” aqui no CineBuzz.

Enquanto isso, assista à nossa entrevista com André Fischer, criador do evento cultural que acontecerá até o dia 21 de novembro com sessões presenciais e on-line, seguindo a programação disponível no site do festival.


Festival MixBrasil MixBrasil Benedetta Paul Verhoeven Ney Matogrosso

Leia também

Morre o cineasta Toni Venturi aos 68 anos


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema