CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

30 séries para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

As produções celebram a diversidade da comunidade e promovem a representatividade na televisão

Camila Gomes | @camilagms e Henrique Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 28/06/2023, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Euphoria", "Pose", "Angels in America", "Veneno" e mais séries para entender e celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ - Divulgação/HBO/FX
"Euphoria", "Pose", "Angels in America", "Veneno" e mais séries para entender e celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ - Divulgação/HBO/FX

O dia 28 de junho de 1969 entrou para a história como a data em que a comunidade LGBTQIAPN+ se posicionou contra a série de invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados por homossexuais na cidade para coagir os visitantes. O movimento ficou conhecido como a “Revolta de Stonewall Inn” e foi essencial na luta contra a homofobia no país.

No audiovisual, as produções voltadas para o universo LGBTQIAPN+ ganharam espaço e visibilidade ao longo dos anos, mostrando a necessidade do público de se sentir representado e contar suas próprias histórias na TV e no cinema. Celebrando o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o CineBuzz selecionou 30 séries para maratonar, refletir e aprender sobre o assunto:

Heartstopper

Baseada nos livros de Alice Oseman, a série mostra a história de Charlie Nick, dois adolescentes no ensino médio, que desenvolvem uma amizade e acabam descobrindo que estão apaixonados um pelo outro. Agora, eles precisam lidar não só com as dificuldades escolares, mas também amorosas.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Pose

Ambienta na Nova York da década de 1980, a série conta com o maior elenco formado por pessoas transgêneros na história da televisão. A trama retrata a ascensão da cultura de ballroom, onde surgiu o voguing popularizado por Madonna, e especialmente a luta da população LGBTQIA+ contra o preconceito e a ameaça da AIDS.

ONDE ASSISTIR: Star+


As Five

No spin-off de “Malhação - Viva a Diferença”, Keyla (Gabriela Medvedovski), Ellen (Heslaine Vieira), Lica (Manoela Aliperti), Tina (Ana Hikari) e Benê (Daphne Bozaski) se reencontram após seis anos sem se verem. Entrando na vida adulta, elas precisam enfrentar os conflitos da nova fase, como família, carreira, economia e vida afetiva.

ONDE ASSISTIR: Globoplay


Young Royals

Na produção sueca, o príncipe Wilhelm tenta se acostumar à vida em um prestigioso colégio interno enquanto finalmente abraça a chance de explorar a sua verdadeira personalidade e descobrir o que quer para a sua vida: o amor ou o dever?

ONDE ASSISTIR: Netflix


It's a Sin

Em "It's a Sin", disponível na HBO Max, um grupo de amigos decide morar junto em Londres. Porém, em 1981, um vírus terrível começa a se manifestar silenciosamente e, enquanto o mundo inteiro o ignora, o HIV começa a devastar a comunidade LGBTQIA+.

ONDE ASSISTIR: HBO Max


Com Amor, Victor

Após o sucesso de "Com Amor, Simon", longa adaptado do livro homônimo de Becky Albertalli, "Com Amor, Victor" apresenta a jornada de autodescoberta de um adolescente que luta para se adaptar a uma nova cidade e um novo colégio, além de enfrentar problemas em casa e com a sua sexualidade.

ONDE ASSISTIR: Star+


We Are Who We Are

Dirigida por Luca Guadagnino ("Me Chame Pelo Seu Nome"), "We Are Who We Are" é centrada em Fraser, filho de um casal lésbico, que se muda para uma base militar na Itália. Ao mesmo tempo em que começa a namorar Caitlin, ele também se apaixona por um soldado mais velho, Jason.

ONDE ASSISTIR: HBO Max


Dickinson

Estrelada por Hailee Steinfeld, a série reinventa a história da poetisa Emily Dickinson e moderniza a trama de época, que se passa no século XIX. Na história, a escritora luta contra os padrões tradicionais do patriarcado e vive um relacionamento secreto com a melhor amiga e futura cunhada.

ONDE ASSISTIR: Apple TV+


Smiley

Comédia romântica da Netflix, "Smiley" conta a história dois homens e seu grupo de amigos em Barcelona. Em uma noite bêbado, o barman Álex acaba enviando uma mensagem por engano ao arquiteto Bruno, o que acaba os aproximando.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Modern Family

A sitcom acompanha o casal Phil e Claire, que deseja viver um relacionamento aberto com seus três filhos. Enquanto isso, Jay e a esposa, Glória, criam o filho ao mesmo tempo que lidam com os problemas trazidos pela grande diferença de idade. Já Mitchell e Cameron enfrentam os desafios após a adoção de uma criança do Vietnã.

ONDE ASSISTIR: Star+


Sex Education

Otis (Asa Butterfield) é um adolescente inexperiente e que entende tudo de aconselhamento sexual, graças à sua mãe sexóloga. Quando ele se junta à rebelde Maeve (Emma Mackey), eles abrem uma clínica de terapia sexual na escola para ganhar dinheiro.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Euphoria

Inspirada na vida do criador da série, Sam Levinson, a produção retrata a vida de um grupo de adolescentes do ensino médio. Nesse momento de autodescoberta, eles precisam lidar com situações típicas da idade como abuso de drogas, sexo, gravidez, assédio, traumas, e amizade.

ONDE ASSISTIR: HBO Max


Uncoupled

Em "Uncoupled", estrelada por Neil Patrick Harris ("How I Met Your Father"), um corretor de imóveis de Nova York precisa recomeçar a sua vida amorosa depois dos 40 anos após o seu companheiro de longa data decidir terminar o relacionamento do nada.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Manhãs de Setembro

Cassandra (Liniker) é uma mulher trans que deixou sua cidade natal determinada a ser livre e conquistar sua independência. Quando consegue comprar sua quitinete, está em um relacionamento tranquilo e finalmente realiza o sonho de ser cantora cover da Vanuza, ela é surpreendida pela chegada de uma ex-namorada do passado e descobre que tem um filho de 10 anos que nunca tinha conhecido.

ONDE ASSISTIR: Prime Video


Special

Baseada no livro escrito Ryan O'Connell, “I'm Special: And Others Lies We Tell Ourselves”, a série é inspirada na vida do autor, que também estrela a produção, um homem gay, portador de paralisia cerebral e que deseja viver a vida completamente, como realizar seus sonhos, ser independente e viver uma história de amor

ONDE ASSISTIR: Netflix


One Day At a Time

Baseada na sitcom de 1975, a série de comédia acompanha uma família cubana vivendo nos Estados Unidos. A trama debate temas como bullying, racismo, feminismo e saúde mental, através das três gerações da família, composta por uma mãe recém-divorciada e a avó careta e dois adolescentes.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Angels in America

Baseada na premiada peça teatral de Tony Kushner e com Al Pacino ("O Poderoso Chefão"), Meryl Streep ("O Diabo Veste Prada"), Patrick Wilson ("Invocação do Mal") e Emma Thompson ("Harry Potter") no elenco, "Angels in America" conta a história de duas pessoas, com vidas e experiências sociais diferentes, enfrentando os desafios de viver com o HIV na década de 1980, no início da epidemia do vírus.

ONDE ASSISTIR: HBO Max


Todxs Nós

A trama conta a história de Rafa (Clara Gallo), que se define como uma pessoa não-binária e passa a morar com o primo, Vini (Kelner Macêdo), em São Paulo, após não ser aceita pela própria família. Na nova cidade, precisa lutar contra o preconceito e encontrar um jeito de viver sem esconder sua verdade.


Sense8

Oito desconhecidos de países e culturas totalmente diferentes têm a mesma visão súbita da morte violenta de uma mulher e, por meio disso, descobrem que estão interligados mentalmente e emocionalmente.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Please Like Me

A produção australiana retrata a vida de Josh (Josh Thomas), que descobre ser gay após terminar o relacionamento com Claire (Caitlin Stasey). Assim, ele precisa lidar com o medo de não ser aceito pela família por conta de sua orientação sexual, além de engatar um relacionamento com o conhecido Geoffrey (Wade Briggs).

ONDE ASSISTIR: Netflix


Feras

Produzida pela MTV Brasil, “Feras” acompanha Ciro (João Vitor Silva), um rapaz que acabou de terminar um namoro de muitos anos e precisa voltar a conhecer novas pessoas. Curtindo a vida de solteiro, ele contará com a ajuda dos amigos para navegar pelas novas formas de amor e de afeto e no mundo dos aplicativos de relacionamento.

