Não sabe quem é George Lucas, criador do universo Star Wars? Conheça o cineasta - Divulgação/Disney+/Lucasfilm
STAR WARS

Conheça George Lucas, criador do universo "Star Wars"

Diretor lançou "Guerra nas Estrelas" em 1977 e iniciou uma saga que até hoje rende frutos

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 21/06/2022, às 14h30 - Atualizado em 04/05/2023, às 11h00

Todo dia 4 de maio é sagrado para os fãs de "Star Wars", que comemoram o "Dia de Star Wars". É uma data para relembrar e, especialmente, celebrar a franquia criada por George Lucas, que teve início há quase meio século, com o lançamento de "Star Wars: Episódio IV Uma Nova Esperança", em 1977.

Na época, o filme foi lançado apenas como "Guerra nas Estrelas", já que não havia a mera consciência de que a produção se tornaria o fenômeno que é hoje. Mas quem é o grande responsável por tudo isso? Conheça a história de George Lucas a seguir:

Início da carreira e fundação da Lucasfilm

Nascido em 14 de maio de 1944, em Modesto, Califórnia (EUA), George Walton Lucas Junior é diretor, roteirista e produtor. Durante a década de 1960, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras a ter uma cadeira dedicada a essa temática.

Na instituição, Lucas conheceu Francis Ford Coppola, responsável por uma das trilogias mais famosas do cinema, "O Poderoso Chefão"; e fez uma série de pequenos filmes, incluindo a primeira versão de “THX-1138”, que mais tarde se tornou o seu primeiro longa-metragem.

Após a graduação, Lucas fundou o estúdio American Zoetrope, em parceria com Coppola, companhia que tinha por objetivo ajudar os realizadores a criarem filmes independentes, fora do circuito opressivo de Hollywood.

A Zoetrope acabou não tendo o sucesso esperado, mas rendeu o grande próximo passo na carreira do cineasta: com o dinheiro obtido com o filme “American Graffiti” (“Loucuras de Verão”, em português), lançado em 1973, Lucas conseguiu montar a sua própria companhia, a Lucasfilm, que produziria os filmes de "Star Wars".

Futuramente, as subdivisões da empresa, como a “Skywalker Sound” e a “Industrial Light and Magic”, tornariam-se das mais respeitadas nos ramos de som e efeitos especiais, respectivamente.

Com o tempo, a companhia também passou a contar com a "Lucasfilm Games", mais tarde rebatizada como "LucasArts", que se consolidou na indústria dos jogos de computador e produziu não só aventuras de "Star Wars", mas de outras produções da Lucasfilm, como "Indiana Jones".

O início da saga

Inicialmente, Lucas escreveu o roteiro de “Star Wars” como um filme de seis horas, mas decidiu dividir a produção em seis episódios e gravar apenas os três últimos, pois os julgava mais interessantes e reconhecia neles aspectos que cativariam o público da época.

Os primeiros filmes, então, foram lançados em 1977 (“Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança”), 1980 (“Star Wars: Episódio V: O Império Contra-Ataca”) e 1983 (“Star Wars: Episódio VI: O Retorno de Jedi”), tornando-se um sucesso absoluto na época.

O sucesso foi tanto que, no início da década de 1990, a trilogia foi relançada em edição especial remasterizada com sequências inéditas e, alguns anos depois, Lucas se preparou para lançar os capítulos que havia "pulado" inicialmente.

Assim, em 1999, "Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma" chegou aos cinemas, seguido por “Star Wars: Episódio II: Ataque dos Clones”, em 2002, e “Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith”, em 2005. Assim como a primeira incursão da saga pelos cinemas, a segunda também foi um sucesso absoluto.

Anos depois, quando a Lucasfilm passou a fazer parte do catálogo da Walt Disney Company, a história de "Star Wars" continuou com uma nova trilogia: “Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força” (2015), “Star Wars: Episódio VIII: Os Últimos Jedi” (2017) e "Star Wars: Episódio IX: A Ascensão Skywalker" (2019).

 


Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Star Wars George Lucas

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes