"Bixa Travesty", Sócrates", "Alice Júnior", "Paraíso Perdido" e mais filmes brasileiros para entender e celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ - Divulgação
ORGULHO

Filmes brasileiros para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

As produções celebram a diversidade da comunidade e promovem a representatividade no cinema

Angelo Cordeiro | @angelocinefilo Publicado em 28/06/2023, às 16h45 - Atualizado às 17h00

Em 1969, o 28 de junho entrou para a história como a data que marcou a revolta da comunidade LGBTQIAPN+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados por homossexuais, ficando conhecida como "Revolta de Stonewall Inn". A partir dali, vários protestos a favor dos direitos dos homossexuais aconteceriam em várias cidades norte-americanas.

Marchas e protestos parecem coisa de cinema, e o cinema é uma das artes mais capazes de trazer a representatividade e a importância de um marco como este. Por isso, unimos o útil ao agradável e, neste Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o CineBuzz preparou uma lista com filmes brasileiros para celebrar a data, mostrando toda a representatividade do nosso cinema. Confira abaixo:

Deserto Particular

Daniel (Antonio Saboia) está tentando se encontrar após cometer um erro, que colocou a sua carreira e a sua honra em risco. Quando parecee ter perdido tudo, ele decide deixar Curitiba e ir atrás da Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente, sem saber que está embarcando em uma jornada de autodescobrimento.

ONDE ASSISTIR: HBO Max

Greta

Daniela (Denise Weinberg), uma artista transexual, é amiga do enfermeiro Pedro (Marco Nainini). Quando ela precisa ser internada, Pedro sequestra um paciente do hospital em que trabalha e o abriga em sua casa, deixando o leito para sua amiga. Dessa estranha relação surge um forte laço de cumplicidade e afeto.

ONDE ASSISTIR: Belas Artes à La Carte


Bixa Travesty

O documentário narra a trajetória da cantora transexual Linn da Quebrada com uma linguagem politizada e militante com um único propósito: desestabilizar a heteronormatividade.

ONDE ASSISTIR: Globoplay e Apple TV+


Sócrates

Sócrates (Christian Malheiros) é um jovem negro que tenta sobreviver sozinho após a morte da mulher que o criou. A dura realidade de São Paulo coloca seus valores e ideais à prova, enquanto enfrenta o luto, a miséria e o preconceito em relação à sua sexualidade.

ONDE ASSISTIR: Apple TV+


Flores Raras

Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida que se muda para o Rio de Janeiro em busca de motivação. Ela passa alguns dias na casa de uma colega de faculdade e lá conhece a arquiteta Lota (Glória Pires), com quem não se dá bem a princípio, mas logo elas se apaixonam.

ONDE ASSISTIR: Globoplay


Alice Júnior

Alice (Anne Celestino) é uma adolescente trans e youtuber que se depara com um dos maiores traumas dos jovens: se mudar para uma outra cidade. Na nova escola, Alice encara de frente os preconceitos de uma sociedade retrógrada enquanto luta pelos direitos de ser quem é.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Laerte-se

Durante 60 anos, Laerte se expressou e se identificou como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Neste documentário, acompanhamos a belíssima história de vida de uma das artistas mais reconhecidas do Brasil e a importância de se assumir para o mundo, ainda que se sinta vulnerável.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Paraíso Perdido

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José (Erasmo Carlos) e o centro das atenções nessa história repleta de dramas reais e números musicais envolventes. Quando o policial Odair (Lee Taylor) é contratado para fazer a segurança de Ímã (Jaloo), neto de José, o laço entre o policial e a família de artistas vai se tornando cada vez mais forte e surpreendente.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Tatuagem

Um dos filmes mais celebrados da cinematografia brasileira quando o assunto é a causa LGBT, "Tatuagem" é centrado em um ousado grupo de teatro administrado por Clécio (Irandhir Santos). Quando Fininha (Jesuíta Barbosa) o cunhado de Paulete (Rodrigo Garcia) visita o local, um relacionamento surge. No entanto, Fininha terá que lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Leonardo (Ghilherme Lobo) é um adolescente cego em busca de independência. Quando o novo aluno Gabriel (Fábio Audi) chega em seu colégio, sentimentos afetivos vão surgindo em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Madame Satã

Um dos grandes clássicos do cinema brasileiro, o filme é baseado na história real do Madame Satã (Lázaro Ramos), uma personagem lendária da boemia carioca dos anos 30. Nascido João Francisco dos Santos, ele foi um transformista malandro, negro, pobre e homossexual que virou um mártir da cultura marginal urbana do século XX.

ONDE ASSISTIR: Globoplay

 

Qual é a melhor série da história da Netflix? Vote na sua favorita!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


LGBTQIAPN+ LGBTQIA+ LGBTQ LGBT Orgulho LGBTQIAPN+ Orgulho LGBTQIA+

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"