ONDE ASSISTIR: Globoplay


Gypsy

A série acompanha a psicóloga Jean (Naomi Watts) se infiltrando na vida de seus pacientes e acaba criando uma outra personalidade com nome Diane, para se aproximar das pessoas que são citadas em seu consultório. Quando se aproxima de Sidney (Sophie Cookson), ex-namorada de um paciente, ela se vê envolvida emocionalmente e passa a viver um relacionamento secreto, mesmo sendo casada.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Crônicas de São Francisco

Originalmente, a série estreou em 1993 e foi uma das pioneiras na televisão ao mostrar o cotidiano de uma família de "excluídos". Considerada controversa, a produção foi cancelada, mas voltou em 1998 para mais uma temporada, intitulada “More Tales of the City”, e em 2001, com “Further Tales of the City”. Em 2019, a Netflix trouxe mais uma leva de episódios e incluiu todas as temporadas da série no catálogo do streaming.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Glee

O professor Will Schuester reúne um grupo de estudantes para reformar o antigo e bem sucedido Clube Glee, o coral da escola McKinley. Mesmo com os conflitos e diferenças dos alunos, ele fará o que for necessário para resgatar o sucesso do coral e provar que todos que duvidaram do potencial do grupo estavam errados, principalmente a técnica de líderes de torcida Sue Sylvester.

ONDE ASSISTIR: Disney+


Looking

Com Jonathan Groff ("Mindhunter"), Russell Tovey ("American Horror Story") e Murray Bartlett ("The White Lotus") no elenco, "Looking" mostra a vida e os romances de três amigos gays, que vivem em São Francisco, a "capital gay" dos Estados Unidos.

ONDE ASSISTIR: HBO Max


The L Word

Já finalizada, "The L Word" acompanhava a rotina de um grupo de amigas lésbicas e bissexuais vivendo em Los Angeles, na Califórnia. Em 2019, a produção ganhou uma nova versão, batizada de "The L Word: Geração Q", atualmente com três temporadas, mostrando os desafios de uma nova geração de personagens.


Will & Grace

A comédia conta a história de advogado homossexual e uma designer de interiores, que são melhores amigos e moram juntos apartamento em Nova York. Com a intimidade criada pela convivência, eles acabam sempre se envolvendo nos problemas um do outro.


Veneno

Baseada na história de Cristina Ortiz Rodríguez, mais conhecida como La Veneno, a série acompanha Valeria se preparando para a aventura de sua vida quando conhece o seu ídolo, a incomparável ícone trans, e começa a escrever suas memórias.

ONDE ASSISTIR: HBO Max


Hollywood

Criada por Ryan Murphy, a história mostra como a história da revolução causada por estúdio, que poderia ter transformado a para sempre a indústria cinematográfica caso não houvesse tanto preconceito na década de 1920.

Para isso, eles contam a história de Rock Hudson (Jake Picking), que passou a vida inteira dentro armário e morreu em decorrência da AIDS. No entanto, ele ganha a chance de viver um grande amor livremente na série.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Toda Forma de Amor

Projeto comandado por Bruno Barreto ("Flores Raras"), a trama segue um grupo de terapia liderado por Hanna, uma psicóloga lésbica, e explora as múltiplas possibilidades de afeto de personagens de sexualidade fluida e que fogem dos padrões mais tradicionais.

ONDE ASSISTIR: Globoplay

Qual é a melhor série da história da Netflix? Vote na sua favorita!

  • "Orange is the New Black"
  • "The Crown"
  • "Atypical"
  • "Heartstopper"
  • "The Umbrella Academy"
  • "Dark"
  • "Stranger Things"
  • "Black Mirror"
  • "Anne With an E"
  • "The Queen's Gambit"
  • "Sex Education"
  • "You"
  • "Bridgerton"
  • "Sandman"
  • "Sintonia"
  • "Elite"
  • "Emily em Paris"
  • "Round 6"
  • "Com Carinho, Kitty"
  • "Eu Nunca..."

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!